terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conheça algumas das curiosidades reveladas pelo GameCube



1 - Codinome “Dolphin”

O GameCube é conhecido também por seu curioso apelido. Sob o codinome de “Dolphin” (“Golfinho”), o console despertou a atenção do universo gamer logo na época em que foi lançado. E a explicação sugerida para o uso do tal título é bastante simples. Acontece que o tema “Golfinho” aparece em vários jogos desenvolvidos pela Nintendo.
Em Super Mario Sunshine, vários dos desafios se passam na Isle Delfino, ilha que possui a forma de golfinho gigante. Na IP Pikmin, a nave espacial de Olimar é chamada de “Dolphin”. O código do modelo (DOL-001), ainda, faz referência ao apelido do GameCube: a sigla deriva das três letras iniciais de “Dolphin”.



2 - Controle baseado em movimento

A Nintendo, logo durante os primeiros momentos de vida do GameCube, pensou em desenvolver um motion controller. Na época, a Factor 5, desenvolvedora da série Rogue Squadron, pensou até em implementar o promissor joystick em um de seus jogos. Devido às limitações tecnológicas da década de 2000, o projeto acabou sendo cancelado.


3 - Demonstração do poder gráfico

Nos idos do século 20, os debates sobre qualidade gráfica se desdobravam sobre a compatibilidade entre softwares e hardwares. Com isso em mente, a Nintendo, antes mesmo de lançar o GameCube oficialmente, fez uma série de apresentações fechadas a desenvolvedores. Efeitos de sombra, peças formadas a partir de vários polígonos e o processo de partículas em um mesmo ambiente foram testes feitos pela “Big N” às custas do console.
Em uma das amostras, o pokémon Meowth aparece em 3D – desenhado, inclusive, a traços detalhados. Empunhando uma guitarra, o personagem protagoniza um clipe musical e deixa claro o horizonte desbravado pelo “Dolphin”. Algum tempo depois desta mostra, o jogo Pokémon Colosseum foi lançado; Meowth foi, assim, a estrela de uma prévia do game.


4 - Mario em segundo plano

Pela primeira vez, o simpático e bigodudo encanador de macacão vermelho não foi usado como herói central das propagandas de publicidade para o GameCube. Em vez de Mario, o irmão do popular personagem protagonizou um dos primeiros títulos lançados para o tal console; Luigi’s Mansion foi o jogo lançado para o “Dolphin”.



5 - Som de abertura alternativo


Existem duas formas de se consultar a tela inicial alternativa do GameCube. Se o jogador segurar o botão “Z”, uma trilha sonora que não a original do video game poderá ser ouvida. Ao emparelhar três controles junto ao console e fazer com que todos os gamers também segurem o botão “Z”, outro som de abertura alternativo irá tocar.


6 - Textura da logo e demais jogos


A textura metálica da logo do GameCube exibida durante a tela de introdução faz referência a diversos outros jogos lançados para o respectivo sistema.


7 - O que você faria por um GameCube?


A Nintendo lançou uma promoção que colocou o apego dos jogadores aos consoles à prova. Para ganhar uma unidade do video game e demais prêmios, os aficionados pela “Big N” deviam criar “campanhas publicitárias” que respondiam a pergunta “o que você faria por um GameCube?”.


Um dos participantes se vestiu de Mario e pediu sua namorada em casamento durante um evento público. Uma garota fez um bolo em tamanho real do console e o comeu por inteiro... Mas quem levou a premiação foi um rapaz que raspou a cabeça, colou uma folha em sua testa e pintou a si mesmo de azul para ficar parecido com o personagem de Pikmin.
Mais vídeos sobre curiosidades do mundo dos jogos podem ser conferidos por meio do canal Did You Know Gaming.

Via: BaixakiJogos