quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Depois de 22 anos no mercado, GamePro deixará de existir


Lá pela metade da década de 90, uma das coisas que mais me fazia guardar dinheiro, inclusive me fazendo deixar de alugar jogos, era para comprar a próxima edição da GamePro, uma das principais revistas do mundo e que por ser importada me custava alguns dias sem lanche na escola.

Embora na época houvesse algumas publicações brasileiras de muita qualidade, ler sobre alguns jogos antes mesmo deles serem citados em periódicos nacionais e folhear aquela revista imensa com uma diagramação acima da média e matérias bastante detalhadas era o ápice para um moleque que nem imaginava que um dia haveria a facilidade internet.

Posso dizer seguramente que a GamePro (ao lado da EGM, em menor escala) foi a principal responsável por me fazer querer prestar atenção nas até então chatas aulas de inglês, me fazendo gostar do idioma só para entender melhor o que aqueles gringos estavam falando, mas para a minha total tristeza, a revista que teve sua primeira edição publicada em maio de 1989, terá a de novembro deste ano como a última.

Há tempos a situação por lá estava bem ruim, com a revista deixando de ser publicada mensalmente para adotar lançamentos trimestrais, mas isso não foi o suficiente e além do término da publicação, um representante do IDG, grupo que controla a marca, afirmou que o site também encerrará suas atividades, sendo absorvido pelo PCWorld.

Acho que eu nunca conseguiria expressar o quão chateado fiquei ao saber disso, pois posso dizer que a leitura dessa revista está muito ligada a minha adolescência por trazer boas recordações da época e para ficar ainda pior, fico sabendo também que um dos blogs que mais gostava de ler por trazer coisas diferentes da maioria, o GameSetWatch, também chegou ao fim.

Via: Meio Bit Games

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A situação anda feio para o lado mal dos jogos

Os chefões não estão nada contentes com seus respectivos exércitos do mal.
Os soldados não estão conseguindo parar os heróis, o resultado todos já devem imaginar, uma baita de uma carcada pra cima deles, confiram (você é um grande responsável por isso ou não):

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Heróis Marvel em 8 Bit

Imagem fantástica dos personagens da Marvel em versão 8 vbits.



(Clique na imagem para abrí-la em alta definição)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vilão de "Double Dragon", Abobo vai ganhar jogo próprio feito por fãs

Após levar uma surra dos irmãos Billy e Jimmy Lee no clássico fliperama de luta "Double Dragon" o grandalhão Abobo será homenageado com um jogo próprio, que está em desenvolvimento por um grupo de fãs.

Intitulado "Abobo's Big Adventure", o jogo rodará em navegadores com suporte a flash e promete prestar uma homenagem não apenas ao chefão de "Double Dragon", mas também a vários outros jogos lançados para o Nintendo de 8 bits nos anos 80.
Na trama, Abobo deve esmagar tudo e todos que cruzarem o seu caminho para descobrir o paradeiro de seu filho Aboboy.

A mecânica promete ser bem variada, já que as fases mesclam diferentes estilos de jogos do NES, como a pancadaria de "Double Dragon", o tiroteio em progressão lateral de "Contra" até a fase de mergulho de "Super Mario Bros".

O projeto pode ser acompanhado no site do jogo, onde é possível até se cadastrar para participar da temporada de testes beta do game. E não deixe de assistir ao trailer acima.



Via: UOL Jogos

Você conhece o Mario?

Recentemente, um leitor me disse que não entendia o que havia de maravilhoso no Mario. O que torna todos esses jogos do encanador tão especiais? Eu vou tentar explicar:

- É correr, pular, cair em um poço sem fundo. Recomeçar. Correr de novo. Pensar que você vai ter que pular diferente dessa vez. É se deixar levar pela música e pela empolgação e acabar pulando do mesmo jeito que você tinha pulado na primeira vez, e cair abismo novamente. Isso é Mario.

- É ser o tipo de cara que nunca seria chamado para salvar a princesa, mas fazer isso mesmo assim. Isso é Mario.

- É um trepa-trepa em duas ou três dimensões. Sempre tem alguma coisa para agarrar, pular ou quebrar. Isso é Mario.

- É também a alegria. Alegria por estar lá, por gritar com cada pulo. Alegria por incinerar inimigos alegres. Alegria de surgir em um novo gênero de jogo e fazer com que ele fique mais saltitante e mais alegre também. E a alegria de fazer tudo isso, de preferência, sem falar mais do que quatro palavras. Isso é Mario.

- É o dinamismo da ação exagerada. Seja pulando em cima dos inimigos para esmagá-los, subindo no topo de uma árvore ou correndo sem parar, porque andar é muito chato. Isso é Mario.

- Existe um lugar especial na fase 1-2 de Super Mario Bros., para Nintendinho. Qualquer pessoa que jogou sabe o que é. Um elevador de plataformas sobe verticalmente pela tela. Você não passa por elas, como deveria. Você sobe com o elevador para o topo da tela e depois pula para o topo da fase, seu personagem correndo através do que supostamente deveria ser a parte da tela usada para mostrar a sua pontuação. E logo você encontra um trio de canos verdes que se conectam com outras fases do jogo, mais avançadas. É um segredo. É um atalho. É um desafio à maneira como a fase foi concebida para ser jogada, e é o que você está sempre procurando nesses jogos. Isso é Mario.

- É ver uma bala voando na sua direção e pensar: “eu posso saltar sobre ela e usar o impulso extra para chegar naquela nuvem”. Isso é Mario.

- É se importar com as pequenas coisas. Será que, na próxima fase, a tela vai andar sozinha, e eu vou ter que correr? Será que esse rabo de guaxinim vai me permitir voar ou apenas flutuar? É se importar com a qualidade da música que toca quando você está nadando. Isso é Mario.

- É sobre aquele 1 segundo para completar um pulo. Para cima, o pulo te leva à descoberta (quebrar de um bloco com a cabeça e encontrar uma flor que te deixa cuspir fogo!). Para baixo, ele te leva à destruição (pisar em uma tartaruga e ver sua concha sendo arremessada para longe, acertando os três inimigos que vinham em seguida). Isso é Mario.

E isto. Isto também é Mario:



Faz sentido agora?

Via: Kotaku BR

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aberturas de jogos

Para aquecer a jogatina nesse final de semana, aqui vai uma grande seleção de gifs de jogos da era dos 8/16 bits. Vocês conseguem lembrar de quantos desses jogos?

Title Graphics of 16/8 bit Games (37 gifs, 23 pics)

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