Enquanto para o público atual a Commodore é um nome estranho ou que só aparece em meio a conteúdos nostálgicos, ela já chegou a ser uma das maiores fabricantes de PCs do mundo. Inspirado por esse passado glorioso, o dono do canal Retro Recipes decidiu comprar a companhia com a intenção de fazê-la ser grande novamente.
Especializado na produção de conteúdos envolvendo máquinas antigas, Christian Simpson (também conhecido como Peri Fractic) anunciou as intenções de adquirir a marca há três semanas. Já no começo de junho, ele afirmou que foi bem-sucedido em sua jornada e está procurando por investidores-anjo para seu projeto.
Segundo Simpson, seu investimento na Commodore envolve “sete dígitos baixos” e já atraiu a atenção de muitos ex-funcionários importantes da empresa. Embora o YouTuber não revele muitos detalhes sobre o acordo, ele afirmou que muitas pessoas estão dispostas a investir dinheiro no negócio, incluindo o bilionário Elon Musk.
Nova encarnação da Commodore ainda não tem identidade própria
Musk já revelou várias vezes ter uma ligação sentimental com a companhia, que fez parte de sua infância. Ele afirma que desenvolveu interesse pela computação ao ter contato com um Commodore VIC-20 aos 10 anos de idade, no qual desenvolveu um jogo baseado na linguagem BASIC.
Apesar de Simpson claramente estar animado com a aquisição da Commodore, ainda é cedo para dizer qual vai ser a cara da nova versão da companhia. Após sua falência em 1994, a companhia foi liquidada e vendida para empresa alemã Escom — que passou pelo mesmo destino anos depois.
Com isso, os direitos sobre a marca, bem como sobre várias de suas propriedades, acabaram se espalhando entre diversas corporações e lugares. O acordo que o YouTuber acabou firmando foi com a holandesa Commodore Corporation, que possui o antigo nome e pelo menos 46 patentes relacionadas a ele.
Empresa promete anúncio em breve
Simpson explicou que ainda está no processo de desenvolvimento da nova corporação, na qual investiu o dinheiro obtido com o refinanciamento de sua casa. Até o momento, no entanto, ele só explica que pretende “honrar o passado e inovar para o futuro”, sem fornecer mais detalhes sobre seus planos.
No entanto, ele explicou que, daqui há aproximadamente duas semanas, vai revelar um novo hardware com a marca. Entre aqueles que apoiam o projeto estão nomes como Albert Charpentier (designer do C64), Bill Herd (C128), Michael Tomczyk (Vic 20) e David Plesance, ex-vice presidente da companhia.
Via: Adrenaline
quarta-feira, 2 de julho de 2025
YouTuber compra a Commodore e pode receber investimentos de Elon Musk
YouTuber compra a Commodore e pode receber investimentos de Elon Musk
2025-07-02T14:23:00-03:00
Lokomovidos