segunda-feira, 3 de julho de 2023

Kazuhiro Tsuchiya, produtor de Street Fighter 6, deixa a Capcom




Kazuhiro Tsuchiya, produtor da franquia Mega Man e mais recentemente o principal produtor de Street Fighter 6, anunciou ter deixado a Capcom. A notícia veio através do perfil oficial do produtor no Twitter, onde ele atualizou sua descrição informando que não trabalha mais na empresa.

Tsuchiya foi um nome muito importante no retorno da franquia Mega Man. Além de ter atuado como produtor de Mega Man 11, ele participou da produção das coletâneas Mega Man Legacy Collection e Mega Man Legacy Collection 2.

Por causa dos efeitos que a pandemia teve sobre o desenvolvimento dos principais títulos da Capcom, Tsuchiya acabou indo ajudar em Street Fighter 6, atuando como o principal produtor do jogo.

Confira alguns jogos que o desenvolvedor participou:

  1. Street Fighter 6 - Produtor
  2. Mega Man Legacy Collection - Equipe de Desenvolvimento
  3. Mega Man Legacy Collection 2 - Equipe de Desenvolvimento
  4. Mega Man 11 - Produtor
  5. Asura's Wrath - Produtor
  6. Haunting Ground - Diretor
  7. Mega Man 7 - Programador

Em 2018, Tsuchiya havia anunciado estar trabalhando em um novo título, o qual não chegou a ser revelado. Especula-se que seja o Mega Man Taisen presente no vazamento da Capcom, o qual seria o próximo título principal da franquia.

O produtor Kazuhiro Tsuchiya ainda não revelou qual será o seu próximo passo agora que deixou a Capcom.

Via: GameVicio

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Após mais 30 anos, Atari ganhará novo cartucho oficial





















A Atari anunciou o lançamento de Mr. Run and Jump, primeiro cartucho oficial para o Atari 2600 em mais 30 anos. O lançamento também marca uma união entre o contemporâneo e o clássico, já que o game de plataforma também ganhará versões para PC, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S/X.


O cartucho, com tiragem limitada, para o Atari 2600 é uma grande homenagem ao próprio passado da companhia, que liderou por muitos anos o mercado de games numa época em que as fitas eram o meio de armazenamento de tantos títulos que marcaram inúmeras gerações. A Atari explica que a fita é feita com novos materiais e bordas chanfradas para evitar dados aos pinos. A empresa também promete uma caixa de alta qualidade e até manual impresso. Nostalgia pura.

A versão de Mr. Run and Jump coloca o gamer na pele de Mr. Jump, que avança pelas fases em parceria com seu cão. A versão do game para o Atari 2600 conta com 80 telas espalhadas por seis mundos diferentes. O jogo começa com 25.000 pontos.

Globalmente reverenciado, o Atari 2600 também deixou um enorme legado no Brasil, e fez parte de um dos capítulos mais curiosos do mercado de games brasileiros. A restrição da chegada de produtos importados ao país, tendo como alternativa os diversos clones que empresas nacionais lançaram com base em produtos como o console da Atari. O Atari 2600 foi lançado oficialmente no Brasil em 1983, mas antes disso cópias tupiniquins do videogame já estavam aos montes pelo mercado. 

Preço e disponibilidade

A pré-venda do cartucho começará no dia 31 de julho. O preço sugerido é de US$ 60 (R$ 290, em conversão direta). A data de lançamento do game para as demais plataformas não foi divulgada.

Via: Hardware

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Criador de Sonic, Yuji Naka é condenado a dois anos e meio de prisão

Conhecido por criar jogos como Sonic the Hedgehog e Balan Wonderworld, Yuji Naka foi condenado a dois anos e meio de prisão no Japão. O desenvolvedor foi condenado por usar informações privilegiadas que obteve durante seu tempo trabalhando na Square Enix para lucrar com a venda de ações.

Após admitir a culpa pelos atos, o desenvolvedor também vai ter que pagar duas multas nos valores de ¥2.5 milhões e ¥170 milhões — somadas, elas correspondem a pouco mais de R$ 6 milhões. Conforme informa a Eurogamer, o resultado do julgamento ainda é preliminar, sendo que a decisão final deve sair somente no dia 7 de julho.

