segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Cópia de Super Mario Bros. é vendida por 2 milhões de dólares e bate recorde

 























Uma cópia de Super Mario Bros., lançado originalmente em 1985 para NES, foi vendida lacrada por 2 milhões de dólares, tornando-se o jogo mais caro de todos os tempos. O recorde anterior era de uma cópia de Super Mario 64, jogo vendido por 1.56 milhão de dólares.

O mais impressionante é que a cópia tem uma nota de 9.8 de conservação, algo que não dá para esperar de um jogo tão antigo.

Via: O Vício

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Disquete da Nintendo com segredos de Earthbound é resgatado após 26 anos

 


















A Video Game History Foundation (VGHF) restaurou um disquete de 26 anos que guardava arquivos originais do jogo Earthbound, da Nintendo. No dispositivo, havia códigos de programação do game que nunca foram usados, cenas cortadas e até comentários do desenvolvedor Shigesato Itoi. Nesta sexta-feira (4), a fundação deu detalhes sobre o processo de recuperação dos arquivos e revelou curiosidades sobre o game que estavam perdidas.

A VGHF quase não conseguiu restaurar o disquete

O disquete, encontrado em 2018, pertencia ao tradutor original de Earthbound, Marcus Lindblom. Na época, Lindblom tentou recuperar os arquivos por meio de um computador antigo, mas descobriu que ele mesmo havia deletado todo o conteúdo para salvar outro trabalho, há muitos anos.

Na esperança de encontrar alguma informação perdida, Lindblom enviou o disquete para a Video Game History Foundation. A fundação trabalha para restaurar, preservar e ensinar a história dos jogos digitais. No caso do disquete de Earthbound, a organização usou softwares de análises forenses para encontrar os dados perdidos no disco antigo.

Um dos membros da organização, Frank Cifaldi disse só ter conseguido encontrar os dados perdidos porque, após apagar todo o conteúdo de Earthbound do disquete, Lindblom havia gravado apenas um arquivo de texto simples.

Depois de recuperar o dispositivo, Cifaldi descobriu diversos arquivos de script na linguagem de programação original usada no criação de Earthbound. Esses scripts, porém, tinham alguns segredos que nunca chegaram à versão final do game, como nomes de personagens desconhecidos, diálogos e cenas cortadas e até mesmo notas do desenvolvedor.

O disquete de Earthbound tinha cenas cortadas do jogo final

Para entender melhor a importância da descoberta, a VGHF fez uma parceria com Clyde “Tomato” Mandelin, considerado um especialista da franquia Earthbound — lançada com o nome de Mother, no Japão. Mandelin também é conhecido por co-traduzir o game Mother 3 e oferecer o patch gratuitamente aos jogadores.

Para Mandelin, as informações guardadas no disquete são, na maior parte, confusas, até mesmo para os fãs mais dedicados da série. Além disso, não há grandes segredos ou revelações chocantes nos arquivos perdidos de Earthbound, mas, sim, algumas curiosidades.

Por exemplo, uma das falas cortadas mencionava um inimigo que se descrevia como “O Homem Mais Fraco de Toda Twoson” e, logo depois, cantava a própria vitória, dizendo algo como “você é só uma criança, então deve ser fácil”. No final, o jogador venceria a batalha de qualquer forma.

Outra cena encontrada no disquete chegou a ser colocada no jogo, mas com uma diferença. Na versão final, o jogador começava a ver alucinações após comer um “Bolo Mágico”. Já no roteiro original, o protagonista teria essas mesmas visões quando recebesse uma massagem com óleo na praia.

“Na Praia Carillion há uma moça chamada Jill que faz massagens bem interessantes. Aparentemente, eles até fazem você ter bons sonhos. Sonhos REALMENTE bons, sabe? Não parece ótimo?”, falava um dos personagens não jogáveis no roteiro original. Vale lembrar que os protagonistas do jogo são crianças, então dá para imaginar por que a cena foi cortada.

