terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Microsoft esteve perto de comprar a Square em 1999, relata livro














Mais uma história curiosa foi revelada recentemente dentro do mercado de videogames. Publicado no final de 2017 pelo norte-americano Rusel Demaria, o livro Game of X conta com duas edições que relembram a história da criação do Xbox e várias histórias interessantes da época. O usuário Dancrane212 no fórum ResetEra, no entanto, conta que a publicação também registrou um momento único na história dos jogos eletrônicos: a tentativa de compra da Squaresoft pela Microsoft.

O livro conta que, em 1999, as duas empresas estavam negociando a compra do estúdio por conta do grande interesse da Microsoft na franquia Final Fantasy. Mas, como conta o gerente de negócios Bob McBreen, na reunião final em que tudo seria acertado o CEO e o banqueiro da Square levantaram e pediram mais dinheiro pela negociação.

O banqueiro da Square comentou que o valor da empresa estava errado. "Eles queriam algo em torno de US$ 1,5 bilhão por metade da companhia", relembrou o vice-presidente da Microsoft na época, Rick Thompson. O valor era muito maior do que a empresa estava disponível a pagar e, por conta disso, o acordo não foi fechado.

Por conta disso, boa parte dos títulos da Squaresoft - e futuramente Square Enix - se mantiveram exclusivos aos consoles da Sony. Mas fica a grande pergunta: o que teria acontecido se a compra tivesse sido concluída?

Via: The Enemy