A primeira prisão de Naka aconteceu em novembro de 2022, quando ele foi acusado de se aproveitar com a valorização das ações do estúdio Aiming. Sabendo que a empresa ia anunciar o desenvolvimento de Dragon Quest Tact, ele aproveitou para adquirir uma participação nela antes de isso acontecer, lucrando com sua subsequente valorização.

Promotores afirmam que Yuji Naka não mostrou arrependimento

A segunda prisão de Yuji Naka aconteceu em dezembro do ano passado, por motivos semelhantes. Investigações mostraram que ele também investiu dinheiro no ATeam ao saber que ele seria o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Final Fantasy VII: The First Soldier — lucrando quando as ações da empresa se valorizaram após o anúncio oficial do game.

Nesse segundo caso, as autoridades japonesas afirmam que o criador de Sonic colaborou com Taisuke Sazaki e com Fumiaki Suzuki para tirar proveito do uso das informações privilegiadas. Segundo os promotores responsáveis pelo caso, o desenvolvedor não mostrou ter qualquer forma de arrependimento por suas ações.

A defesa da Naka pede que a multa seja reduzida e que a sentença seja suspensa. Em março deste ano, o desenvolvedor assumiu sua culpa e afirmou que “não havia dúvidas” de que ele havia cometido uma fraude ao usar seus conhecimentos privilegiados para comprar ações de empresas variadas.

Via: Adrenaline

Atari adquire a Nightdive Studios

A Atari anunciou que firmou um acordo para adquirir o estúdio Nightdive Studios, com sede em Vancouver, Washington.

A aquisição permitirá que a Atari enriqueça sua biblioteca de propriedade intelectual própria, aproveite a tecnologia proprietária da Nightdive Studios e utilize os recursos de publicação do estúdio para apoiar a estratégia de crescimento com foco retrô da Atari.

“A Nightdive e a Atari têm uma longa história juntas e sabemos que a Atari compartilha nossa paixão por jogos retrô e nosso foco na produção de jogos novos e remasterizados de alta qualidade que façam justiça ao IP original”, disseram os diretores da Nightdive Studios, Stephen Kick e Larry Kuperman. em um comunicado de imprensa. “Enquanto procuramos expandir nossos negócios e nossas capacidades, não poderíamos pensar em um parceiro de longo prazo melhor do que a Atari”.

A Nightdive Studios é conhecida pelo remake de System Shock, Shadow Man Remastered e outros jogos, inclusive o port do Quake clássico.

Via: PSX Brasil

terça-feira, 2 de maio de 2023

Flashback 2 será lançado em novembro; trailer de gameplay

 

A Microids anunciou que Flashback 2 será lançado para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC via Steam em novembro de 2023.

Edições limitadas e de colecionador também estarão disponíveis. A edição limitada incluirá uma cópia do jogo, SteelBook exclusivo e a trilha sonora digital. A Collector’s Edition incluirá uma cópia do jogo, uma cópia digital do Flashback original, uma estatueta de 20 cm de Conrad, três litografias, um SteelBook exclusivo, um distintivo exclusivo, a trilha sonora digital e adesivos.

O retorno de uma franquia cult após 30 anos: Conrad está de volta. Flashback, o lendário jogo de Paul Cuisset, está de volta com este novo jogo de ação e aventura de ficção científica. Flashback estava à frente de seu tempo, oferecendo inovações revolucionárias e incríveis animações de personagens. Um verdadeiro pioneiro em 1992, o jogo também alcançou status lendário graças à sua história rica e envolvente. Para comemorar seu 30º aniversário, o jogo foi reformulado em 2.5D com uma versão completamente nova.

Em Flashback 2 estão ameaçando todas as civilizações em todos os lugares. Além do mais, o amigo de Conrad, Ian, que sempre tem uma resposta para qualquer pergunta que possa ter, acaba de ser sequestrado diante de seus olhos. Os Morphs estão por trás disso? Quais são seus motivos? Cabe a você descobrir.

Ajude Conrad e seus aliados a completar esta missão crítica e perigosa em cinco níveis repletos de ação e tiroteios e lute contra os Morphs que estão preparando um plano maquiavélico para dominar todo o sistema solar.

