quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

PS1 ganha Memory Card customizado com WiFi e tela OLED



Já imaginou como seria ter um Memory Card de PlayStation 1 com suporte a cartão microSD funcionando perfeitamente em pleno 2021? Pois a 8BitMods anunciou o MemCard Pro exatamente para esse fim, com direito a suporte a conexão com WiFi e tela de OLED!

O produto já está em pré-venda por 69,07 dólares e será lançado em 07 de março de 2021. Com o MemCard Pro será possível armazenar arquivos de até 1TB, bastando inserir o seu microSD favorito no acessório, que é compatível com as principais marcas do mercado.

Para fins de comparação, 1GB aguenta até 8.192 memory cards (vale lembrar que o original tinha apenas 1 MB de espaço). Com o WiFi, você ainda pode usar uma interface da web para conferir quais jogos estão salvos no dispositivo, o que parece bastante conveniente.

Via: Tecmundo

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Atari anuncia lançamento de jogos inéditos em cartucho com iniciativa Atari XP

 
















Nesta terça-feira (16) a Atari anunciou um projeto no mínimo inusitado: a iniciativa Atari XP. O objetivo da empresa é disponibilizar jogos raros ou nunca lançados do antigo console em forma de cartucho, trazendo de volta à vida o espírito do clássico videogame.

O projeto parece mirar diretamente nos colecionadores de jogos, uma vez que os títulos serão produzidos seguindo rígidas especificações de qualidade e utilizando materiais premium. 

Os cartuchos serão fabricados nos Estados Unidos. Eles terão bordas chanfradas para prevenir danos nos pinos de contato, conectores reforçados banhados a ouro e consumo de energia idêntico ao dos originais da época.

Jogos perdidos no tempo

Os três primeiros jogos sob a bandeira da Atari XP serão Yars’ Return, Aquaventure e Saboteur. O primeiro game é uma continuação direta de Yars’ Revenge, jogo original mais vendido do Atari 2600, lançado em 1982.

Saboteur é um Shooter com vários estágios desenvolvido por Howard Scott Warshaw em 1983. Já Aquaventure é um jogo de exploração subaquática que foi criado em um período dominado por jogos espaciais. Ele nunca foi lançado em mídia física antes.

A Atari afirma que novos cartuchos da publisher Atari XP virão na sequência, sempre incluindo jogos raros, versões aprimoradas dos clássicos (melhorando jogabilidade e gráficos) ou até mesmo títulos que nunca viram a luz do dia. 

O CEO da empresa, Wade Rosen, afirma que essa é uma oportunidade para produzir conteúdos nostálgicos e de alto valor, voltados a uma comunidade de fãs hardcore da Atari.

Em quantidades limitadas

Os cartuchos serão comercializados em edições Standard e Limited Edition, com direito à caixinha no estilo Atari 2600. 

O diferencial da Edição Limitada é que o cartucho utiliza um material plástico especial, além de acompanhar pôster, manual impresso com materiais bônus, um pin colecionável, certificado de autenticidade e uma cópia digital do game, que pode ser jogada diretamente no Atari VCS.

Pré-venda já começou!

Ao todo, serão produzidas apenas 1.983 cópias de cada Edição Limitada, em homenagem ao ano em que os jogos seriam lançados. Cada cartucho Edição Limitada custará a módica quantia de US$ 149,99 (aproximadamente 830 reais, sem considerarmos impostos). Já o preço da Edição Standard é de US$ 49,99. 

Os games estão disponíveis em pré-venda no site da Atari XP.

Via: Adrenaline

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Designer do NES e SNES se aposenta da Nintendo após 40 anos

 



Lance Barr, o designer do NES e SNES (Nintendinho 8 bits e Super Nintendo, como conhecemos popularmente no Brasil), se aposentou depois de quase 40 anos na Nintendo.

Ele foi responsável não só pelo desenho de icônicos consoles, mas também trabalhou em periféricos, como o Nunchuck do Nintendo Wii e o NES Zapper.

O NES, abreviatura de Nintendo Entertainment System, pode parecer bem quadrado em relação aos lançamentos mais recentes, mas seu visual é um dos mais reconhecíveis instantaneamente no mundo todo.

