É sempre fascinante quando descobrimos alguma coisa nova acerca de um jogo antigo.
Em
Novembro de 1998 a Valve surpreendeu o mundo com Half-Life e agora,
quase 20 anos após o lançamento da versão original, volta a surpreender
com a IA avançada do jogo para época.
O canal do Youtube
"MarphitimusBlackimus" esteve a estudar o código do jogo e descobriu que
a inteligência artificial responde a certos cheiros, nomeadamente a
carne, carcaças e a lixo. O cheiro a carne e a carcaça vem de cadáveres.
Quanto ao lixo, embora esteja no código do jogo, não há resposta por parte dos NPCs.
Estranhamente, apenas os guardas reagem aos cheiros. Os cientistas
também deveriam reagir aos odores, mas ao que parece, o código não
funciona correctamente. Outra curiosidade é que os cadáveres apenas
libertam odor durante 30 segundos.
O comportamento dos Bullsquids
também é alterado pelos odores. Os Bullsquids conseguem detectar odores e
encontrar monstros que não estejam na sua linha de visão. É
impressionante verificar que um jogo tão antigo como este tenha uma IA
com estas funcionalidades.
Via: Eurogamer