quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Hackers brasileiros usam brecha para rodar Doom em site da NASA



















Neste último domingo (10), o grupo hacker CCESS divulgou uma notícia um tanto inesperada até mesmo por aqueles que os acompanham de perto: eles conseguiram rodar o clássico jogo de tiro Doom, lançado originalmente em 1993, em um site da NASA.

A façanha foi feita no site NASA OIG ("Office of Inspector General"), órgão responsável por fazer auditorias e melhorar a eficiência econômica dos projetos de estudo, observação e exploração espacial da agência espacial. Para isso, os hackers utilizaram uma vulnerabilidade descoberta em agosto do ano passado por um pesquisador chamado Subsolo, que encontrou duas falhas relacionadas ao XXS do site, que permitiam que uma pessoa de fora do sistema executasse um código próprio dentro do site, o que permitiria a inclusão de vírus de roubo de senhas ou mineração de criptomoedas.

Na época da descoberta, a NASA foi notificada das falhas e se mostrou receptiva, mas apenas uma das vulnerabilidades foi corrigida. Então, passado o período de seis meses que se deve esperar antes de tornar a falha pública, os hackers brasileiros decidiram tiram uma onda e usar essa vulnerabilidade para rodar Doom no site da agência.

Assim, entre o meio-dia e as 15h (horário de Brasília) desta terça-feira (12), era possível acessar as quatro fases de Doom a partir deste site da NASA, e o problema pareceu ter sido resolvido apenas às 15h09.

O CCESS costuma testar a segurança digital de grandes empresas e já encontrou falhas, por exemplo, no site do Banco do Brasil. Assim como aconteceu com a NASA, o banco também demorou mais de seis meses para corrigir o problema, e o fez apenas quando a falha se tornou pública.

Via: CanalTech

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Desenvolvedores de Sonic Mania fundam seu próprio estúdio Evening Star




















Christian Whitehead, conhecido por ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Sonic Mania, anunciou a fundação de um novo estúdio com seus companheiros que também trabalharam no jogo do ouriço.

Chamado de Evening Star, o estúdio conta com Tom Fry, Brad Flick, Hunty, Dave Padilla, Kieran Gates, Elora e Gareth West, além do próprio Christian.

Evening Star possui sede em Los Angeles e conta com operações em Melbourne e Londres. O seu primeiro projeto ainda não foi revelado.

Via: PSX Brasil

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Chegou o Atari Flashback 9 Gold HD com 120 jogos na memória



Volte aos bons e velhos tempos do Atari 2600 com a nova edição “Atari Flashback 9 Gold“, que chega oficialmente ao Brasil por meio da Tectoy.

Esta nova edição inclui dois controles sem fios de 2,4 GHz, saída de vídeo HDMI 720p, função de salvamento, Retroceder e entrada para SD Card.

Além disso, esse modelo traz 120 jogos clássicos do aparelho, incluindo os da Data East, como “Burger Time”, e outros lançamentos da Activision, como “Enduro”, “Pitfall!”, “Pitfall II: Lost Caverns” e “River Raid”.

LISTA DOS 120 JOGOS


3D Tic-Tac-Toe
Adventure
Adventure II
Air·Sea Battle
Amidar
Aquaventure
Asteroids Deluxe®
Asteroids®
Atari Climber
Atari Video Cube
Backgammon
Basketball
Beamrider™
Black Jack
Bowling
Breakout®
Burger Time™
Burnin’ Rubber™
Canyon Bomber®
Centipede®
Championship Soccer
Chase It!
Chopper Command™
Circus Atari®
Combat®
Combat® Two
Cosmic Commuter™
Crackpots™
Crystal Castles®
Decathlon
Demons to Diamonds™
Desert Falcon®
Dodge ‘Em
Double Dunk™
Dragster
Enduro™
Escape It!
Fatal Run
Flag Capture
Football
Freeway™
Frog Pond
Frogger
Front Line™
Frostbite™
Fun with Numbers
Golf
Gravitar®
Gyruss
H.E.R.O.™
Hangman
Haunted House®
Home Run
Human Cannonball™
Indy 500™
Jungle Hunt™
Kaboom!™
Keystone Kapers™
Lock ‘n’ Chase™
Maze Craze
Megamania™
Millipede®
Miniature Golf
Miss It!
Missile Command®
MotoRodeo
Night Driver™
O?-the-Wall
Outlaw™
Pitfall II: Lost Caverns
Pitfall!™
Polaris™
Pong® (Video Olympics)
Pooyan
Pressure Cooker™
Radar Lock™
Realsports® Baseball
Realsports® Basketball
Realsports® Soccer
Realsports® Volleyball
Return to Haunted house
River Raid™
Saboteur®
Save Mary
Seaquest™
Secret Quest
Shield Shifter
Sky Diver
Slot Machine
Slot Racers
Solaris
Space Invaders™
Space Raid
Space War
Sprintmaster
Stampede™
Star Ship
Starmaster™
Steeplechase
Stellar Track™
Street Racer
Strip O?
Submarine Commander®
Super Baseball
Super Breakout®
Super Football
Surround
Swordquest: Earthworld™
Swordquest: Fireworld™
Swordquest: Waterworld™
Tempest®
Track & Field
Tutankham
Video Checkers
Video Chess
Video Pinball
Warlords®
Wizard
Yars’ Return
Yars’ Revenge®

Via: Blog Tec Toy

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Truque ultra complexo permite zerar Super Mario World em 6 minutos

Um usuário do Youtube publicou um vídeo que mostra Super Mario World sendo zerado em seis minutos. O mais impressionante da façanha é que não se trata de um "speedrun", mas algo bem mais complexo que envolve enganar o código do jogo através de ações realizadas com a precisão de poucos pixels.

