terça-feira, 11 de abril de 2023

Fã japonês completa coleção com todos os 1244 jogos já lançados para Game Boy

A prática do colecionismo não é para todo mundo. Dificilmente é algo barato e que tenha fim. Pelo menos para um japonês teve fim, já que ele conseguiu ter todos os jogos de Game Boy (e Game Boy Color) em dois anos, um tempo, eu diria, impressionante. Ao todo são 1.244 títulos.

O usuário do Twitter Shouta, conseguiu a conquista graças ao apoio de pessoas na rede social. Quando ele estava procurando um jogo específico, ele postava no Twitter e outros usuários da rede o ajudavam na busca pelo título. Esse foi um dos fatores que levaram Shouta a completar a coleção em dois anos.

A jornada pela coleção completa começou em setembro de 2019 e agora, exatamente dois anos depois, Shouta tem os 1.244 jogos de Game Boy em mãos. Toda a sua coleção é composta por jogos japoneses. O número de títulos do portátil nos EUA, por exemplo, chega a 1.046. Se alguns jogos desenvolvidos no Japão ainda ficam por lá hoje em dia, imagina nos anos 90, em que isso era bem mais comum (além de problemas com traduções).

"Eu sempre gostei do Game Boy e eu tinha alguns jogos que comprei para jogar", disse o dono da coleção ao Kotaku. "Com o tempo, acabei decidindo completar todo o 'set' de jogos". Enquanto Shouta ia progredindo em sua coleção, ele ia publicando no Twitter e seus seguidores o ajudavam a procurar pelos jogos que faltavam. "Se não fosse pelo Twitter, isso levaria cinco anos", disse Shouta.

Segundo ele, todos os jogos foram testados e estão funcionando normalmente. Eles estão guardados em estantes criadas por ele mesmo. Shouta não tem certeza de quanto gastou na coleção, mas não deve ter sido pouco. Um cartucho de Game Boy chega a custar 50.000 yens (R$ 2.369), já o cartucho na caixa com o manual pode dobrar, chegando a 100.000 yes (R$ 4.739).

O jogo mais raro é o Jaguar Sewing Machine Embroidery-Only Software: Mario Family, que podia ser usado com a máquina de costura Jaguar JN-100 ao conectar no Game Boy. A máquina podia costurar 32 figuras pré configuradas do jogo. Essa foi uma das criações estranhas da Nintendo naquela época.

"Eu também tenho um desejo de colecionar (jogos de) Game Boy Advance, mas acho que vou começar fazendo as estantes, como fiz para o Game Boy", conta Shouta. O colecionador vai longe ainda, já que com 600 jogos de Nintendinho (NES), não está tão longe de completar essa coleção.

Via: Adrenaline

terça-feira, 4 de abril de 2023

Atari anuncia nova coletânea limitada com 10 jogos físicos do Atari 2600

Embora há muito tempo tenha deixado de ser a empresa que definiu o mundo dos consoles caseiros no passado, a Atari continua tendo um grande apelo nostálgico entre seus fãs. E é justamente isso que a empresa pretende explorar com seu novo box temático que comemora seus 50 anos de história ao oferecer 10 jogos físicos do Atari 2600 que ajudaram a definir a plataforma.

Segundo a empresa, os 10 games vão poder ser adquiridos de foram separada por US$ 99,99, ou investindo na coleção completa por US$ 999,99. Embora alto, esse valor deve aumentar em breve graças à quantidade bastante limitada da oferta: somente 100 cópias do box especial vão ser vendidas em todo o mundo.

Todos os games presente na coletânea vão poder ser jogados no Atari 2600 original e foram configurados para que seus cartuchos acendam um painel LED quando o console é ligado. Todos vão acompanhar uma nova arte oficial, um broche de colecionador, um patch colecionável e um suporte personalizado para cartuchos em acrílico.

Os games da nova coletânea da Atari

  • Adventure
  • Missile Command
  • Warlords
  • Super Breakout
  • Crystal Castles
  • Haunted House
  • Yars’ Revenge
  • Centipede
  • Asteroids
  • Gravitar

Pré-venda do box já foi iniciada

A Atari já iniciou as vendas prévias do box especial, que deve começar a ser enviado para os compradores interessados dentro das próximas três ou quatro semanas. Nos Estados Unidos vai ser possível parcelar o pagamento em até quatro vezes, mas essa oferta não está disponível para compradores de outros países.

 Via: Adrenaline

quarta-feira, 1 de março de 2023

Tohru Okada, responsável pelo som do logo da PlayStation, faleceu

Tohru Okada, músico responsável pelo clássico som do logo da PlayStation, faleceu aos 73 anos.

Apesar de ser um som de apenas uma nota, tornou-se uma marca para a plataforma desde os tempos do PS1.