Via: PSX Brasil

terça-feira, 11 de abril de 2023

Fã japonês completa coleção com todos os 1244 jogos já lançados para Game Boy

A prática do colecionismo não é para todo mundo. Dificilmente é algo barato e que tenha fim. Pelo menos para um japonês teve fim, já que ele conseguiu ter todos os jogos de Game Boy (e Game Boy Color) em dois anos, um tempo, eu diria, impressionante. Ao todo são 1.244 títulos.

O usuário do Twitter Shouta, conseguiu a conquista graças ao apoio de pessoas na rede social. Quando ele estava procurando um jogo específico, ele postava no Twitter e outros usuários da rede o ajudavam na busca pelo título. Esse foi um dos fatores que levaram Shouta a completar a coleção em dois anos.

A jornada pela coleção completa começou em setembro de 2019 e agora, exatamente dois anos depois, Shouta tem os 1.244 jogos de Game Boy em mãos. Toda a sua coleção é composta por jogos japoneses. O número de títulos do portátil nos EUA, por exemplo, chega a 1.046. Se alguns jogos desenvolvidos no Japão ainda ficam por lá hoje em dia, imagina nos anos 90, em que isso era bem mais comum (além de problemas com traduções).

"Eu sempre gostei do Game Boy e eu tinha alguns jogos que comprei para jogar", disse o dono da coleção ao Kotaku. "Com o tempo, acabei decidindo completar todo o 'set' de jogos". Enquanto Shouta ia progredindo em sua coleção, ele ia publicando no Twitter e seus seguidores o ajudavam a procurar pelos jogos que faltavam. "Se não fosse pelo Twitter, isso levaria cinco anos", disse Shouta.

Segundo ele, todos os jogos foram testados e estão funcionando normalmente. Eles estão guardados em estantes criadas por ele mesmo. Shouta não tem certeza de quanto gastou na coleção, mas não deve ter sido pouco. Um cartucho de Game Boy chega a custar 50.000 yens (R$ 2.369), já o cartucho na caixa com o manual pode dobrar, chegando a 100.000 yes (R$ 4.739).

O jogo mais raro é o Jaguar Sewing Machine Embroidery-Only Software: Mario Family, que podia ser usado com a máquina de costura Jaguar JN-100 ao conectar no Game Boy. A máquina podia costurar 32 figuras pré configuradas do jogo. Essa foi uma das criações estranhas da Nintendo naquela época.

"Eu também tenho um desejo de colecionar (jogos de) Game Boy Advance, mas acho que vou começar fazendo as estantes, como fiz para o Game Boy", conta Shouta. O colecionador vai longe ainda, já que com 600 jogos de Nintendinho (NES), não está tão longe de completar essa coleção.

Via: Adrenaline

terça-feira, 4 de abril de 2023

Atari anuncia nova coletânea limitada com 10 jogos físicos do Atari 2600

Embora há muito tempo tenha deixado de ser a empresa que definiu o mundo dos consoles caseiros no passado, a Atari continua tendo um grande apelo nostálgico entre seus fãs. E é justamente isso que a empresa pretende explorar com seu novo box temático que comemora seus 50 anos de história ao oferecer 10 jogos físicos do Atari 2600 que ajudaram a definir a plataforma.

Segundo a empresa, os 10 games vão poder ser adquiridos de foram separada por US$ 99,99, ou investindo na coleção completa por US$ 999,99. Embora alto, esse valor deve aumentar em breve graças à quantidade bastante limitada da oferta: somente 100 cópias do box especial vão ser vendidas em todo o mundo.

Todos os games presente na coletânea vão poder ser jogados no Atari 2600 original e foram configurados para que seus cartuchos acendam um painel LED quando o console é ligado. Todos vão acompanhar uma nova arte oficial, um broche de colecionador, um patch colecionável e um suporte personalizado para cartuchos em acrílico.

Os games da nova coletânea da Atari

  • Adventure
  • Missile Command
  • Warlords
  • Super Breakout
  • Crystal Castles
  • Haunted House
  • Yars’ Revenge
  • Centipede
  • Asteroids
  • Gravitar

Pré-venda do box já foi iniciada

A Atari já iniciou as vendas prévias do box especial, que deve começar a ser enviado para os compradores interessados dentro das próximas três ou quatro semanas. Nos Estados Unidos vai ser possível parcelar o pagamento em até quatro vezes, mas essa oferta não está disponível para compradores de outros países.