No vídeo, o jogador chamado SethBling tenta ativar o truque jogando diretamente no SNES e não em um emulador. Ele explica que tudo o que está fazendo, como conseguir que Mario pegue dois objetos ao mesmo tempo, tem como objetivo fazer com que o código do jogo modifique as informações contidas na memória até chegar a um bug que ativa os créditos finais.

Para os entendidos, uma explicação técnica do bug pode ser encontrada aqui. Já os leigos podem tentar fazer o mesmo imitando os movimentos do vídeo abaixo.




Fonte: OuterSpace

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Sequência de "Final Fantasy VII" feita por fã exigiria 9 discos no PSOne



O estúdio independente japonês Rodensoft planejava criar uma sequência própria para o icônico RPG "Final Fantasy VII", implementando funções complexas como ciclo de dia e noite, mudança de personagens e equipes em tempo real, e um sistema de carma, tudo com a tecnologia presente no PSOne.

A sequência, intitulada "Time Guardian", começou como um projeto pessoal do desenvolvedor conhecido apenas como Roden, que começou a se dedicar exclusivamente a ele. "Tive a ideia do projeto de meus dias de juventude, quando jogava o disco 3 por horas, caminhando pelo mundo fingido que realmente vivia lá. O plano era fazer o mundo extremamente detalhado em que você poderia fazer qualquer coisa, basicamente, como trabalhar em um barco que vai de Costa del Sol a Junon em 'tempo real'".

Na narrativa, a Black Materia adquirida por Cait Sith no Temple of the Ancients causaria uma ruptura na fábrica do tempo, com os personagens aparecendo em pontos diferentes do mundo - Yuffie estaria em Kaln, Barret em Corel, etc. Sem memória das aventuras no jogo, seria possível completar o jogo inteiro com apenas um membro da equipe ou o grupo inteiro

O projeto se mostrou extremamente ambicioso, utilizando o máximo de potencial do primeiro PlayStation, sendo necessários 9 discos para conter a aventura completa. No fim, Roden preferiu trabalhar em um RPG original com conceitos similares usando a Unreal Engine.

"Parei por basicamente porque é um trabalho de tempo integral e as ferramentas de scripting, enquanto ótimas, são bem restritivas comparadas com programação de verdade", declarou o fã.
Roden publicou o vídeo do jogo em desenvolvimento para mostrar o potencial tecnológico não visto por parte do antigo console da Sony.

Via: UOL Jogos

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Gaming video: vejam o Color TV-Game 6, o primeiro console da história da Nintendo



Vejam o Color TV-Game 6, ou simplesmente, o primeiro console de videogame que a Nintendo lançou em sua história. Tecnicamente sua natureza primitiva é evidente – sem contar que se trata de um clone de PONG – mas a importância histórica é inegável. Vale pela curiosidade, ao menos.

Via: Loading Time

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

DOOM comemora 25 anos de existência; veja trailer que celebra a data e fã-clube oficial



Um quarto de século se passou desde que DOOM foi lançado para as massas desavisadas. Mais de duas décadas depois, a franquia gerou múltiplas sequências, títulos derivados, filmes, quadrinhos, e se consolidou como parte do vocabulário da cultura pop. No próximo ano, celebraremos 25 anos de dilaceramentos e despedaçamentos. Vinte e cinco anos de mods, vísceras, armas e da base de fãs mais dedicada, resoluta e fervorosa que há para estes lados de Fobos. Quer você tenha começado a jornada em 1993, quer tenha feito a primeira viagem ao Inferno com DOOM (2016), pedimos a todos os DOOM Slayers do passado, presente e futuro para se unirem em celebração a uma das franquias mais icônicas do mundo do entretenimento. Boas-vindas ao Year of DOOM.

Entre já no novo fã-clube oficial de DOOM em www.SlayersClub.com para receber um visual exclusivo de DOOM Slayer de 25º aniversário para quando DOOM Eternal for lançado. Fique ligado no site para mais detalhes sobre como participar do Year of DOOM, incluindo informações sobre conteúdos exclusivos, recompensas, eventos, concursos e muito mais.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

YouTubers conseguem acessar opções de emulador do PlayStation Classic



Os YouTubers do canal Retro Gaming Arts conseguiram acessar as configurações do emulador do PlayStation Classic, a versão clássica do primeiro PlayStation. Curiosamente, o acesso foi feito por um meio de um teclado USB convencional, apertando a tecla ESC.

