segunda-feira, 8 de abril de 2013

In memoriam: LucasArts

 
GENTE!

Como vocês já devem saber, a Disney fechou a LucasArts essa semana e uma boa parte da nação geek/gamer está de luto. A empresa ficou famosa por seus jogos de aventura, muitos deles baseados na série Star Wars. Vamos a um rápido resumo do processo:

Outubro/2012

- A LucasArts é adquirida pela Walt Disney Company através da compra da Lucasfilm em uma negociação de 4 bilhões de dólares. Na época, a Disney garantiu que todos os empregados da Lucasfilms permaneceriam em suas posições e que os projetos da empresa continuariam normalmente.
- A Disney anuncia a produção de Star Wars Episode VII

Março/2013


– Os jogos Star Wars: 1313 e First Assault são engavetados e a equipe muda o foco para o longa Star Wars Episode VII. (No mesmo período, a LucasArts tinha outros três jogos em desenvolvimento: um RPG, um FPS e um jogo de combate aéreo. Além disso a empresa planejava criar um serviço online que “revolucionaria a indústria”)

Abril/2013


– Nada disso aconteceu porque, no dia 3 de abril, a Disney confirmou que a LucasArts não seria mais uma desenvolvedora de jogos. O trabalho ficaria a cargo de terceirizadas ou da própria Disney Interactive Studios. Todos os projetos foram cancelados e cerca de 150 funcionários perderam o emprego.
A Disney se explicou dizendo apenas que considerou desfavorável a atual posição da empresa no mercado do jogos.

Mas que tal rebobinarmos a fita 30 anos antes do arco estrelado do castelo da Disney cruzar o céu da nossa amada LucasArts? Tudo começa em 1982, quando George Lucas resolve estender seu império cinematográfico para a indústria de videogames. Estava criada a LucasArts …e com ela:

Maniac Mansion, 1987

maniac

Jogabilidade amigável, possibilidade de finais diferentes, personagens com habilidades diferenciadas. Maniac Mansion estava no PC de muita gente na época, mas fez fama no Nintendinho. Quem jogou não esquece o humor negro do título, recheado de várias formas de matar personagens e sátiras de filmes de horror e ficção científica. Maniac Mansion: Day of the Tentacle, a sequencia de 1993 também nào desapontou com tentáculos gigantes (!) e viagens no tempo.

Indiana Jones and the Last Crusade, 1989

indiana

Jogo icônico da franquia Indiana Jones. Também famoso pelo senso de humor e pelo valor de replay. O título contava com o sistema IQ ou “Indy Quotient”. Você solucionava quebra-cabeças e ganhava pontos que poderiam ser utilizados mesmo após finalizar o jogo. Indiana Jones and the Fate of Atlantis de 1992 foi a sequência que colocou Indy em busca de Atlantis e permitiu aos jogadores decidir se superariam os desafios por usando o cérebro ou os punhos.

Loom, 1990

loom

Famoso pelos quebra-cabeças musicais o jogo inovava deixando de lado as tradicionais interações com objetos. Os jogadores utilizavam melodias simples para criar feitiços durante a aventura.

The Secret of Monkey Island, 1990

monkey

Jogo conhecido não só pelos gráficos atraentes como também pelo roteiro, diálogos inteligentes e quebra-cabeças maravilhosos. A sequência Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge de 1991 seguiu a mesma linha e agradou os fãs.

Sam and Max Hit the Road, 1993

sam

Chamado por muitos de subversivo, Sam and Max Hit the Road foi, com certeza, irreverente. Acompanhando a tendência da época, o título estava cheio de diálogos espirituosos e piadinhas rápidas que deixavam até o progresso da aventura em segundo plano.

Full Throttle, 1994

ben

Hoje jogos pós-apocalípticos são o que há de melhor no ambiente clichê, mas em 1994 era demais acompanhar as aventuras dos Polecats, gangue de motoqueiros foras-da-lei, liderados pelo herói Ben. Full Throttle pedia por uma sequencia que jamais aconteceu, mas fez história no gênero de jogos de aventura.

Grim Fandango, 1998

grim

Dito por muitos o melhor jogo já feito pela LucasArts. Baseado no folclore Asteca, Grim Fandango faz referencia a festa mexicana “día de los muertos” que é comemorada parecendo um pouco o carnaval no Brasil. O jogo não foi um sucesso comercial, mas foi indicado pela crítica e pelos fãs como um dos melhores jogos do gênero.