segunda-feira, 9 de março de 2020
Raríssimo Nintendo Sony PlayStation é vendido por US$ 360 mi
O incrivelmente raro protótipo funcional do Nintendo PlayStation, feito em uma parceria entre a Sony e a empresa criadora do Mario com suporte para rodar cartuchos de Super Nintendo e CD-ROMs, foi vendido.
O console havia sido colocado à venda há algum tempo e a página Heritage Auctions informou que o lance vencedor da compra foi de US$ 360 mil, o que atualmente dá cerca de R$ 1,64 milhão. Ainda segundo a página, este é provavelmente o único protótipo deste videogame, pois os outros foram provavelmente destruídos.
Feito em 1992, este Super Nintendo com CD-ROM foi concebido após o sucesso do SNES e dizem que ele iria rodar não apenas cartuchos do console 16-bits (algo que este protótipo faz), mas também jogos em CD, só que nenhum game foi lançado em CD para ele.
Os leiloeiros testaram o console usando um cartucho de Mortal Kombat para SNES e o drive de CD-ROM com CDs de música, que ele reproduz normalmente.
O videogame foi originalmente encontrado no sótão de Terry Diebold por seu filho em uma de muitas caixas que ele havia comprado em um leilão da empresa onde trabalhava. Depois disso, ele foi consertado e recentemente colocado em um leilão, onde foi adquirido por um abonado e felizardo comprador, cuja identidade está sendo mantida em sigilo.
Via: GameHall
segunda-feira, 2 de março de 2020
Kazuhisa Hashimoto, criador do clássico "Código da Konami", faleceu ontem aos 61 anos
O programador e desenvolvedor Kazuhisa Hashimoto, criador do "Código da Konami" (Konami Code), faleceu na noite de ontem, 25 de fevereiro, aos 61 anos. O cheat "cima-cima-baixo-baixo-esquerda-direita-esquerda-direita-B-A-Start" foi usado pela primeira vez em 1986 e ficou famoso em diversos jogos (tanto da Konami quanto de outras desenvolvedoras).
A informação do falecimento veio através de Yuji “TECHNOuchi” Takenouchi, um ex-compositor musical que trabalhou com Hashimoto na Konami. De acordo com Takenouchi, ele nunca foi da mesma equipe do desenvolvedor, mas eram amigos.
Kazuhisa Hashimoto nasceu em 15 de novembro de 1958 e trabalhou na Konami nas décadas de 1980 e 1990. Além criar o Código da Konami, o programador participou de vários títulos importantes na história da desenvolvedora de jogos, como Gradius para NES, Lethal Enforcers para Super Nintendo e Mega Drive, Gradius 3 do Super Nintendo e Winning Eleven 4 para Playstation. A causa da morte permanece desconhecida.
O Código da Konami
O Konami Code - também apelidado de Contra Code -
surgiu em 1986 como uma forma de facilitar a vida de Hashimoto e,
posteriormente, dos jogadores em geral. Ele foi inserido durante o
desenvolvimento do game Gradius para NES, pois o
programador achou muito difícil de testá-lo. O código permaneceu dentro
do jogo após o lançamento e a Konami decidiu deixá-lo lá, pois removê-lo
poderia resultar em novos bugs.Depois do primeiro Gradius, a empresa continuou colocando o cheat em outros títulos da mesma franquia, assim como em outros de seus jogos. No geral, a combinação "cima-cima-baixo-baixo-esquerda-direita-esquerda-direita-B-A-Start" dá uma série de aprimoramentos ao jogador ou uma quantidade muito maior de vidas extras que o normal. No caso de Contra, um dos jogos pelo qual o código ficou mais conhecido, era possível ganhar 30 vidas.
Com o tempo, o Código da Konami se tornou um marco da cultura pop, sendo introduzido em diversos jogos de outras companhias pelo mundo e também em situações fora do mundo dos games. Em Bravely Default, é possível desbloquear um teaser-movie para Bravely Second mais cedo usando o código.Títulos famosos como Fortnite e League of Legends também contam com ele, e até a Netflix tem um menu secreto que pode ser encontrado através de uma combinação de comandos quase idêntica. No mundo do cinema, a Disney chegou a fazer referência ao Konami Code em Detona Ralph (2012).
Via: Adrenaline
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Protótipo do “SNES PlayStation” vai a leilão nos EUA
Em um dado momento da história dos videogames, a Sony trabalhou com a
Nintendo para lançar um SNES que pudesse ler CDs. Esse console seria
chamado de PlayStation.
No entanto, a parceria não foi adiante e você sabe o que aconteceu a partir disso: simplesmente nasceu o PlayStation que todos nós conhecemos. Apesar disso, um protótipo desse SNES especial foi criado.
Acreditava-se que a existência desse protótipo fosse um mito, mas além de ser real, é a primeira vez que será oferecido em leilão público. É dito também que seria o último protótipo dos supostos 200 que foram criados. Ao que consta, os outros protótipos foram destruídos.
