Dedicada a inaugurar um novo capítulo em sua história, a Atari anunciou no último sábado (8) que vai ser a nova dona do site AtariAge. Criado de forma independente, o espaço virtual se tornou uma referência para a história da companhia e de seus consoles, registrando desde os lançamentos que eles receberam oficialmente até hacks e títulos considerados perdidos.
O site também é conhecido por manter um fórum de discussões bastante ativo e por ter uma presença bastante ativa em convenções de fãs e feiras retrô. Segundo o fundador do site, Albert Yarusso, a aquisição é consequência da maneira mais séria como a companhia está tratando sua história e suas propriedades intelectuais.
Segundo ele, a Atari está querendo aumentar sua colaboração com entusiastas de sua história e com os fãs de jogos retrô. A intenção dela é desenvolver novos produtos que sejam atrativos para quem cresceu com seus consoles, ao mesmo tempo em que apela para a nostalgia e para os gostos de quem não é tão dedicado a games antigos.
Atari está em uma nova fase
Com a aquisição da AtariAge, Yarusso vai passar a trabalhar para a companhia como um de seus historiadores oficiais. Além disso, o site deve receber mais investimentos para finalmente conseguir inaugurar os recursos de comércio digital que tenta incorporar há alguns anos. A notícia foi recebida de forma positiva pelos usuários da página, mas alguns estão receosos pelo histórico da Atari de abandonar seus projetos.
A companhia reconhece que precisa se provar para a comunidade, e pediu tempo para provar que suas intenções são positivas. Como exemplo disso, ela citou as melhorias que o site MobyGames recebeu desde que foi adquirido por ela no começo de 2022. Segundo a fabricante, a página dedicada à sua história vai continuar sendo administrada de forma autônoma, cabendo a ela fornecer os recursos necessários para tornar isso mais fácil.
Recentemente, a fabricante anunciou o lançamento do Atari 2600+, um novo hardware que roda cartuchos dos consoles 2600 e 7800 e traz recursos como conexão HDMI e um modo widescreen. Ela também adquiriu a NightDive Studios, bem como um grande catálogo de jogos clássicos que pretende disponibilizar de maneira facilitada para consoles e PCs modernos.
Via: Adrenaline