segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quando foi que se iniciou o sistema de recompensa nos jogos?

Quem não é ligado em videogames, talvez desconheça que hoje em dia apenas terminar um jogo não é suficiente. Na verdade, representa muitas vezes uma pequena etapa do tempo total de jogo. Terminar o jogo é irrisório, coisa do passado. O quente mesmo são os troféus que muitos se matam para conseguir através das redes onlines dos consoles, no caso dos troféus é na Playstation Network (rede online do Playstation 3) e Microsoft Points no caso da Xbox Live (rede online do Xbox 360). Mas quando foi exatamente que começou a surgir um sistema de recompensa nos jogos?

Nos velhos tempos do Atari 2600 e dos primeiros videogames domésticos, a competição já estava presente. As crianças e adolescentes da época costumavam fotografar a tela para provar um recorde, e a fotografia era considerada um meio oficial para os fabricantes presentearem os jogadores com a forma mais remota de reconhecimento nerd que se tem notícia: os patches. Vale lembrar que naquela época não existia Photoshop nem imagens digitais, portando não havia adulteração e as fotografias serviam como prova.



A Activision foi a empresa da era Atari que inaugurou o que considero o primeiro sistema de recompensas por conquista nos videogames. Seria um sistema de troféus rudimentar, mas muito bem elaborado. Desta forma, no idos de 80, o jogador que conquistava determinado score poderia enviar uma fotografia à Activision provando o feito, que recebia de volta via correio uma carta parabenizando pelo fato e um patch de tecido, que poderia ser costurado em uma jaqueta ou simplesmente guardado.
Abaixo, uma foto de um amigo colecionador, Rick Weis, morador do noroeste americano, usando uma jaqueta da época, cuja cor, como se diria, é de um “tom de vermelho”:


E tem mais ainda: hoje em dia, os patches da Atari são altamente colecionáveis e valiosos.
Com a evolução da indústria dos videogames e também da tecnologia, a homologação de recordes passou a se dar através de filmagens. Atualmente, o site Twin Galaxies permanece como o bastião dos recordes de videogames no mundo. Este site, voltado para jogadores hardcore de tudo quanto é sistema, desde videogames domésticos até arcade, somente homologa um recorde conferindo uma filmagem, para ter certeza de que a conquista é realmente legítima. Os recordes mais elaborados frequentemente exigem horas de análise de gravações.

Fonte