terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Você pode rodar mais de 1.000 jogos do Windows 3.1 no seu navegador

windows-3-1-merlin
O Internet Archive acaba de reforçar seu acervo de softwares antigos. Depois de colocar na web mais de 600 jogos de fliperama e 2,5 mil jogos de MS-DOS, tudo de graça, o projeto sem fins lucrativos lançou nesta quinta-feira (11) uma coleção de mais de 1,5 mil softwares do velho Windows 3.1. Todos podem ser executados diretamente do seu navegador com apenas um clique.

Para visitar o acervo, entre no Internet Archive. Os programas estão divididos em categorias. Enquanto escrevo este parágrafo, são 1.067 games de Windows 3.1, incluindo Monopoly DeluxeWheel Of Fortune e tudo o que nossos avançadíssimos computadores com processadores de 16 bits e alguns kilobytes de RAM podiam executar.

Se você não tem ideia do que acessar, entre na área de showcase para descobrir os melhores “apps” do Windows 3.1, segundo os curadores. Tem umas coisas bem impressionantes, como um jogo de RPG com gráficos complexos (não ria, estamos falando de 1992), um jogo de xadrez multiplayer (funcionava por BBS) e até o Windows 3.11 completo, do jeito que ele fica quando é inicializado pela primeira vez (!).

windows-3-1internet-archive

Todo o conteúdo do acervo do Internet Archive é gratuito. Os softwares do Windows 3.1 rodam com a ajuda do EM-DOSBOX, uma versão do emulador DOSBOX desenvolvido em JavaScript. É pura nostalgia para quem viveu a informática nos anos 90 e uma bela fonte de informação para os curiosos de plantão.

Agora você já sabe o que fazer no final de semana.

Via: Tecnoblog