sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Parabéns, Guybrush! Monkey Island completa 25 anos

Não olha agora, mas há um macaco de três cabeça atrás de você. Ele está usando três chapéuzinhos de festa e cantando parabéns para uma das mais importantes franquias da história dos games: The Secret of Monkey Island, um dos jogos que alavancou a era de ouro dos adventures point and click produzidos pela Lucas Arts nos anos 90, está completando 25 anos esta semana.



A aventura de Guybrush Threepwood para passar nos testes e se tornar um pirata malvado oficial foi lançada em setembro de 1990, em sete disquetes de 3,5 polegadas cheios de aventuras bizarras, humor ácido e frangos de borracha presos em polias.

Ron Gilbert, um dos criadores do game e responsável por outros clássicos como Day of the Tentacle e Maniac Mansion, comentou sobre a data em seu blog pessoal. O designer relembra o processo de desenvolvimento e publicação de The Secret of Monkey Island, notando que, ao contrário dos tempos modernos, não era possível apertar um botão e ter seu game disponível para milhões de pessoas no começo dos anos 90.

Gilbert também afirma que não faz ideia porque o jogo fez tanto sucesso e como ele ainda é jogado até hoje. Ele termina agradecendo todos os fãs que acompanharam a série ao longo das últimas duas décadas e meia.

Os disquetes originais que continham o código-fonte de The Secret of Monkey Island (Foto: Ron Gilbert)

"Há duas coisas na minha carreira das quais eu mais me orgulho. Monkey Island é uma delas e a Humongous Entertainment é o outra. Elas tocaram e influenciaram um monte de gente. As pessoas vêm me dizer que aprenderam Inglês ou como ler jogando Monkey Island. Teve gente que fez casamentos inspirados em Monkey Island. Duas pessoas me perguntaram se era OK nomear seus filhos de Guybrush. Uma pessoa me disse que ela e seu pai brigavam e nunca se davam bem, exceto quando jogavam juntos Monkey Island. Isso me deixa extremamente orgulhoso," concluí o desenvolvedor.

Se você nunca jogou The Secret of Monkey Island, ainda tem tempo de reparar esse buraco em sua carreira de jogador: uma edição especial do game, com gráficos remasterizados e um sistema de dicas para a geração do aperte X para pular, está disponível no Steam.

Via: IGN Brasil