quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Criador do NES e SNES, Masayuki Uemura morre aos 78 anos

Em comunicado oficial, a Universidade de Ritsumeikan confirmou que Masayuki Uemura, arquiteto principal do Famicom (NES) e do Super Famicon (SNES) morreu aos 78 anos, no dia 6 de dezembro.

Uemura se tornou diretor de estudos de jogos na Universidade de Ritsumeikan após se aposentar da Nintendo em 2004.

‎Originalmente, Uemura trabalhou na Sharp, vendendo tecnologia fotocélula para várias empresas, incluindo seu futuro empregador Nintendo. Mas, tudo mudou em 1981 com uma ligação.

“O presidente Yamauchi me disse para fazer um sistema de videogame, um que pudesse utilizar cartuchos.”

Disse Uemura em entrevista publicada no ‎‎ano passado‎‎ no ‎‎Kotaku‎‎.

“Ele sempre gostou de me ligar depois de ter bebido um pouco, então não pensei muito nisso. Eu só disse, ‘Claro, chefe’, e desliguei. Foi só na manhã seguinte, quando ele veio até mim, sóbrio, e disse: ‘Aquela coisa que conversamos – você está dentro?’ que me ocorreu: O assunto era sério.”‎

Uemura, então, começou a trabalhar no que se tornaria o Famicom — posteriormente conhecido como Nintendo Entertainment System. O console se tornou um fenômeno global.

Via: O Vício