Earthbound teria comentários do desenvolvedor

Outra curiosidade encontrada nos scripts originais de Earthbound foram os comentários do desenvolvedor do jogo, Shigesato Itoi. Nas mensagens, Itoi explicava alguns dos diálogos que eram apresentados aos jogadores. A ideia era quebrar a quarta parede e conversar com a pessoa sentada do outro lado da tela.

Além disso, Itoi fazia muitas referências ao jogo Mother, lançado somente no Japão. O problema é que Earthbound é a versão ocidental de Mother 2. Provavelmente, a decisão de remover essa parte do game foi para não confundir as pessoas que nunca jogaram o primeiro título.

Via: Tecnoblog

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Cópia lacrada de Super Mario 64 é vendida por US$ 1,56 milhão em casa de leilões

 

Quem já tentou colecionar jogos sabe que é um hobby muito caro. Com o advento da pandemia e do isolamento social, os preços de games, e outras formas de entretenimento similares, dispararam.

Porém, um segmento bateu dois recordes seguidos: após uma cópia lacrada de The Legend of Zelda, de NES, ser vendida em um leilão, no site Heritage Auctions, por US$ 870,000, uma cópia também selada, mas de Super Mario 64, foi leiloada por $1,560,000 (1,56 milhão de dólares), algo em torno de 8,2 milhões de reais.

Esta é a primeira vez que um game é vendido por quantias milionárias. Conforme informado anteriormente, na notícia do The Legend of Zelda, faltando três dias para encerrar o anúncio, o valor já ultrapassava 100 mil dólares.

Sendo um dos personagens mais icônicos dos videogames, essa popularidade foi recebida com um entusiasmo do mesmo nível. É comum, com o passar dos anos, que jogos mais antigos acabem valorizando. Cada vez fica mais difícil de preservar produtos que não foram confeccionados com o intuito de passar décadas armazenados.

Anteriormente, antes destes dois casos aqui citados, outra versão ainda mais clássica das aventuras do emblemático encanador era detentora do recorde de jogo mais caro vendido: Super Mario Bros, de 1985, foi leiloado por 660 mil dólares em abril de 2021.

No caso do Super Mario 64, foi um dos títulos mais relevantes da sua geração, sendo um dos primeiros exemplares que dispôs de ambientes totalmente 3D. 

A história por trás dessas vendas costumam ser peculiares. Com relação ao exemplar de 1986 de Super Mario Bros, uma pessoa comprou o produto para presentear no natal daquele ano, porém... caiu no fundo de uma gaveta e ficou perdido desde então.

Quando o detentor se deu conta do tesouro que estava esquecido dentro da sua casa, anunciou no famoso site de leilões e acabou não apenas vendendo por uma quantia extremamente alta, como também entrou para a história.

Obviamente, poucos indivíduos possuem condições de investir tanto dinheiro em um único produto.

Os felizardos que dispõem dessa condição se tornam parte do seleto grupo de pessoas, no mundo inteiro, que podem desfrutar de um item tão raro e cobiçado - afinal, não é necessário "apenas" ter muito dinheiro, mas uma dose de sorte é igualmente necessária, pois alguns competidores disputaram nesses leilões.

Via: Adrenaline

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Falece Near, criador dos emuladores BSNES e Higan


Talvez nem todos conheçam o desenvolvedor Near, também conhecido como Byuu, mas ele foi um nome muito importante para a emulação de jogos antigos. Near criou o BSNES, um emulador de Super Nintendo 100% compatível com os jogos do console, e mais tarde desenvolveu o HIGAN. Ele também ajudou na tradução de Mother 3.

Nos últimos dias, Near esteve passando por muitos problemas. Ele postou diversas vezes em suas redes sociais que estava sofrendo ataques online do fórum Kiwi Farms, os quais estavam atacando não só o próprio desenvolvedor, mas aqueles próximos a ele também.

