quarta-feira, 22 de março de 2017

Jogadores acham novos truques em 'Street Fighter 2' 26 anos após seu lançamento


















"Street Fighter 2" é normalmente considerado o "pai" de todos os jogos de luta atuais, e não é à toa: mesmo 26 anos após seu lançamento, seus fãs continuam a descobrir novidades no jogo. A mais recente foi uma série de novos combos (combinações de ataques que não dá chance para que o oponente revide), demonstrados pelo jogador Desk em seu canal do Youtube.

Os combos em questão só podem ser utilizados contra o "chefão" Vega (que, na versão japonesa, recebe o nome de Balrog). Normalmente, no Street Fighter 2, você não pode continuar atacando um personagem depois de derrubá-lo com uma rasteira. No entanto, há um "glitch" no jogo que permite que o jogador continue a atacar o chefão depois da rasteira em condições muito específicas. O vídeo abaixo demonstra a proeza:



A demonstração que levou anos

Na descrição do vídeo, Desk dá o crédito a outro jogador (conhecido pela alcunha de TZW) por descobrir o "glitch" que torna os combos possíveis. Embora TZW tenha descoberto o "glicht", ele não chegou a encontrar uma aplicação para ele - algo que Desk demonstrou ter feito com o vídeo acima, mostrando os combos que criou explorando esse truque.

Esse "glitch", em si, já havia sido descoberto (embora fosse pouco conhecido) há bastante tempo. Desk explica, em sua descrição do vídeo, que TZW demonstrou-o pela primeira vez "na época em que vídeos de combos só existiam em fitas VHS".

Mesmo assim, o jogador teve uma dificuldade tremenda em gravar os combos inéditos. Isso porque, no jogo, não é possível selecionar o chefão Vega como personagem jogável: era necessário chegar até ele (efetivamente zerando o jogo) para tentar cada vez. Desk diz que precisou aprender a manipular a inteligência artificial do chefão para colocá-lo exatamente no local onde queria para, então, aplicar o combo nele. Isso, em alguns casos, levou mais de 40 tentativas.

O que acontece exatamente?


Quando o jogador ataca Vega de uma maneira que ele caia no chão batendo, antes, no canto da arena, o jogo dá uma breve pausa (de apenas alguns quadros). Como o Eurogamer explica, É justamente essa pausa que permite a aplicação de novos combos. Esses quadros a mais permitem que ele crie sequências de golpes que, até então, não eram consideradas possíveis.

Como essa breve pausa só acontece quando Vega é derrubado contra a parede, o truque só pode ser usado contra ele. Ainda assim, como pode ser visto no vídeo, todos os personagens jogáveis de "Street Fighter 2" podem usar essa característica para realizar ataques que, de outra forma, não seriam possíveis.

Via: Olhar Digital