sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Temos um novo recorde mundial para quem captura mais rápido os 151 Pokémon originais




















Quanto tempo você demoraria para capturar todos os Pokémon em Red/Blue sem trocar nenhum monstrinho com ninguém? Certamente muito. Provavelmente nem conseguiria completar a tarefa. Para Shenanagans Smash, no entanto, a tarefa é até rápida: ele acabou de quebrar o próprio recorde mundial de captura dos 151 Pokémon da primeira geração. Ele precisou de 2h20m19 para isso.

Claro, ele usou glitches do jogo para ajudar na tarefa – afinal, é impossível capturar todos os monstros em um só cartucho, é preciso trocar com alguém que tenha outra versão. Ou então usar algo chamado “Dsum manipulation”, como fez Shenanagans.

Como funciona isso? Bem, nos primeiros jogos de Pokémon, as batalhas aleatórias não eram bem assim… aleatórias. É possível manipular qual criatura vai aparecer. Para isso, os jogadores fazem uma primeira batalha aleatória, e anotam a espécie e o nível do Pokémon encontrado. A partir daí, é possível determinar quanto tempo é necessário e quantos passos precisam ser dados até a próxima batalha – ao observar uma tabela, é possível saber exatamente quando vai aparecer o Pokémon que você quer. Este artigo (em inglês) explica melhor como funciona esse esquema, que é muito usado em speedruns.

O vídeo completo da façanha de Shenanagans pode ser visto abaixo – ele usa vários outros glitches durante a campanha, mas tudo bem, nós aceitamos. Ah sim, e o recorde anterior dele era de 2h23m11s – ficou alguns minutos mais rápido.




Via: Kotaku