segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Super Mario 64 é portado para PS1 em um feito impressionante de modding

 


Um modder está desenvolvendo uma versão de Super Mario 64 para PS1, em um feito surpreendente que desafia as limitações históricas entre Nintendo e PlayStation. O projeto, ainda em desenvolvimento, representa uma façanha técnica notável ao transportar o clássico de plataforma 3D do Nintendo 64 para o hardware de seu principal rival da época.

O responsável pelo projeto é o desenvolvedor conhecido como Malucard, que compartilhou seu progresso através do GitHub. A versão atual do port foi apresentada em um vídeo do canal YouTube Video Game Esoterica, onde é possível observar o funcionamento do jogo rodando em hardware do PlayStation.

Como se trata de um trabalho ainda em andamento, esta versão de Super Mario 64 para PlayStation apresenta diversas limitações técnicas em comparação ao original. Entre os problemas visíveis estão céus completamente negros, árvores flutuantes e numerosos problemas de performance e glitches visuais. Um dos bugs mais curiosos mostra Mario simplesmente morrendo ao tocar o chão depois de coletar uma estrela.

Estas limitações são compreensíveis considerando que o PlayStation 1 possui especificações técnicas inferiores ao Nintendo 64 em diversos aspectos relevantes para jogos 3D. Mesmo assim, o simples fato de conseguir executar uma versão reconhecível de Super Mario 64 no console rival é uma proeza técnica impressionante.

O projeto se tornou possível graças ao código-fonte decompilado de Super Mario 64, que circula na internet desde 2020 e já possibilitou diversas modificações notáveis, incluindo a popular versão para PC e mods que adicionam ray tracing ao jogo de quase 30 anos.

Via: Gamevicio