segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Museu de Arte Moderna de Nova York terá acervo permanente de games

O MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York) anunciou, nesta quinta-feira (29), que adquiriu uma seleção de 14 games que farão parte de um acervo permanente. A decisão ecoa os argumentos dos defensores da classificação dos games como obras e plataformas de arte.

Jogos como "Pac-Man" (1980), "Tetris" (1984) e "Portal" (2007) estão entre os títulos escolhidos pela curadora do MoMa, Paola Antonelli. "Games não são apenas arte, mas também design. Nosso critério de escolha passa pelo visual dos games, mas também por outros aspectos, como elegância do código do jogo", disse Antonelli, em post no blog do Museu.

O MoMa exibirá os 15 games a partir de março de 2013 na galeria Philip Johnson, onde o público poderá jogar e até receber "visitas guiadas" a mundos virtuais de jogos complexos, como é o caso de "Dwarf Fortress" e "EVE Online".

O MoMa pretende adquirir outros jogos para a coleção permanente, como "Minecraft" (2011) e "Street Fighter 2" (1991), para ampliar a coleção em cerca de 40 títulos em um "futuro próximo".




"Another World", de 1991, criado por Éric Chahi



Primeira versão do famoso game de encaixe de peças "Tetris", criado por Alexey Pajitnov em 1984

Via: Folha