Near afirma sempre ter sofrido bullying durante toda sua vida, por ser uma pessoa não binária, mas os ataques vindo do Kiwi Farms acabaram se intensificando muito durante os últimos meses.

Agora temos a tristeza de informar que Near faleceu recentemente, conforme relatado por um dos amigos próximos dele. Tudo leva a crer que a morte do desenvolvedor tenha sido por suicídio.

Ainda ontem, Near havia postado suas últimas palavras no Twitter, descrevendo todos os problemas que passou não só nesses últimos dias, mas durante toda sua vida.

"Este sou eu. Meu nome verdadeiro é Dave. Sinto muito, eu nunca consegui sorrir. A verdade é que fui intimidado, ridicularizado e humilhado durante toda a minha vida. Das minhas primeiras memórias da escola primária até agora. Sempre me magoou tanto que não consigo descrever em palavras. Eu consegui aguentar por pouco isso com forte depressão quando era apenas o 4chan.

Mas a Kiwi Farms tornou o assédio muito pior. Passou de simplesmente me atacar por ser autista a atacar e vazar informações de meus amigos e tentar levar um deles ao suicídio, para apenas tentar conseguir uma reação minha. Perdi um dos meus melhores amigos por isso. Me sinto responsável.

Eu não aguento mais. Eu tentei de tudo. Tomei todos os medicamentos disponíveis. Tentei vários terapeutas. Tentei me fechar para o mundo. Não ajudou em nada. Todas as noites tenho ataques de pânico, medo e preocupação. Eu tentei mudar de todas as formas possíveis, como eles queriam, a fim de fazer isso parar, mas nunca parou. A cada poucos meses, era algo novo. Um novo doxxing, uma nova postagem, uma nova tangente. É demais para eu continuar suportando.

Muito obrigado a todos pelas mensagens gentis. Por favor, cuidem de si mesmo. Eu amo muito todos vocês. Obrigado por todo o seu apoio ao longo dos anos. Foi uma grande honra. Vou sentir muito a falta de vocês, mas pelo menos posso finalmente estar em paz."

Via: GameVicio



segunda-feira, 7 de junho de 2021

Desenvolvedores de Tetris Effect revelam como acessar fase secreta 1984




















No dia 6 de junho é celebrado o aniversário de Tetris. O jogo criado por Alexey Pajinov foi lançado pela primeira vez em 1984. Para comemorar a data, os desenvolvedores de Tetris Effect divulgaram uma fase secreta que, a princípio, ainda não tinha sido descoberta pelos jogadores.

Tetris Effect possui duas fases secretas. A primeira, chamada de 1989, foi descoberta bem rápida pelos jogadores. Com visuais que remetem ao Game Boy da Nintendo, a fase é destravada ao participar do Weekend Ritual – se o objetivo é alcançado, a fase fica disponível por 24 horas. Para aqueles que querem destravá-la de forma permanente, é preciso chegar ao nível 50 de jogador.

Já a segunda fase secreta é a 1984. É um tributo ao Tetris original no Electronika 60, PC soviético antigo que Alexey Pajinov usou para criar o game.

Para acessá-la, você precisa usar um teclado USB. Primeiro, coloque o seguinte código na tela de título: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, O e X (basicamente o Konami Code). Ao fazer isso, coloque 06061984 (data de nascimento de Tetris) no teclado e aperte Enter. Uma mensagem avisará que você destravou a fase 1984.

A princípio, essa fase (1984) era destravada automaticamente após 6 de junho de 2019 (Tetris Effect chegou em novembro de 2018), porém os desenvolvedores atualizaram o jogo e isso não acontece mais. Pelo que consta, usando o teclado USB é a única forma de acessar a fase atualmente.

Via: PSX Brasil

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Atari divulga a data de lançamento em varejo do seu hardware Atari VCS


O sistema Atari VCS logo completará sua longa jornada de lançamento, já que a Atari anunciou ontem um lançamento de varejo em 15 de junho para o hardware.