Okada foi prolífico em seu campo e escreveu, tocou e produziu todos os tipos de música por décadas. Ele talvez seja mais comumente associado à banda japonesa Moonriders, que ele co-fundou em 1975.

Via: PSX Brasil

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Japão decreta 31 de janeiro como o dia oficial do Final Fantasy VII no país

O governo do Japão decretou que o dia 31 de janeiro passará a ser celebrado no país como o dia oficial do Final Fantasy VII. O anúncio da conquista foi feito pela Square Enix, desenvolvedora responsável pelo lançamento do jogo, em uma publicação nas redes sociais nesta terça-feira (31). O título é considerado um dos principais da franquia.

A data escolhida pela Square Enix e pelo governo do Japão não foi por acaso. Isso porque foi exatamente em um 31 de janeiro, mas de 1997, que Final Fantasy VII foi lançado oficialmente. Yoshinori Kitase, produtor do projeto de remake de Final Fantasy VII, emitiu um comunicado de agradecimento à homenagem feita para o game.

"O dia 31 de janeiro de 1997, o dia em que Final Fantasy VII foi lançado, não foi apenas um dia significativo para a série Final Fantasy, mas também marcou o momento em que muitas coisas importantes começaram a acontecer para nós que trabalhamos no jogo. Lembro-me de ficar impressionado com a velocidade com que a tecnologia dos videogames estava evoluindo, mas também de sonhar grandes coisas para o futuro. Com o estabelecimento deste dia oficial de aniversário, agora sempre me lembrarei dessas coisas e as guardarei com muito carinho em meu coração", disse.

Jogo entrou para a história da indústria quando foi lançado

A partir de agora, os japoneses terão a oportunidade de celebrar um dia voltado exclusivamente para um dos jogos de maior sucesso da franquia Final Fantasy. Como se não bastasse o título original, o lançamento da Square Enix com o remake do sétimo jogo da franquia também se mostrou um acerto e tanto por parte da desenvolvedora.

Entretanto, foi a versão original de Final Fantasy VII que trouxe mudanças significativas no mundo dos jogos. No momento em que foi lançado, em 1997, poucas desenvolvedoras davam a atenção necessária para a narrativa da história, algo presente no título da Square Enix. Além disso, também foi responsável por apresentar cenários pré-renderizados, personagens carismáticos e sequências em Full Motion.

Via: Adrenaline


terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Resident Evil | Atores originais de 1996 jogam pela primeira vez

 
O cineasta e produtor Andrew Saullo reuniu o trio de atores que atuaram nas cutscenes do primeiro Resident Evil, lançado em 1996, para uma série de vídeos celebrando o icônico jogo.

E num novo vídeo revelado essa semana, os três atores Charlie Kraslavsky, Greg Smith e Eric Pirius aparecem jogando pela primeira vez o clássico jogo de survival horror que marcou gerações.

Você pode conferir no vídeo acima os atores originais de Resident Evil jogando o game pela primeira vez.

Resident Evil

Lançado em 1996, Resident Evil é até hoje considerado um dos melhores games para o PlayStation 1, e figura na maioria das listas dos melhores games da história. É considerado também como um dos precursores do gênero survival horror, ao lado de jogos como Alone In The Dark e Sweet Home.

A história do game se passa em 1998, quando crimes bizarros começam a assolar a pequena Raccoon City. As vítimas, normalmente andarilhos e excursionistas que passam pela floresta nos arredores da cidade, são brutalmente assassinadas e seus corpos apresentam sinais de canibalismo e violência extrema. O departamento de polícia de Raccoon decide enviar seu time de elite, os S.T.A.R.S. (Special Tactics and Rescue Service, Serviço de Táticas Especiais e de Resgate) para cuidar do caso.

Via: O Vício

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Compositor de Streets of Rage, Yuzo Koshiro trabalha em novo jogo do Mega Drive



Conhecido por criar a trilha sonora da série Street of Rage e de outros clássicos do Mega Drive, Yuzo Koshiro voltou a trabalhar com o console que ajudou a consagrar. O desenvolvedor revelou nesta quarta-feira (30) que seu estúdio Ancient está desenvolvendo um novo game para a antiga plataforma da SEGA.

A revelação veio através da conta oficial de Koshiro no Twitter, na qual ele revelou as primeiras imagens de seu novo projeto. Ainda sem título, o game promete trazer um estilo de shoot’em up antigo, que vai prestar homenagens e trazer diversas referências retiradas de jogos clássicos dos anos 1980.

Eu estou fazendo a trilha sonora e também estou de volta como um game designer, pela primeira vez desde Beyond Oasis”, explicou o compositor. As fotografias compartilhadas por ele mostram o game rodando diretamente em um televisor CRT, com um controle do Mega Drive localizado próximo à tela.

