quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Videogames que salvam vidas


“Qualquer um que ama videogames sabe que a percepção geral desse meio não é das mais favoráveis. Ele é associado com violência – assassinatos em massa em alguns casos – imoralidade, misoginia e imaturidade. How Games Saved My Life [Como Jogos Salvaram Minha Vida] é uma tentativa de contribuir para a conversa e trazer evidência do poder positivo dos jogos – uma realidade que é raramente explorada”

Estas são as linhas iniciais da página “sobre” do blog How Games Saved My Life, de Ashly Burch, nome que provavelmente é familiar para muitos. Ashly é uma das protagonistas dos ótimos vídeos de comédia Hey Ash, Whatcha Playin’, feitos junto com seu irmão, Anthony Burch (que, por sua vez, fez excelentes vídeos da série “Rev Rants” quando escrevia para o site Destructoid).

Desenveredando do cômico e caminhando por uma via mais séria, o How Games Saved My Life de Ashly compartilha histórias e vivências pessoais de diversos indivíduos, que possuem em comum um ponto – de alguma maneira, videogames salvaram suas vidas.

Os relatos são incrivelmente variados. Um jogador desistiu da ideia de suicídio graças a Maple Story, um outro conseguiu lidar com a morte da namorada através de Final Fantasy VIII, enquanto um terceiro aprendeu a aceitar melhor a si mesmo por causa de Persona 4.

A maneira como os jogos afetaram as pessoas diferem a cada caso, sendo que muitas vezes o conteúdo do título em si não importa. Apenas o fato de haver ali um outro mundo para ser explorado, uma espécie de recanto no qual pode-se pensar com tranquilidade por alguns momentos, serve para que o problema seja compreendido, aceito ou, às vezes, superado.

Se você ama videogames e as coisas que eles nos proporcionam, dê uma olhada. É uma pena que isso provavelmente não vá alterar a ideia prevalente, comumente difundida, de que eles nos fazem mal, mas é muito bom encontrar casos e casos em que, concretamente, eles fizeram bem. E você provavelmente encontrará alguma história com a qual se identifique.

Caso você tenha ficado interessado pelos vídeos de Hey Ash Watch Playin’ mas não está com um ouvido bom para o inglês, um conhecido meu (com a devida autorização de Anthony e Ashly) tem gradualmente feito legendas para os episódios. Você pode encontrá-los aqui.

Via: Arstechnica.com