terça-feira, 10 de abril de 2012

Morre fundador da Commodore e ex-dono da Atari













O mundo da computação perdeu no último domingo, aos 83 anos, uma de suas figuras mais importantes, Jack Tramiel, fundador da Commodore International. Nascido na Polônia em 1928, o judeu foi mandado com sua família para Auschwitz, sendo transferido depois com seu pai para um campo de concentração perto de Hannover, de onde foi solto após o término da Segunda Guerra e em 1947 acabou migrando para os Estados Unidos.

Lá ele criou uma empresa dedicada ao conserto e venda de máquinas de escrever, que com o tempo passou a comercializar calculadoras e posteriormente computadores. A companhia lançou alguns modelos, mas ganhou notoriedade mesmo com o Commodore 64, que tornou-se o computador pessoal com as melhores vendas da história, com cerca de 17 milhões de unidades vendidas entre 1982 e1994.

Porém, Tramiel foi afastado da sua própria empresa e em 1984 aproveitou a dificuldade encarada pela Atari Inc. após o Crash de 1983 e adquiriu uma divisão da empresa responsável pela criação de jogos, consoles e computadores, rebatizando-a como Atari Corporation.

Tramiel foi responsável por ajudar a popularizar a ideia de que todos poderiam ter um computador em casa, um pioneiro que se não tinha a mesma popularidade de um Steve Jobs, deixa um legado tão importante quanto o do fundador da Apple e como ele dizia, fazendo computadores “para a massa e não para as classes”.

Via: Meio Bit Games