Como é possível ver no vídeo, o menu que surge mostra três opções: Trocar Imagem de CD, PCSX Menu e Sair. Ao clicar em PCSX Menu, outras alternativas aparecem, e é possível clicar em itens como Continuar o Jogo e Salvar.

Clicando no menu de Opções, os YouTubers encontraram maneiras de ver a taxa de quadros por segundo, escolher a região, configurar BIOS e Plugins e também configurações avançadas. Na seção avançada, é possível ativar o Speed hack, que melhora a performance de jogos mas pode travá-los.

Ironicamente, o emulador PCSX, usado no PlayStation Classic, é um software feito por terceiros, com objetivo de emular games em computadores. Apesar de já ter entrado em batalhas legais contra emuladores, a Sony parece ter reconhecido que o programa é bom o suficiente para ser usado em seu produto.

De acordo com o vídeo, teclados da Corsair e da Logitech funcionam para abrir as configurações especiais; nos comentários, há vários usuários afirmando que não conseguiram acessar o menu com periféricos de outras marcas.

O mini-console não tem data para chegar ao Brasil, mas já foi confirmado para dezembro em uma série de países da América Latina.

Via: The Enemy

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Designer de Sonic revela que personagem inicialmente era um garoto























Após a revelação de que Michael Jackson mandou uma fita com músicas acapella de “Sonic The Hedgehog 3” à Sega, agora o escritor John Szczepzniak divulgou outra revelação de Naoto Oshima, criador do design de Sonic.

Segundo o artista, sua primeira concepção para o personagem era o de ter a aparência de um garoto humano, e não de um animal.

Eu criei a primeira proposta de design para Sonic após três anos no departamento de design. Embora não fosse o Sonic então – o personagem principal era um menino humano. Lembro-me de que a ideia me pareceu boa quando eu estava indo para a cama, e eu tinha medo de não me lembrar da manhã. Então, eu desenhei um esboço rapidamente no caderno e depois adormeci“, disse em entrevista (via NintendoLife) para o terceiro volume do livro Untold History of Japanese Game Developers (A História Não Contada dos Desenvolvedores Japoneses, em tradução livre), lançado recentemente nos EUA.

Os mapas dos jogos de ação eram, naquele tempo, sempre cheios de quadrados, tudo em ângulos retos. E se pudéssemos fazer um jogo em que um personagem estivesse correndo em um terreno liso e plano, correndo em círculos através de loops e tal? Então, apresentei minha proposta para a Sega e eles me disseram que provavelmente não poderia ser feito. Mas, se alguém pudesse programá-lo, seria Yuji Naka. Eles disseram que, se eu pudesse levá-lo a bordo, poderíamos prosseguir com o projeto“.

Infelizmente, Oshima admitiu na entrevista que não possui mais esse esboço com a forma humana de Sonic, que foi rapidamente descartado pela Sega na época.
Foi então que a Sega realizou uma competição interna, história essa já bem conhecida pelos fãs, pra projetar uma nova mascote, rendendo vários conceitos, entre eles um coelho (que depois virou o personagem Ristar), desenhado por Oshima. No entanto, o design do coelho não se adaptou com a proposta de velocidade de jogo, e foi quando a equipe de desenvolvimento chegou ao design final de Sonic, como o conhecemos hoje (um pouco mais gordinho e com pernas mais curtas).

Via: Blog TecToy

sábado, 1 de dezembro de 2018

Livro “Guerra dos Consoles” será adaptado como série de TV























O livro “Guerra Dos Consoles – Sega, Nintendo e A Batalha Que Definiu Uma Geração“, do escritor Blake J. Harris e publicado em 2014, será adaptado como uma série/documentário de TV, segundo informações do site Nerdist.

A Legendary Entertainment assinou contrato para desenvolver uma série limitada baseada no best-seller, narrando a icônica guerra entre a Sega e a Nintendo na década de 90, além dos próprios conflitos internos na casa de Sonic.

Jordan Vogt-Roberts
(Kong: A Ilha da Caveira), um fã confesso de videogames (ele sonha em fazer um filme de Metal Gear Solid) foi contratado para dirigir a série e Mike Rosolio (da elogiada série American Vandal) escreverá o roteiro do episódio piloto.

Jordan inclusive comemorou a novidade em seu perfil no Twitter: “BOOM! Muito empolgado para assumir essa história que significa muito para mim. Lágrimas de 16 bits estão correndo pelo meu rosto“, escreveu.

A produção é da Legendary, companhia por trás de filmes como “Jurassic World” e “Interestelar”, ao lado de Seth Rogen, Evan Goldberg (ambos escreveram o prefácio do livro) e James Weaver, da Point Grey Pictures que serão produtores executivos.

O livro tem como foco a fundação da Sega of America sob o comando de Tom Kalinske, o principal responsável pelo enorme sucesso que o Mega Drive alcançou nos Estados Unidos, mostrando os bastidores do mundo dos negócios dos videogames naquela época.

Via: Blog Tec Toy