Designer do NES e SNES modificou o desenho original das versões japonesas

Conhecido como Famicom no Japão, o console foi redesenhado por Barr para o mercado americano, com o designer apresentando o mecanismo para carregar na parte frontal pelo qual o console é lembrado.

Barr também alterou o design do Super Famicom, ou Super Nintendo Entertainment System, dando ao hardware um design mais quadrado em comparação com a versão mais arredondada do Japão e da Europa.

O artista anunciou sua aposentadoria em uma publicação no LinkedIn. Ele mudou sua seção de “Experiência” para incluir “Aposentado”, escrevendo:

“Depois de quase 39 anos na Nintendo, estou me aposentando e passando para ‘outros’ projetos.”

Barr trabalhou na Nintendo como Diretor de Design e Marca desde 1982, ingressando na empresa três anos antes do lançamento do Nintendo Entertainment System nos Estados Unidos.

O Nintendinho 8 bits vendeu mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo, e o SNES de 1991 teve quase o mesmo sucesso, com 49,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Via: Nerdizmo

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Artista Hiroshi “Mr Dotman” Ono da Bandai Namco faleceu aos 64 anos






















O artista da Bandai Namco, Hiroshi Ono, mais conhecido como Mr Dotman, faleceu aos 64 anos. Um comunicado na página oficial de Ono no Twitter (via VGC) afirmou que ele faleceu em 16 de outubro após uma longa doença.

Ono era um artista gráfico que ingressou na Namco em 1979 e permaneceu até 2013, muito depois de sua fusão com a Bandai. A maioria dos jogos clássicos de arcade da Namco foram influenciados por Ono de alguma forma. Ele esteve envolvido no design do gabinete para Pac-Man e criou vários outros logotipos e peças de arte de gabinete para outros jogos da Namco.

É seu trabalho como um artista de pixel que o tornou mais conhecido, no entanto, que começou quando ele fez os sprites para Galaga. Em uma entrevista de 2011, o criador de Galaga, Shigeru Yokoyama, atribuiu a Ono o trabalho de sprite do jogo, afirmando que, enquanto ele desenhava a arte do conceito inicial, foi Ono quem a refinou e fez os icônicos sprites inimigos alienígenas.

Ono, que também criou os sprites para Dig Dug, citou seu trabalho em Galaga como um de seus sprites favoritos criados na Namco, junto com os de Xevious e Mappy.

Membros da indústria de jogos japonesa começaram a prestar seus respeitos a Ono e sua influência. O diretor de jogos da Tekken, Katsuhiro Harada, que está empregado na Bandai Namco desde meados dos anos 90, agradeceu a Ono em um tweet. “Oramos por sua alma”, disse ele. “Muito obrigado, Sr. Hiroshi Ono.”

O compositor de Streets of Rage, Yuzo Koshiro, também prestou homenagem ao trabalho de Ono, dizendo que sua filha recentemente viu alguns dos trabalhos de Ono e os adorou. “Fiquei impressionado que suas artes de pixel não apenas inspiraram fortemente minha geração, mas também resistiram ao teste do tempo”, disse ele.

Via: PSX Brasil

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Cartucho lacrado do Sonic de Mega Drive é leiloado por mais de US$ 430 mil

 

A nostalgia está sempre presente em leilões de videogames, gerando números recordes de vendas de cartuchos e consoles antigos, como o protótipo do Nintendo PlayStation e uma cópia lacrada de Super Mario 64. Agora, chegou a vez do ouriço azul da Sega.

De acordo com a casa de leilões Goldin Auctions, um cartucho original e lacrado de Sonic the Hedgehog para Mega Drive, lançado em 1991, foi leiloado pelo valor histórico de US$ 430.500 no último domingo (19).

Esse é um novo recorde para um jogo do Sonic, além de também ser um recorde para um título de Mega Drive.

Sonic the Hedgehog foi originalmente lançado para Mega Drive em 1991.

