Antes de lançar o primeiro PlayStation, em 1994, a Sony e a Nintendo trabalharam juntas no desenvolvimento de um console, também batizado de Play Station (e também conhecido como SNES-CD).
No entanto, a parceria entre as duas
empresas não deu certo e cada uma seguiu o seu caminho, porém um
protótipo desse raríssimo console existe e será colocado à venda.
A expectativa é que o leilão do console
se torne um dos maiores da história. O anúncio da venda foi feito no
Twitter e será vendido pelo colecionador Terry Diebold.
A clássica série Contra receberá em breve um novo jogo, que ainda não
possui nome e nem imagens reveladas mas já se sabe que será exclusivo
para celulares e tablets.
O jogo está sendo desenvolvido pela numa parceria entre a Konami e a
Tencent, será voltado para o mercado chinês e por enquanto não existe
planos para lançá-lo no Ocidente. Ele será um jogo gratuito, mas como de
costume terá vários tipos de microtransações para tornar o jogo mais
fácil.
A série Contra começou em 1987 com um fliperama com o mesmo nome, mas
se popularizou um ano depois quando uma versão foi lançada para o
Nintendinho.
O último jogo lançado na série foi o Contra: Evolution, um remake do primeiro Contra que
saiu em 2010 para Arcade, Android, e iOS.
Desde o seu lançamento em 2013 o Ouya nunca decolou como um grande competidor no mercado de games e agora ele se prepara para dar o seu adeus definitivo.
A Razer, que adquiriu a marca em 2015 e
criou o derivado Forge TV, anunciou que a plataforma será totalmente
descontinuada em 25 de junho deste ano, incluindo o download e compra de
jogos online que ainda estão ativos.
“Sua conta será desativada em 25 de
junho de 2019. Após essa data, você não poderá mais acessar sua conta,
jogos no servidor, títulos adquiridos anteriormente ou comprar jogos
novos. Você continuará tendo acesso aos jogos que foram baixados. Os
usuários devem baixar os jogos antes de 25 de junho de 2019 para evitar
perder o acesso após o desligamento“, disse a empresa em seu site oficial.
“Você poderá jogar pela plataforma
Ouya até 25 de junho de 2019. Uma vez encerrado, o acesso à seção
Discover não estará mais disponível. Os jogos baixados que aparecem no
Google Play ainda podem funcionar se não precisarem de uma validação de
compra no lançamento. Entre em contato com o desenvolvedor do jogo para
confirmação“, diz ainda.
Mais detalhes sobre o desligamento do Ouya podem ser acessados no site da Razer.
Resident Evil 3: Nemesis completa 20 anos de seu lançamento em 2019. Esse que é um dos títulos mais amados pela legião de fãs da série Resident Evil, por conta de sua ambientação, seus puzzles e é claro pelo terrível Nemesis. E esse clássico agora ganha vida nova com uma versão HD incrível feita por apenas uma única pessoa!
Resident Evil 3 – Seamless HD Project é uma criação do modder Mathieu Philippe para a versão de Gamecube do
clássico, que melhora e muito todas as texturas do game: De todos os
modelos 3D, de todas as telas 2D de cenário e até mesmo das cutscenes em
CGi!
Confira abaixo um vídeo de 10 minutos de gameplay do
projeto, que mostra algumas comparações da versão original para o
“remaster” HD. E olha, o resultado ficou realmente incrível!
O projeto recebe o nome “Seamless” pois para melhorar os visuais do
game, o modder desenvolveu uma ferramenta que analisa as texturas 2D do
game e as regenera por completo como novas máscaras de texturas.
Evitando assim o efeito de “costura” (seam), que acontece ao se tentar
fazer upscale em texturas de baixa resolução de games antigos.
O resultado é sem dúvida incrível, pois adiciona um nível de detalhes
nunca antes visto aos cenários do game, que por serem compostos de
imagens 2D, melhorá-los é um trabalho que até então era incrivelmente
difícil!
O melhor de tudo é que esse mod é completamente gratuito! Para jogá-lo, acesse o site o projeto CLICANDO AQUI e siga as instruções de download e instalação, mas há um porém: O download do mod contém um junto uma versão customizada do emulador Dolphin de Gamecube, para rodar o mod, você precisará inserir a ISO de Resident Evil 3: Nemesis de Gamecube, e para isso você terá que achar a ISO por conta própria, para evitar problemas com a Nintendo, que está fazendo uma verdadeira caçada a qualquer site que forneça ROMs de seus games.
