quinta-feira, 20 de outubro de 2016

20 anos atrasado, fãs finalmente conseguem traduzir game raríssimo de Zelda















Se você é fã de verdade (mas daqueles fãs hardcores mesmo) de The Legend of Zelda, talvez já tenha ouvido falar de um joguinho da série chamado The Legend of Zelda: Ancient Stone Tablets, também conhecido como “BS Zelda”, resumidamente. É bem provável, porém, que nenhum de vocês jamais tenha jogado o título. O motivo? Ele foi uma exclusividade de um serviço exclusivo do Japão há muito descontinuado.

Felizmente, parece que, depois de décadas sem esperanças de colocar as mãos nesse jogo, a história finalmente mudou. Isso porque um grupo de fãs colocou as mãos no título e localizou o título por completo, oferecendo pela primeira vez a chance do público ocidental de conhecer essa obra-prima.



Para quem nunca ouviu falar dessa história, o BS Zelda (ou “BS Zelda no Densetsu Inishie no Sekiban”, em japonês) é um game baseado no motor do aclamado Zelda: A Link to the Past, mas trazendo uma aventura totalmente nova. O game foi originalmente oferecido pela Sattelaview, um periférico de transmissão do Super Famicom que oferecia vários títulos únicos para o console – e ainda oferecia alguns extras bastante interessantes – via satélite.

De fato, foram esses extras que se tornaram um dos maiores desafios para que os fãs conseguissem oferecer toda a experiência do game original. Para começar, os ROMs do título até agora não possuíam as músicas orquestradas e dublagem com voz presentes no serviço da Satellaview, mas a atualização mais recente do projeto dos fãs finalmente conseguiu trazer isso.

Achou a história complicada? E isso é só o começo. Isso porque o método “peculiar” como o BS Zelda original era transmitido tornou extremamente difícil a tarefa de emular o jogo em si. Basta imaginar que o jogo era transmitido em horários específicos, por apenas uma hora, durante um período de quatro semanas, e que cada semana tinha partes diferentes da aventura disponíveis. E seu save era gravado com uma fica cassete, aliás.

Por mais desafiadora que pareça a tarefa, finalmente conseguiram trazer o game para fora do Japão – mesmo com 20 anos de atraso. Assim, aqueles interessados em colocar as mãos no título podem fazer o download através deste link.

Via: Tecmundo