terça-feira, 22 de abril de 2014

Game Boy completa 25 anos

O Game Boy está completando 25 anos hoje, ele foi lançado no Japão em 21 de abril de 1989 e nos Estados Unidos em 31 de julho do mesmo ano.

Hoje ele pode parecer um console bem modesto, ainda mais por usar um processador de 8 bits com 4,19 MHz e tela de cristal líquido monocromático, mas na época ele foi revolucionário por ser um verdadeiro console portátil que permitia trocar de jogo (ele usava cartucho) e até mesmo jogar em 4 pessoas. Os portáteis da época eram bem simples e vinham com apenas um jogo, como era o caso do Game & Watch da Nintendo.

A tela do Game Boy era de LCD reflexivo de apenas 2,6 polegadas e resolução de 160x144. Como a tela não tinha iluminação própria ela era escura e difícil de ver, mas mesmo assim foi uma boa decisão da Nintendo usar essa tela, os seus concorrentes como o Game Gear e o Lynx que usavam telas coloridas e maiores mas gastavam muita pilha.

Em 1996 a Nintendo lançou o Game Boy Pocket, que era menor que o modelo anterior mas possuía uma tela maior e mais nítida, e utilizava duas pilhas AAA. Este foi o primeiro modelo que foi lançado com várias opções de cor.

Outro modelo foi o Game Boy Light, que é pouco conhecido pois foi lançado apenas no Japão. Ele era semelhante ao Game Boy Pocket, mas sua tela tinha backlight, o que era algo que fazia muita falta no Game Boy original.


O jogo de maior sucesso do Game Boy é o Tetris, o que não é de se estranhar afinal ele acompanhava o console, mas não dá para negar que foi uma ótima escolha da Nintendo. Afinal as partidas rápidas do Tetris eram ideias para um console portátil, e também ele era compatível com o cabo Gamelink para partidas entre dois jogadores.

O Game Boy deixou de ser fabricado em março de 2003, durante esse tempo foram vendidos 118,69 milhões de unidades, com isso ele é o terceiro video game mais vendido de todos os tempos. Ele fica atrás apenas do PlayStation 2 que vendeu mais de 155 milhões, e do Nintendo DS com 153,98 milhões.

Atualmente é possível comprar seus jogos na eShop do Nintendo 3DS, que é a maneira mais simples de conhecer os jogos do portátil.

Alguém aqui tem ou teve um Game Boy? Quais são suas recordações com este portátil?

Via: Jogorama