O VCS foi anunciado originalmente em junho de 2017, logo depois que o NES Classic despertou uma onda de interesse em hardware de jogos retro.

Na época, o projeto se chamava Ataribox e era faturado como "anos em construção" e "em breve".

Uma campanha de crowdfunding Indiegogo para o projeto em 2017 foi adiada para o verão de 2018. O lançamento declarado da campanha em março de 2019 foi adiado para o final de 2019 para que as especificações pudessem ser melhoradas.

Mas antes que o sistema pudesse ser lançado, o arquiteto-chefe do projeto renunciou, dizendo que a Atari não o pagava há mais de seis meses.

A Atari garantiu às pessoas que estava "profundamente nos estágios finais de pré-produção" no VCS em novembro de 2019, com uma janela de lançamento planejada para março de 2020.

Mas quando março chegou, a Atari estava apenas montando seus primeiros kits de desenvolvimento e avisando que a recém-declarada pandemia de COVID-19 poderia atrasar ainda mais a chegada do sistema.

A Atari começou a despachar as unidades do VCS para patrocinadores da Indiegogo em dezembro passado, dizendo que iria despachar para varejistas no primeiro trimestre deste ano.

O Atari VCS custará US$ 300 para a edição base, ou US$ 400 para uma edição All-In que vem com dois controles. Ambas as versões vêm com o Atari VCS Vault Vol. 1 coleção de 100 dos jogos mais antigos da empresa, dos fliperamas e do Atari 2600.

Via: GameVicio

terça-feira, 1 de junho de 2021

Cópia intocada de Super Mario Bros é leiloada por US$ 660.000

 


A Heritage Auctions Comics & Comic Art Leilão acaba de anunciar que uma cópia de um antigo hangtab de Super Mario Bros quebrou o recorde de maior preço já pago por um videogame. O game estava lacrado e foi considerado a cópia mais conservada já vista. Ele foi colocado a leilão, sendo arrematado por US$ 660.000, equivalente a R$ 3,7 milhões em conversão direta.

Imagina "esquecer" que você tem uma fortuna de US$ 660.000 no fundo de uma gaveta. Um vendedor, que pede para não ser identificado, comprou uma cópia de Super Mario Bros para dar de presente de natal, em 1986. Ela caiu no fundo de uma gaveta e ficou perdida. Ficou lá por 35 anos, até ser encontrada e colocada a venda em um leilão aberto. 

Em entrevista, o vendedor afirmou "A cópia ficou todo esse tempo no fundo da mesa do escritório, desde o dia em que a comprei." Ele ainda fala que nunca pensou em recuperar o hangtab, nem mesmo vender. Apesar disso, decidiu entrar em contato com a Heritage por curiosidade quando localizou a unidade.

Valarie McLeckie, diretora de videogames da Heritage Auctions, afirma que assim que a cópia foi vista tinha a certeza de que a comunidade gamer saudosista iria ficar tão empolgada quanto a empresa. "Mesmo assim, o grau em que este jogo foi adotado fora do mercado foi excepcional e esse aspecto desta venda certamente excedeu nossas expectativas. Porém, suponho que não possamos estar muito chocados; quem não ama Mario?" afirma a diretora.

A cópia do jogo foi classificada como 9,6/A+ em nível de conservação. Esse aspecto certamente ajudou a quebrar o recorde de venda com o lance mais alto da história em games. A WataGames disse em comunicado que essa é "a melhor cópia conhecida por ter sido avaliada profissionalmente para leilão".

A versão leiloada é de 1986 e é considerada extremamente rara. Isso porque a primeira embalagem foi feita apenas durante o ano de lançamento. Logo em 1987 ela foi alterada, deixando pouquíssimas unidades a venda com a cara original. "Uma vez que a janela de produção para esta cópia e outras semelhantes era tão curta, encontrar outra cópia desta mesma produção executada em condições semelhantes seria o mesmo que procurar por uma única gota d'água em um oceano", disse Valarie.