Koshiro promete game com gráficos e personagens fascinantes

Em outras mensagens, Koshiro afirmou que, olhando as imagens divulgadas por ele, não é possível ver que o novo título da Ancient vai ser um “bullet hell”. “Respeitamos jogos desses dias e os amamos, e vamos fazer desse um jogo divertido de atirar com um novo sistema, gráficos fascinantes, personagens e uma trilha sonora”, explicou.

As publicações do desenvolvedor tiveram grande repercussão no Twitter, e ele afirmou que nunca recebeu tantas respostas, que vieram tanto em japonês quanto em inglês. “Vejo que muitas pessoas estavam esperando pelos novos games de Mega Drive feitos pelos criadores que já trabalharam na plataforma quando ela estava prosperando”, escreveu Koshiro.

Segundo o compositor de Streets of Rage, questões como formato de lançamento, regiões, preços e datas ainda estão sendo consideradas pela Ancient. “Não podemos acelerar nosso trabalho, mas vamos continuar desenvolvendo. Como o jogo é completamente original para nossa companhia, vamos mantê-los informados”, prometeu.

Via: Adrenaline

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Rieko Kodama, de Alex Kidd, Phantasy Star e Skies of Arcadia, faleceu no Japão

Rieko Kodama, desenvolvedora pioneira por trás de clássicos da SEGA, incluindo Alex Kidd, Phantasy Star e Skies of Arcadia, faleceu aos 59 anos.

Os rumores após uma mensagem memorial para Kodama foram vistos nos créditos do Mega Drive Mini 2. Questionado se a mensagem era realmente destinada a indicar que Kodama havia morrido, o produtor da SEGA, Yosuke Oskunari, disse que sim. “Como você pode concluir”, escreveu Okunari. “Nós a respeitamos.”

Embora elogiada como pioneira em uma indústria dominada por homens, Kodama era notoriamente avessa aos holofotes, desviando o crédito para o resto de sua equipe quando foi premiada com o Pioneer Award no Game Developers Choice Awards.

Kodama trabalhou em inúmeros clássicos da SEGA. Ela foi artista gráfica de Alex Kidd in Miracle World, Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2, por exemplo. Mas ela é mais conhecida por ter sido a diretora de Phantasy Star IV e produtora de Skies of Arcadia, entre vários outros jogos.

Via: PSX Brasil

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Tibia recebe som após 25 anos


















Um dos jogos MMORPG mais clássicos da indústria dos jogos, Tibia receberá som após 25 anos do lançamento. A CipSoft, empresa responsável pelo desenvolvimento do título, compartilhou a novidade com os jogadores nesta semana por meio do site oficial.
A novidade épica para os jogadores que ainda fazem parte da comunidade tibiana ficará disponível na próxima terça-feira (27). A desenvolvedora já havia sido anunciada pela própria CipSoft, no início deste ano, como um dos grandes presentes para celebrar os 25 anos do MMORPG.

Desde o lançamento do Tibia, em janeiro de 1997, os jogadores precisavam utilizar a criatividade para não passar horas a fio sem um único som. Agora será possível encontrar diversos efeitos sonoros, além de uma música tema que também ficará disponível na próxima semana.

"Após 25 anos, este é um grande passo, mas vale a pena dar. Nós encorajamos você a ser curioso, a se aventurar a atravessar as paisagens sonoras do Tibia como o aventureiro que você é", disse a CipSoft ao anunciar a chegada do som no jogo.

Via: Adrenaline

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Traduzida reportagem sobre a criação de Shenmue

Em jeito de comemoração dos 15 anos do lançamento de Shenmue nos Estados Unidos, o pessoal da comunidade Shenmue Dojo publicou uma reportagem sobre o primeiro jogo da série.

Esta reportagem foi transmitida originalmente em 1999 no canal japonês NHK, onde seguiram o desenvolvimento do jogo na SEGA durante seis meses, nela podemos ver a equipa de Yu Suzuki a trabalhar e a explicar como seria esta super produção para a Dreamcast, a última consola da companhia do ouriço azul.

O vídeo foi traduzido para vários idiomas, tornando-se num valioso documento para os fãs da série que prepara o seu regresso com o terceiro capítulo.




segunda-feira, 1 de agosto de 2022

SEGA Genesis Mini 2 será lançado em 27 de outubro na América do Norte
































A SEGA anunciou que lançará o SEGA Genesis Mini 2 (SEGA Mega Drive Mini 2) em 27 de outubro na América do Norte - mesma data de lançamento no Japão.

O SEGA Genesis Mini 2 incluirá mais de 50 jogos clássicos, incluindo títulos de SEGA CD.

Mais detalhes não foram anunciados.

Via: PSX Brasil