Via: Jovem Nerd


sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Faleceu Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum




Sir Clive Sinclair, conhecido como o inventor do ZX Spectrum, faleceu ontem aos 81 anos de idade.

Apesar do seu sucesso na criação de pequenas calculadoras no início da década de 70, foi o ZX80 em 1980 que se tornou na sua mais popular criação pois tratava-se de um computador vendido a preço altamente acessível e capaz de ser levado para casa.

Em 1982 chegou o ZX81 e depois veio o ZX Spectrum, provavelmente o seu produto que maior impacto alcançou, um novo computador capaz de gerar cores e cuja popularidade serviu como alavanca para toda a indústria de videojogos no Reino Unido, o que daria origem a jogos como Manic Miner, Chuckie Egg Jet Pac, Lords of Midnight, Knight Lore e Horace Goes Skiing.

Sinclari foi homenageado pela realeza britânica em 1983 e ao longo dos anos seguintes criou outros produtos memoráveis, como a Sinclair TV80 pocket TV.

A sua filha Belinda comentou com o the Guardian, após a morte do seu pai, que "foram as ideias, o desafio, que ele achava empolgante. Ele tinha uma ideia e dizia, 'Não faz sentido perguntar se alguém a quer porque não a conseguem imaginar."

Via: Eurogamer

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Jogo cancelado GoldenEye 007 remaster para o Xbox chega à internet


GoldenEye 007 era um projeto de 2008, e estava previsto ser lançado digitalmente nO Xbox 360, mas foi imediatamente cancelado devido a problemas com os direitos autorais.

Este chega agora ao PC e está sendo compartilhado online. O jogo está jogável e praticamente terminado, podemos jogar quase toda a campanha mas o modo multiplayer não está no ROM que está sendo compartilhado.

No vídeo acima podem ver mais de duas horas desta versão remaster, que permite aos jogadores optar pela versão melhorada em HD ou com os visuais originais do Nintendo 64.

Podemos ver que o nosso colega do Digital Foundry, John Linneman, já tem o jogo nas mãos, e está a programar uma livestream para hoje à tarde.

Chegará o dia em que esta remasterização será mesmo lançada oficialmente? É uma tarefa complicada, pois os direitos da mesma estão nas mãos de múltiplas empresas, desde a Microsoft, Activision e Nintendo.

Via: Eurogamer

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Amiga 500 Mini está a caminho

O Commodore Amiga 500 está prestes a fazer um regresso através de uma nova versão, a Amiga 500 Mini.

Este é um sistema semelhante ao já lançado pela Retro Games Ltd, o C64 Mini, com previsão de lançamento para o início de 2022.

O lançamento será acompanhado por 25 jogos clássicos, um controle, e um mouse igual ao original. Também poderemos ligar um teclado através das portas USB incorporadas.

Existe também a possibilidade de carregar jogos por side-load através porta USB com suporte WHDLoad, funcionalidade de gravar e efetuar resume, opções de ecrã a 50Hz e 60Hz, um filtro CRT, e várias opções de redimensionamento.

Em baixo a lista de jogos já confirmados que estarão disponíveis no lançamento:

Alien Breed 3D
Another World
ATR: All Terrain Racing
Battle Chess
Cadaver
Kick Off 2
Pinball Dreams
Simon The Sorcerer
Speedball 2: Brutal Deluxe
The Chaos Engine
Worms: The Director's Cut
Zool: Ninja Of The Nth Dimension

A Retro Games Ltd está a trabalhar com a Koch Media para distribuir a Amiga 500 Mini, a mesma que tratou da distribuição da C64 Mini. O preço será de €129.99 e chega no início de 2022.

Via: Eurogamer

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Cópia de Super Mario Bros. é vendida por 2 milhões de dólares e bate recorde

 























Uma cópia de Super Mario Bros., lançado originalmente em 1985 para NES, foi vendida lacrada por 2 milhões de dólares, tornando-se o jogo mais caro de todos os tempos. O recorde anterior era de uma cópia de Super Mario 64, jogo vendido por 1.56 milhão de dólares.

O mais impressionante é que a cópia tem uma nota de 9.8 de conservação, algo que não dá para esperar de um jogo tão antigo.

