1 - Codinome “Dolphin”
O GameCube é conhecido também por seu curioso apelido. Sob o
codinome de “Dolphin” (“Golfinho”), o console despertou a atenção do
universo gamer logo na época em que foi lançado. E a explicação sugerida
para o uso do tal título é bastante simples. Acontece que o tema
“Golfinho” aparece em vários jogos desenvolvidos pela Nintendo.Em Super Mario Sunshine, vários dos desafios se passam na Isle Delfino, ilha que possui a forma de golfinho gigante. Na IP Pikmin, a nave espacial de Olimar é chamada de “Dolphin”. O código do modelo (DOL-001), ainda, faz referência ao apelido do GameCube: a sigla deriva das três letras iniciais de “Dolphin”.
2 - Controle baseado em movimento
A Nintendo, logo durante os primeiros momentos de vida do
GameCube, pensou em desenvolver um motion controller. Na época, a Factor
5, desenvolvedora da série Rogue Squadron, pensou até em implementar o
promissor joystick em um de seus jogos. Devido às limitações
tecnológicas da década de 2000, o projeto acabou sendo cancelado.
3 - Demonstração do poder gráfico
Nos idos do século 20, os debates sobre qualidade gráfica se
desdobravam sobre a compatibilidade entre softwares e hardwares. Com
isso em mente, a Nintendo, antes mesmo de lançar o GameCube
oficialmente, fez uma série de apresentações fechadas a desenvolvedores.
Efeitos de sombra, peças formadas a partir de vários polígonos e o
processo de partículas em um mesmo ambiente foram testes feitos pela
“Big N” às custas do console.Em uma das amostras, o pokémon Meowth aparece em 3D – desenhado, inclusive, a traços detalhados. Empunhando uma guitarra, o personagem protagoniza um clipe musical e deixa claro o horizonte desbravado pelo “Dolphin”. Algum tempo depois desta mostra, o jogo Pokémon Colosseum foi lançado; Meowth foi, assim, a estrela de uma prévia do game.
4 - Mario em segundo plano
Pela primeira vez, o simpático e bigodudo encanador de macacão
vermelho não foi usado como herói central das propagandas de publicidade
para o GameCube. Em vez de Mario, o irmão do popular personagem
protagonizou um dos primeiros títulos lançados para o tal console;
Luigi’s Mansion foi o jogo lançado para o “Dolphin”.
5 - Som de abertura alternativo
Existem duas formas de se consultar a tela inicial alternativa do GameCube. Se o jogador segurar o botão “Z”, uma trilha sonora que não a original do video game poderá ser ouvida. Ao emparelhar três controles junto ao console e fazer com que todos os gamers também segurem o botão “Z”, outro som de abertura alternativo irá tocar.
6 - Textura da logo e demais jogos
A textura metálica da logo do GameCube exibida durante a tela de introdução faz referência a diversos outros jogos lançados para o respectivo sistema.
7 - O que você faria por um GameCube?
A Nintendo lançou uma promoção que colocou o apego dos jogadores aos consoles à prova. Para ganhar uma unidade do video game e demais prêmios, os aficionados pela “Big N” deviam criar “campanhas publicitárias” que respondiam a pergunta “o que você faria por um GameCube?”.
Um dos participantes se vestiu de Mario e pediu sua namorada em casamento durante um evento público. Uma garota fez um bolo em tamanho real do console e o comeu por inteiro... Mas quem levou a premiação foi um rapaz que raspou a cabeça, colou uma folha em sua testa e pintou a si mesmo de azul para ficar parecido com o personagem de Pikmin.
Mais vídeos sobre curiosidades do mundo dos jogos podem ser conferidos por meio do canal Did You Know Gaming.
Via: BaixakiJogos