O recorde anterior pertencia a um cartucho de Super Mario Bros 3 de US$ 156.000, vendido em novembro de 2020. Esse valor ultrapassou o recorde anterior, que pertencia ao próprio Super Mario Bros e, também, de Mega Man de 1987, que tinha sendo vendido por US$ 102.000. O novo recorde supera em mais de 5 vezes o segundo e terceiro lugar.

Via: Adrenaline

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Nova versão de Alex Kidd in Miracle World chega em junho para PC e consoles


Alex Kidd in Miracle World DX, nova versão do clássico de Master System, acaba de receber um trailer de gameplay que revelou a sua data de lançamento: 24 de junho de 2021!

O vídeo, que pode ser conferido logo acima, mostra alguns cenários, inimigos e até a mecânica de jokenpô.

A versão terá gráficos reformulados e contará com conteúdo extra, como novas fases, modos adicionais e chefões alternativos. Além disso, um modo retrô, que altera para o visual original, também estará presente.

O jogo será lançado para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam) no dia 24 de junho.

Via: Jovem Nerd

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Atari anuncia sua nova divisão de jogos focada em desenvolver títulos modernos

Atari acaba de anunciar a criação de uma nova divisão para o desenvolvimento de jogos. De acordo com a empresa, essa divisão se focará em revitalizar os jogos clássicos da Atari para a era moderna.

A empresa afirmou que irá realizar uma reestruturação das suas operações em duas divisões, a Atari Gaming e a Atari Blockchain. Embora a divisão de jogos continuará trabalhando em jogos retro, um novo desenvolvimento será transferido para o PC e consoles.

A empresa promete revitalizar seu histórico de IPs, trazendo campanhas singleplayer robustas, jogos multiplayer e até mesmo títulos cooperativos. Outro grande ponto importante dessa nova empreitada da Atari, será o fato de que começará a licenciar suas franquias, tanto na indústria de jogos quanto fora.

"A Divisão de Jogos da Atari, que incluirá todos os recursos não incluídos na Divisão Blockchain, se concentrará em desenvolver jogos e em particular no mercado de expansão de jogos retro. Financeiramente, a Atari priorizará o crescimento de longo prazo e o fluxo de caixa sustentável. Para fazer isso, a Atari se baseará em três pilares básicos para a divisão de Jogos: jogos, VCS e licenciamento."

Já a divisão Blockchain Division se focará nas possibilidades das criptomoedas, incluindo o uso das Atari Tokens na compra de itens virtuais.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Fã desenvolve adaptador de jogos de MSX para o Game Gear



Quem é jogador das antigas certamente se lembrará do saudoso MSX, o microcomputador lançado em 1983 no Japão e que fez grande sucesso no Brasil, com uma legião de fãs bastante fiéis até hoje. Foi nele que grandes clássicos como "Metal Gear" e "Castlevania" surgiram em plataformas domésticas, por exemplo.

Pois então, algo bem interessante no perfil técnico do aparelho é que ele usa o microprocessador Z-80A (Zilog) de 8 Bits, usado em vários sistemas, entre eles o Master System e o portátil Game Gear, ambos da Sega. E a boa notícia para os fãs do MSX é que um adaptador conhecido como GGMSX está em desenvolvimento no Japão para o Game Gear.
O GGMSX ainda está em fase de testes e não se sabe se algum dia chegará a ser fabricado e vendido para o público. Além do adaptador, uma placa adicional deve ser soldada na placa-mãe do Game

Gear. Uma vez conectado, o dispositivo portátil será então capaz de rodar praticamente qualquer cartucho do MSX 1 (e apenas dele, jogos do MSX 2 não irão funcionar, pelo menos por enquanto). Já imaginou que maravilha, para você fã do MSX, poder jogar seus games favoritos da plataforma em um videogame portátil?

Via: UOL Jogos