Via: O Vício

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Disquete da Nintendo com segredos de Earthbound é resgatado após 26 anos

 


















A Video Game History Foundation (VGHF) restaurou um disquete de 26 anos que guardava arquivos originais do jogo Earthbound, da Nintendo. No dispositivo, havia códigos de programação do game que nunca foram usados, cenas cortadas e até comentários do desenvolvedor Shigesato Itoi. Nesta sexta-feira (4), a fundação deu detalhes sobre o processo de recuperação dos arquivos e revelou curiosidades sobre o game que estavam perdidas.

A VGHF quase não conseguiu restaurar o disquete

O disquete, encontrado em 2018, pertencia ao tradutor original de Earthbound, Marcus Lindblom. Na época, Lindblom tentou recuperar os arquivos por meio de um computador antigo, mas descobriu que ele mesmo havia deletado todo o conteúdo para salvar outro trabalho, há muitos anos.

Na esperança de encontrar alguma informação perdida, Lindblom enviou o disquete para a Video Game History Foundation. A fundação trabalha para restaurar, preservar e ensinar a história dos jogos digitais. No caso do disquete de Earthbound, a organização usou softwares de análises forenses para encontrar os dados perdidos no disco antigo.

Um dos membros da organização, Frank Cifaldi disse só ter conseguido encontrar os dados perdidos porque, após apagar todo o conteúdo de Earthbound do disquete, Lindblom havia gravado apenas um arquivo de texto simples.

Depois de recuperar o dispositivo, Cifaldi descobriu diversos arquivos de script na linguagem de programação original usada no criação de Earthbound. Esses scripts, porém, tinham alguns segredos que nunca chegaram à versão final do game, como nomes de personagens desconhecidos, diálogos e cenas cortadas e até mesmo notas do desenvolvedor.

O disquete de Earthbound tinha cenas cortadas do jogo final

Para entender melhor a importância da descoberta, a VGHF fez uma parceria com Clyde “Tomato” Mandelin, considerado um especialista da franquia Earthbound — lançada com o nome de Mother, no Japão. Mandelin também é conhecido por co-traduzir o game Mother 3 e oferecer o patch gratuitamente aos jogadores.

Para Mandelin, as informações guardadas no disquete são, na maior parte, confusas, até mesmo para os fãs mais dedicados da série. Além disso, não há grandes segredos ou revelações chocantes nos arquivos perdidos de Earthbound, mas, sim, algumas curiosidades.

Por exemplo, uma das falas cortadas mencionava um inimigo que se descrevia como “O Homem Mais Fraco de Toda Twoson” e, logo depois, cantava a própria vitória, dizendo algo como “você é só uma criança, então deve ser fácil”. No final, o jogador venceria a batalha de qualquer forma.

Outra cena encontrada no disquete chegou a ser colocada no jogo, mas com uma diferença. Na versão final, o jogador começava a ver alucinações após comer um “Bolo Mágico”. Já no roteiro original, o protagonista teria essas mesmas visões quando recebesse uma massagem com óleo na praia.

“Na Praia Carillion há uma moça chamada Jill que faz massagens bem interessantes. Aparentemente, eles até fazem você ter bons sonhos. Sonhos REALMENTE bons, sabe? Não parece ótimo?”, falava um dos personagens não jogáveis no roteiro original. Vale lembrar que os protagonistas do jogo são crianças, então dá para imaginar por que a cena foi cortada.

Earthbound teria comentários do desenvolvedor

Outra curiosidade encontrada nos scripts originais de Earthbound foram os comentários do desenvolvedor do jogo, Shigesato Itoi. Nas mensagens, Itoi explicava alguns dos diálogos que eram apresentados aos jogadores. A ideia era quebrar a quarta parede e conversar com a pessoa sentada do outro lado da tela.

Além disso, Itoi fazia muitas referências ao jogo Mother, lançado somente no Japão. O problema é que Earthbound é a versão ocidental de Mother 2. Provavelmente, a decisão de remover essa parte do game foi para não confundir as pessoas que nunca jogaram o primeiro título.

Via: Tecnoblog