segunda-feira, 8 de junho de 2015

MAME vai se tornar open source

Logotipo do MAME

MAME é um dos emuladores mais impressionantes que existe, afinal o projeto começou em 1997 com Nicola Salmoria lançando um emulador capaz de rodar vários jogos que usavam hardware semelhante ao Pac-man, desde então o MAME foi atualizado constantemente e hoje consegue emular milhares de jogos de fliperamas dos mais diversos tipos. Com isso o MAME se tornou muito importante na preservação dos jogos de fliperamas, afinal mesmo que o hardware não exista mais ainda é possível jogar no emulador.

Em breve o MAME terá uma importante mudança, todo o seu código fonte passará a ser open source, com isso a ideia é atrair mais desenvolvedores e aumentar o interesse no projeto.

Desde o começo do projeto o código fonte do MAME está disponível para quem quiser baixar, mas o grande problema é que ele utilizava uma licença BSD modificada que era bem restrita. A intenção era boa, afinal a equipe queria evitar que o emulador fosse utilizado para fins comerciais e com isso acabasse atraindo problemas legais para o projeto.

Mas todo esse cuidado acabou gerando alguns problemas afinal hoje em dia mesmo as empresas que possuem o copyright do jogo não podiam distribuir as roms junto com o MAME, ou mesmo museus que cobram entrada não podiam usar o MAME nas suas exibições. Com o novo licenciamento esses problemas serão resolvidos, com certeza teremos novos criativos e interessantes usos.

Se você ainda não conhece o MAME eu recomendo que visite o site oficial e baixe a última versão, no próprio site você pode baixar alguns jogos. Vale lembrar que todas as roms disponíveis no site do MAME foram autorizadas pelos proprietários do copyright, por isso o número é pequeno mas já é uma boa maneira de começar.

O MAME foi um dos primeiros emuladores que eu conheci, a primeira versão que baixei foi a 0.27 em 1997, desde então virei um grande fã do projeto e acompanho o seu desenvolvimento. Sempre fui um grande fã de fliperamas, mesmo que hoje em dia eles estão quase em desuso não dá para negar a importância que eles tiveram no início da indústria de jogos. O que mais me fascina nos emuladores é a possibilidade de preservar aqueles jogos, permitindo que seja possível jogar mesmo para quem não têm acesso ao hardware original.

Via: Jogorama