quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Morre aos 85 anos o criador da Nintendo, Hiroshi Yamauchi

























Hiroshi Yamauchi, que transformou a Nintendo de uma fabricante de cartas a uma empresa de videogames, morreu nesta quinta-feira, aos 85 anos. Ele estava internado em um hospital de Kyoto com pneumonia.

Nascido em Kyoto, Yamauchi foi o terceiro presidente da Nintendo e o criador do negócio de videogames que transformou a empresa no início da década de 1980. Ele se juntou à Nintendo em 1949, quando seu principal ramo de atividade era a venda de jogos de carta chamados Hanafuda.

Após diversificar os negócios da Nintendo em áreas como motéis e serviços de taxi, Yamauchi conheceu o engenheiro Gunpei Yokoi, também já falecido, que o ajudou a montar uma divisão de jogos eletrônicos. A Nintendo então lançou a série de portáteis Game & Watch e em 1981, já com a participação do designer Shigeru Miyamoto, criava seu primeiro "hit", Donkey Kong.

Yamauchi era, até o ano passado, o 12º homem mais rico do Japão. Ele deixou a presidência da Nintendo em 2002, após lançar o Nintendo DS e declarar que, se o produto fosse mal sucedido, a Nintendo "afundaria", mas se desse certo, iria "aos céus". Ele foi sucedido pelo atual presidente, Satoru Iwata.

Via: OuterSpace