 Via: Adrenaline

quarta-feira, 1 de março de 2023

Tohru Okada, responsável pelo som do logo da PlayStation, faleceu

Tohru Okada, músico responsável pelo clássico som do logo da PlayStation, faleceu aos 73 anos.

Apesar de ser um som de apenas uma nota, tornou-se uma marca para a plataforma desde os tempos do PS1.

Okada foi prolífico em seu campo e escreveu, tocou e produziu todos os tipos de música por décadas. Ele talvez seja mais comumente associado à banda japonesa Moonriders, que ele co-fundou em 1975.

Via: PSX Brasil

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Japão decreta 31 de janeiro como o dia oficial do Final Fantasy VII no país

O governo do Japão decretou que o dia 31 de janeiro passará a ser celebrado no país como o dia oficial do Final Fantasy VII. O anúncio da conquista foi feito pela Square Enix, desenvolvedora responsável pelo lançamento do jogo, em uma publicação nas redes sociais nesta terça-feira (31). O título é considerado um dos principais da franquia.

A data escolhida pela Square Enix e pelo governo do Japão não foi por acaso. Isso porque foi exatamente em um 31 de janeiro, mas de 1997, que Final Fantasy VII foi lançado oficialmente. Yoshinori Kitase, produtor do projeto de remake de Final Fantasy VII, emitiu um comunicado de agradecimento à homenagem feita para o game.

"O dia 31 de janeiro de 1997, o dia em que Final Fantasy VII foi lançado, não foi apenas um dia significativo para a série Final Fantasy, mas também marcou o momento em que muitas coisas importantes começaram a acontecer para nós que trabalhamos no jogo. Lembro-me de ficar impressionado com a velocidade com que a tecnologia dos videogames estava evoluindo, mas também de sonhar grandes coisas para o futuro. Com o estabelecimento deste dia oficial de aniversário, agora sempre me lembrarei dessas coisas e as guardarei com muito carinho em meu coração", disse.

Jogo entrou para a história da indústria quando foi lançado

A partir de agora, os japoneses terão a oportunidade de celebrar um dia voltado exclusivamente para um dos jogos de maior sucesso da franquia Final Fantasy. Como se não bastasse o título original, o lançamento da Square Enix com o remake do sétimo jogo da franquia também se mostrou um acerto e tanto por parte da desenvolvedora.

Entretanto, foi a versão original de Final Fantasy VII que trouxe mudanças significativas no mundo dos jogos. No momento em que foi lançado, em 1997, poucas desenvolvedoras davam a atenção necessária para a narrativa da história, algo presente no título da Square Enix. Além disso, também foi responsável por apresentar cenários pré-renderizados, personagens carismáticos e sequências em Full Motion.

Via: Adrenaline


terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Resident Evil | Atores originais de 1996 jogam pela primeira vez

 
O cineasta e produtor Andrew Saullo reuniu o trio de atores que atuaram nas cutscenes do primeiro Resident Evil, lançado em 1996, para uma série de vídeos celebrando o icônico jogo.

E num novo vídeo revelado essa semana, os três atores Charlie Kraslavsky, Greg Smith e Eric Pirius aparecem jogando pela primeira vez o clássico jogo de survival horror que marcou gerações.

Você pode conferir no vídeo acima os atores originais de Resident Evil jogando o game pela primeira vez.

Resident Evil

Lançado em 1996, Resident Evil é até hoje considerado um dos melhores games para o PlayStation 1, e figura na maioria das listas dos melhores games da história. É considerado também como um dos precursores do gênero survival horror, ao lado de jogos como Alone In The Dark e Sweet Home.

A história do game se passa em 1998, quando crimes bizarros começam a assolar a pequena Raccoon City. As vítimas, normalmente andarilhos e excursionistas que passam pela floresta nos arredores da cidade, são brutalmente assassinadas e seus corpos apresentam sinais de canibalismo e violência extrema. O departamento de polícia de Raccoon decide enviar seu time de elite, os S.T.A.R.S. (Special Tactics and Rescue Service, Serviço de Táticas Especiais e de Resgate) para cuidar do caso.

Via: O Vício