segunda-feira, 12 de julho de 2021

Cópia lacrada de Super Mario 64 é vendida por US$ 1,56 milhão em casa de leilões

 

Quem já tentou colecionar jogos sabe que é um hobby muito caro. Com o advento da pandemia e do isolamento social, os preços de games, e outras formas de entretenimento similares, dispararam.

Porém, um segmento bateu dois recordes seguidos: após uma cópia lacrada de The Legend of Zelda, de NES, ser vendida em um leilão, no site Heritage Auctions, por US$ 870,000, uma cópia também selada, mas de Super Mario 64, foi leiloada por $1,560,000 (1,56 milhão de dólares), algo em torno de 8,2 milhões de reais.

Esta é a primeira vez que um game é vendido por quantias milionárias. Conforme informado anteriormente, na notícia do The Legend of Zelda, faltando três dias para encerrar o anúncio, o valor já ultrapassava 100 mil dólares.

Sendo um dos personagens mais icônicos dos videogames, essa popularidade foi recebida com um entusiasmo do mesmo nível. É comum, com o passar dos anos, que jogos mais antigos acabem valorizando. Cada vez fica mais difícil de preservar produtos que não foram confeccionados com o intuito de passar décadas armazenados.

Anteriormente, antes destes dois casos aqui citados, outra versão ainda mais clássica das aventuras do emblemático encanador era detentora do recorde de jogo mais caro vendido: Super Mario Bros, de 1985, foi leiloado por 660 mil dólares em abril de 2021.

No caso do Super Mario 64, foi um dos títulos mais relevantes da sua geração, sendo um dos primeiros exemplares que dispôs de ambientes totalmente 3D. 

A história por trás dessas vendas costumam ser peculiares. Com relação ao exemplar de 1986 de Super Mario Bros, uma pessoa comprou o produto para presentear no natal daquele ano, porém... caiu no fundo de uma gaveta e ficou perdido desde então.

Quando o detentor se deu conta do tesouro que estava esquecido dentro da sua casa, anunciou no famoso site de leilões e acabou não apenas vendendo por uma quantia extremamente alta, como também entrou para a história.

Obviamente, poucos indivíduos possuem condições de investir tanto dinheiro em um único produto.

Os felizardos que dispõem dessa condição se tornam parte do seleto grupo de pessoas, no mundo inteiro, que podem desfrutar de um item tão raro e cobiçado - afinal, não é necessário "apenas" ter muito dinheiro, mas uma dose de sorte é igualmente necessária, pois alguns competidores disputaram nesses leilões.

Via: Adrenaline

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Falece Near, criador dos emuladores BSNES e Higan


Talvez nem todos conheçam o desenvolvedor Near, também conhecido como Byuu, mas ele foi um nome muito importante para a emulação de jogos antigos. Near criou o BSNES, um emulador de Super Nintendo 100% compatível com os jogos do console, e mais tarde desenvolveu o HIGAN. Ele também ajudou na tradução de Mother 3.

Nos últimos dias, Near esteve passando por muitos problemas. Ele postou diversas vezes em suas redes sociais que estava sofrendo ataques online do fórum Kiwi Farms, os quais estavam atacando não só o próprio desenvolvedor, mas aqueles próximos a ele também.

Near afirma sempre ter sofrido bullying durante toda sua vida, por ser uma pessoa não binária, mas os ataques vindo do Kiwi Farms acabaram se intensificando muito durante os últimos meses.

Agora temos a tristeza de informar que Near faleceu recentemente, conforme relatado por um dos amigos próximos dele. Tudo leva a crer que a morte do desenvolvedor tenha sido por suicídio.

Ainda ontem, Near havia postado suas últimas palavras no Twitter, descrevendo todos os problemas que passou não só nesses últimos dias, mas durante toda sua vida.

"Este sou eu. Meu nome verdadeiro é Dave. Sinto muito, eu nunca consegui sorrir. A verdade é que fui intimidado, ridicularizado e humilhado durante toda a minha vida. Das minhas primeiras memórias da escola primária até agora. Sempre me magoou tanto que não consigo descrever em palavras. Eu consegui aguentar por pouco isso com forte depressão quando era apenas o 4chan.

Mas a Kiwi Farms tornou o assédio muito pior. Passou de simplesmente me atacar por ser autista a atacar e vazar informações de meus amigos e tentar levar um deles ao suicídio, para apenas tentar conseguir uma reação minha. Perdi um dos meus melhores amigos por isso. Me sinto responsável.

Eu não aguento mais. Eu tentei de tudo. Tomei todos os medicamentos disponíveis. Tentei vários terapeutas. Tentei me fechar para o mundo. Não ajudou em nada. Todas as noites tenho ataques de pânico, medo e preocupação. Eu tentei mudar de todas as formas possíveis, como eles queriam, a fim de fazer isso parar, mas nunca parou. A cada poucos meses, era algo novo. Um novo doxxing, uma nova postagem, uma nova tangente. É demais para eu continuar suportando.

Muito obrigado a todos pelas mensagens gentis. Por favor, cuidem de si mesmo. Eu amo muito todos vocês. Obrigado por todo o seu apoio ao longo dos anos. Foi uma grande honra. Vou sentir muito a falta de vocês, mas pelo menos posso finalmente estar em paz."

Via: GameVicio