quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Relíquia: vídeo raro da primeira visita no antigo prédio da Nintendo

Depois de mais de oito anos, finalmente o redator do site Kotaku repostou o vídeo no qual ele visita o prédio mais antigo da Nintendo em Kyoto. O tour é considerado uma experiência única, visto que era proibida a entrada de visitantes no prédio.

O redator entra no prédio e logo encontra uma simpática moça que responde algumas perguntas antes de coloca-lo para fora. Durante a visita, vemos o resquícios dos primeiros ramos da empresa que, antes de se tornar uma produtora de jogos, era fabricante de cartas hanafuda e dona de seu próprio motel.



O edifício feito de pedra foi erguido em 1933 e geralmente é retratado como o quartel general original da Nintendo. No entanto, a empresa não nasceu lá, mas sim em um escritório que ficava em um pequeno sobrado próximo ao prédio histórico. Foi lá que Fusajiro Yamauchi começou fabricando e vendendo cartas de hanafuda.
No final do século 19, Fusajiro Yamauchi de 30 anos, viu uma oportunidade quando o governo de Meiji legalizou um jogo de cartas chamado hanafuda, após sua a abertura para o ocidente. Aqueles que como Yamauchi haviam jogado ilicitamente anteriormente foram liberados abertamente para seu passatempo.


Nintendo e a Yakuza

Hanafuda é um jogo tradicional de cartas japonês que é muito jogado durante as férias de ano novo, até hoje em dia. Na década de 1880 ele era jogado por gângsters e sua popularidade se espalhou muito devido às apostas. A palavra japonesa yakuza originalmente significa indivíduos inúteis e é derivada de uma mão perdedora de hanafuda. Assim como a fama da Nintendo é inseparável do hanafuda, o hanafuda também é inseparável da história do crime organizado japonês.
O quartel general original da Nintendo estava localizado em uma parte da cidade que é o antro da Aizukotetsu-kai, um dos mais antigos e poderosos grupos Yakuza de Kyoto.


Miojo, canetas, LEGO e fotocopiadoras


Sob o comando de Hiroshi Yamauchi, a Nintendo expandiu seu público, adquirindo os direitos de produzir cartas da Disney. A companhia entretanto, continuou a fazer cartas direcioandas ao público adulto, como cartas com mulheres nuas estampadas.
Entretanto, foi também sob o comando de Yamauchi que a fabricante de cartas se aventurou vergonhosamente em outros segmentos: macarrões instantâneos, canetas esferográficas, blocos parecidos com LEGO, balanços para bebês e até mesmo fotocopiadoras. A LEGO processou sem sucesso a Nintendo por seu “N&B Blocks”, mas perdeu pois os blocos da Nintendo incluíam também formatos arrendondados
Durante o final dos anos 70 e início dos 80, a Nintendo surgiu como gigante dos videogames. A empresa baseada em Kyoto era familiar, chefiada por Hiroshi Yamauchi e que contava com talentos como Shigeru Miyamoto, que criou Mario e Zelda, assim como Gunpei Yokoi, que foi responsável pela criação do Game Boy. Graças ao sucesso da Nintendo e ao árduo trabalho do grupo, Yamauchi se tornou um dos homens mais ricos do país.

Via: Baixaki Jogos