terça-feira, 23 de outubro de 2012

Contando a história (parcial) dos games no Brasil em 2 minutos

Um vídeo lançado pela Acigames (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) no YouTube quer te mostrar uma versão educativa e (bastante) resumida da história dos games no Brasil. Pelo menos até os meados dos anos 80.

O “infográfico visual”/vídeo institucional, que você vê acima, está em exibição no museu dos games de Roma (Itália), segundo a Acigames. Ele mostra o início do mercado de games no Brasil, e até que está bem feitinho. A produção é da Dreambox Studios, com conteúdo de Marcus Vinicius Garrett Chiado (autor de 1984 – A História dos videogames no Brasil).

O vídeo parte da época do Odyssey e do Atari, contextualiza algumas situações do mercado no passado, mas acaba de forma bastante brusca e com carinha de reportagem do Jornal Hoje (“Brasil grande polo consumidor e produtor”, “mercado que fascina adultos e crianças ao redor do mundo”…).

Tudo bem, faltou a TecToy com seus muito bem sucedido Master System e Mega Drive. Faltou a Playtronic, a empresa formada na parceria entre Estrela e Gradiente, que trouxe os consoles da Nintendo para cá. Faltou a nova geração, com Microsoft e Sony produzindo consoles por aqui. Mas já é um começo, eu imagino – só não vamos querer que os mais jovens acreditem que isso é tudo, certo?
E não entendi por que o contrabando foi representado por aquelas caixinhas de suprimentos com paraquedas de Worms. Assim fica parecendo tão legal



Via: Kotaku