Um inglês macarrônico e frases famosas como "It's-a me, Mario". Mesmo
não fazendo parte dos games mais antigos da franquia, a voz do
personagem se tornou icônica a partir de "Super Mario 64", game lançado
para o Nintendo 64 em 1996.
A partir dele, ficou impossível
imaginar um game da série sem que a voz do ator norte-americano Charles
Martinet estivesse presente.
É uma honra, um prazer, fazer o que eu amo. E mais, fazer isso envolvendo personagens que adoro, como Mario e Luigi"
Em entrevista exclusiva ao
UOL Jogos, durante a BGS
2018, Martinet revelou-se um senhor de 63 anos, alto e extremamente
carismático. Entre onomatopéias e expressões típicas do personagem, fica
evidente que ele ama o que faz e Mario é uma parte muito importante da
vida deste homem.
Tudo isso começou quase por acidente. Martinet
trabalha com a Nintendo desde 1990 e a forma como conseguiu o posto de
voz de Mario é curiosa. Ele soube, por meio de um amigo, que estava
acontecendo uma audição para escolher uma pessoa que falaria com o
público em eventos interpretando um encanador.
Ele apareceu no
local perto do fim do processo seletivo, mas conseguiu participar. De
improviso, acabou criando a voz que, hoje, nós associamos diretamente ao
personagem.
Eu não fazia ideia sobre quem Mario era, eu
não conhecia a Nintendo. No fim, eu recebi o presente maravilhoso que é
interpretar esse personagem. Na época eu não acreditava que eu tinha
saído da praia para fazer a audição, mas sou muito feliz por ter ido"
Antes de "Super Mario 64", no entanto, Martinet deu voz ao personagem
em eventos e também em games educativos para PC, como "Mario Teaches
Typing" e "Mario FUNdamentals". Além disso, ele também atuou em outros
jogos, como o clássico game de boxe "Super Punch Out".
Hoje, além
de ser o responsável pela voz de Mario, Martinet também atua em ações de
relações públicas da Nintendo, uma função que ele diz amar.
"O
que eu sempre falo para todo mundo é: 'Faça o que você gosta'. Quando
você faz o que te dá prazer, o que te deixa feliz, você tem a chance de
levar felicidade às outras pessoas. Essa é uma das razões pelas quais
trabalhar para uma empresa como a Nintendo e estar em um evento como a
BGS é algo bom. Eu posso encontrar as pessoas que amam as coisas que eu
faço, é uma experiência profundamente agradável para mim".
Martinet,
claro, elogia os games da franquia. "Eu adoro os games do Mario, "Super
Mario Odyssey", "Mario 3D World"... Só não sou muito bom jogando, uma
criança de nove anos de idade certamente jogaria melhor do que eu",
brinca:
Mas não tem problema, no fim eu sempre acabo descobrindo que a princesa não está nesse castelo"
Para
ele, a franquia se torna mais importante conforme o tempo passa.
"'Mario' tem sido cada vez maior a cada ano. Não é uma surpresa para
mim, porque a forma como a Nintendo cria os jogos, fazendo com que eles
transmitam satisfação e felicidade, é garantia de que eles serão ótimos.
E você vê isso tanto nos games antigos quanto nos mais recentes. Você
sabe instantaneamente que é um jogo do Mario. A música, os gráficos,
você se sente imerso naquele universo familiar que muitas pessoas gostam
tanto".
Ao brincar com o ator, dizendo que ele seria uma ótima
inspiração para um game filosófico do personagem, ele sorri e diz que
"estava apenas sendo ele mesmo":
"No mundo de hoje é muito
importante termos compaixão, nos preocuparmos e sermos amáveis. E o
primeiro passo para isso é amar a si mesmo, parar de culpar outras
pessoas pelos seus problemas, ter o seu mundo em suas mãos e tratá-lo
com carinho."
Via: UOL Jogos