A Capcom já deixou no ar a possibilidade de fazer um remake de Resident Evil 3 no mesmo estilo do excelente remake de Resident Evil 2. E se você se lembrar bem, foi um remake feito por fãs que deu o pontapé inicial na Capcom para produzir o remake da aventura de Claire e Leon. Será que esse pode ser o pontapé para reviver o clássico de Jill e Nemesis? Vamos torcer!
A mecânica de defesa em Street Fighter II quase não existiu. Muitos membros da equipe de desenvolvimento consideravam que a ideia de defender era algo desbalanceado.
A discussão sobre isso veio de uma entrevista do jogador profissional Daigo Umehara com Akira Nishitani, considerado o pai de Street Fighter II. A entrevista é de 2018, porém somente agora foi traduzida pela comunidade.
Em
um dado momento do desenvolvimento, para balancear a defesa, a equipe
considerou adotar o “chip damage” em ataques normais também, além dos
especiais.
Veja a entrevista com essas curiosidades no vídeo abaixo:
Paralelo a isso, “desk”, um YouTuber conhecido por fazer diversos
vídeos de combos, mostra como a CPU é “apelona” em seu vídeo mais
recente.
Todos que jogaram Street Fighter II sabem que a
CPU é um oponente difícil. Porém, desk mostra que a CPU possui mecânicas
a mais que tornavam a batalha mais difícil e que não acontecem em
partidas entre dois humanos.
O primeiro exemplo é o “modo deus”,
como desk cita. Existem situações que a CPU simplesmente fica invencível
e o golpe que ela executa possui prioridade – algo que não aconteceria
entre dois jogadores humanos. Outros exemplos são o “stun” (ficar tonto,
que a CPU leva quase nada para sair disso) e a CPU não precisar
“carregar” os golpes (como o Sonic Boom e Flash Kick de Guile). Veja
tudo no vídeo abaixo:
A publisher japonesa SNK, conhecida mundialmente pelos jogos clássicos de luta da época dos fliperamas, anunciou o Neo Geo Arcade Stick Pro,
um dispositivo híbrido entre controle de arcade e console retrô para
rodar na televisão cerca de 20 títulos retrô produzidos pela empresa ao
longo de sua história.
O aparelho funciona em dois modos distintos: o modo Joystick
faz com que o Arcade Stick Pro funcione como um controle e pode ser
acoplado a outro produto da SNK — o Neo Geo Mini, que emula jogos da
época do arcade; ou um computador pessoal. Já o modo Console permite que
o aparelho seja acoplado a um televisor por meio de uma conexão HDMI,
reproduzindo os títulos pré-instalados nele pela TV. Neste modo, você
consegue conectar no aparelho dois controles do Neo Geo Mini ou dois
outros Arcade Stick Pro para partidas multijogador.
O design do
"brinquedo" remete aos joysticks dos antigos consoles da marca Neo Geo,
hoje, uma propriedade intelectual da SNK. Nas dimensões, ele tem 430 mm ×
215 mm × 125 mm.
A empresa ainda não informou a previsão de
lançamento do produto, a lista de jogos e nem tampouco seu preço
sugerido, mas confirmou que seus planos são de disponibilidade mundial,
ressaltando que as especificações técnicas do Neo Geo Arcade Stick Pro
podem variar de acordo com o país. Entretanto, conhecendo a SNK, podemos
especular versões da década de 1990 de jogos como Fatal Fury, The King of Fighters, Art of Fighting e Samurai Shodown.
Em 4 de setembro de 1989 o nosso querido Master System
era lançado oficialmente no Brasil! Pois é, isso significa que hoje
estamos comemorando 30 anos do seu lançamento. São três décadas que esse
8 bits vem conquistando os brasileiros, sejam eles veteranos no
universo dos games ou ainda recém-chegados.
E você sabia que apenas aqui no Brasil um videogame ainda consegue
manter todo esse sucesso e relevância no mercado e coração dos fãs por
tanto tempo? Um verdadeiro guerreiro imortal, assim como o seu irmão
Mega Drive.
Todo esse reconhecimento é resultado do esforço que a Tectoy teve no final dos anos 80 (apenasdois anos após a fundação da empresa!),
que acreditou e investiu pesadamente para o lançamento do console da
Sega em terras tupiniquins, conquistando um lugar especial entre nós – e praticamente esquecido em sua terra natal e nos Estados Unidos.
Foram anúncios em revistas (algumas especializadas que começavam a surgir no Brasil), comerciais de TV e programas especiais (lembram do Master Dicas?), informativos mensais para os sócios do Master Clube e muito mais, numa verdadeira revolução da indústria de games brasileira.
Segundo o site japonês Anime Anime!, um conjunto de quatro protótipos do jogo cancelado de Akira para Game Boy foi vendido por US$ 2.729, cerca de R$ 10 mil na cotação de hoje (10/04), no site de leilões eBay.
Os protótipos têm diferentes builds, ou seja, fases em
diferentes graus de conclusão. Muitas delas não podem ser finalizadas e
apenas mandam o jogador de volta para o menu inicial.
O título é (ou seria, pelo menos) um jogo de plataforma side-scrolling, no qual o jogador controla Kaneda e pode até pilotar sua moto vermelha.
A identidade do comprador não foi revelada, mas o vendedor era Patrick Scott Patterson, um dos colecionadores do canal Video Game Preservation, que exibiu as fases do protótipo em um vídeo de 2016.
Os motivos para o cancelamento do jogo nunca foram revelados.
Akira foi originalmente publicado entre 1982 e 1990,
mostrando uma Tóquio futurista após a 3ª Guerra Mundial, desolada por
uma força sobre-humana. Quando um jovem acaba se envolvendo com a causa
da destruição, segredos enterrados voltam à tona e a nova cidade corre
perigo. Uma adaptação em anime foi lançada em 1988.
Está sendo desenvolvido um live-action hollywoodiano de Akira, que será produzido por Leonardo DiCaprio e adaptado no contexto norte-americano.
Você jogava pela internet Copas, Damas, Reversi ou algum outro game que
vinha pré-instalado no Windows? Quem quiser matar a saudade ainda pode
aproveitá-los, mas por pouco tempo: os servidores dos jogos começarão a
ser desativados pela Microsoft em 31 de julho.
O anúncio foi feito
pela Microsoft no começo de julho e afeta todos os jogos da família
Microsoft Internet Games, lançados junto com o Windows ME, XP e 7 entre
2000 e 2009. São eles: Copas (ME e XP), Damas (ME, XP e 7), Espadas (ME,
XP e 7), Gamão (ME, XP e 7) e Reversi (ME e XP).
No caso do
Windows XP e ME, os jogos online param de se conectar já no dia 31 de
julho. Para os usuários de Windows 7, os Microsoft Internet Games terão o
funcionamento interrompido em 22 de janeiro de 2020.
"Nós
apreciamos de verdade todo o tempo e a paixão que vocês depositaram nos
Microsoft Internet Games. Essa tem sido uma ótima comunidade. No
entanto, chegou a hora de nós, juntamente com nossos parceiros de
hardware e software, investirmos nossos recursos em tecnologias mais
recentes para que possamos continuar a oferecer ótimas experiências
novas", diz a Microsoft.
A morte dos jogos online do Windows 7
coincide com a época do fim do suporte para o sistema operacional,
marcado para uma semana antes, em 14 de janeiro de 2020. No caso do
Windows ME e XP, os games já estavam fazendo hora extra - essas versões
nem recebem mais atualizações de segurança, sendo que o suporte oficial a
eles foi encerrado em 2006 e 2014, respectivamente.
Embora
tenha menos de um ano de suporte pela frente, o Windows 7 ainda é o
segundo sistema operacional para computadores mais utilizado no mundo,
segundo a NetMarketShare: em junho de 2019, ele tinha 35,38% de
participação, ligeiramente atrás do Windows 10 (45,79%) e à frente do
macOS 10.14 Mojave (5,31%).
Recentemente Mike Tyson,
o lendário ex-boxeador e campeão mundial dos pesos-pesados, participou
de um vídeo da ESPN para jogar Mario Kart 8 e falar de sua paixão por
eSports – ele é um dos investidores da Fade 2 Karma, organização de renome no cenário de Hearthstone.
No entanto, o que mais surpreendeu
durante a conversa, foi a revelação que ele não sabia que serviu de
inspiração para o personagem Balrog, no clássico Street Fighter II, lançado originalmente em 1991.
Já são quase 30 anos e apenas agora ele soube disso. Vale lembrar que o nome original do personagem no Japão é M. Bison, trocado por Balrog no ocidente justamente para evitar problemas legais com as semelhanças.
Assim M. Bison virou o chefão final, que no Japão era Vega, e o lutador espanhol virou Vega (conhecido no Japão como Balrog). Que salada heim!
“Nossa, então ele é parecido comigo? Nunca tinha ouvido falar sobre isso“, diz ao ver a imagem do personagem. Ele também disse estar muito honrado pela representação.