O leilão – organizado pela Heritage – pode ser visto neste link. A Heritage diz que testou o console com um cartucho do Super Famicom de Mortal Kombat e que está funcionando perfeitamente. Já quanto ao leitor de CDs, a descrição diz que não estava funcionando quando o protótipo foi encontrado em 2009. Desde então foi reparado e agora lê CDs de músicas – não se sabe se existe algum software que rode no console.
No momento de postagem desta notícia, o leilão encontra-se em 30 mil dólares.
Via: PSX Brasil
No entanto, a parceria não foi adiante e você sabe o que aconteceu a partir disso: simplesmente nasceu o PlayStation que todos nós conhecemos. Apesar disso, um protótipo desse SNES especial foi criado.
Acreditava-se que a existência desse protótipo fosse um mito, mas além de ser real, é a primeira vez que será oferecido em leilão público. É dito também que seria o último protótipo dos supostos 200 que foram criados. Ao que consta, os outros protótipos foram destruídos.
O leilão – organizado pela Heritage – pode ser visto neste link. A Heritage diz que testou o console com um cartucho do Super Famicom de Mortal Kombat e que está funcionando perfeitamente. Já quanto ao leitor de CDs, a descrição diz que não estava funcionando quando o protótipo foi encontrado em 2009. Desde então foi reparado e agora lê CDs de músicas – não se sabe se existe algum software que rode no console.
No momento de postagem desta notícia, o leilão encontra-se em 30 mil dólares.
Via: PSX Brasil
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
Projeto traz game clássico do Atari para a vida real
Uma empresa do Uruguai transformou Atari Pong, jogo lançado em 1972 no clássico dos videogames, em uma versão física. De acordo com o criador do projeto, Daniel Perdomo, a ideia tem sido desenvolvida durante os últimos dois anos, com base em habilidades e conhecimentos conquistados no Google, no YouTube e em fóruns.
Como funciona?
Cada jogador move o seu bloco com botões semelhantes a um controle arcade. O ângulo da batida pode mudar a bola e, em um modo single player, o dispositivo joga sozinho, enfrentando o usuário.
O desenvolvedor agora procura uma incubadora e pessoas que ajudem a transformar o protótipo em um produto real.
Via: Olhar Digital
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
Atari anuncia rede de hotéis temáticos
A Atari Interactive, empresa por trás do console Atari VCS, acaba de anunciar que fechou uma parceria para construir uma rede de hotéis temáticos, os “Atari Hotels”.
Ao todo, serão oito hotéis, sendo que o primeiro será construído ainda neste ano em Arizona, nos Estados Unidos. Os outros estão planejados para Las Vegas, Denver, Chicago, Austin, Seattle, São Francisco e San Jose.
A ideia da empresa é oferecer uma experiência única de hospedagem com o tema de videogames, misturando elementos modernos e retrô.
Hóspedes de todas as idades vão poder jogar títulos em realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Alguns hotéis até terão áreas especiais para receber eventos de Esports.
Mais informações podem ser encontradas aqui.
Via: Jovem Nerd
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Um brasileiro está desenvolvendo um fã-game em 16-bits do Jaspion
Fala a verdade! Nos anos 90, tudo o que você queria era jogar em seu Super Nintendo, ou Mega Drive, games de seus heróis japoneses preferidos, não é mesmo? O problema é que não existiam tais games. Séries populares no Brasil, como Jaspion, Changeman, ou Jiban, foram exibidas no Japão durante os anos 80, em uma época que tais consoles nem haviam sido lançados ainda.
Mas, nada como o trabalho dos fãs, que buscam trazer à vida projetos que nunca existiriam. Rafael Vasconcelos Souza está desenvolvendo o game que, no melhor estilo 16-bits, leva toda aquela aura de game dos anos 90, para uma série que era extremamente popular na época. E que segue em alta, pois um mangá e um filme sobre o herói estão em desenvolvimento.
O game, que se inspirou em games como os dos Power Rangers em 16-bits, tem cenários inspirados na série, como as clássicas pedreiras ao fundo. O herói, começa o game sem sua armadura, e coletando power-ups, se transforma em O Fantástico Jaspion. A sua transformação é apresentada usando vídeos originais do seriado, deixando este momento bem parecido com os games em FMV do Sega CD.
O gameplay, no trailer, se mostra bem ágil, com o herói usando de combos para derrotar as hordas de inimigos. É possível usar a espada e a laser gun nos combates, além de controlar o lendário “Gigante Guerreiro”, o Daileon. Funcionando como o combate contra chefes, a luta é no “mano a mano”, e tenta reproduzir as lutas do robô contra as ameaças alienígenas.
É possível apoiar o projeto no Patreon, e no Ko-fi. O criador do game já explicou que o game não tem fins lucrativos. E, uma vez pronto, vai ser disponibilizado gratuitamente. Desejamos, também, que os responsáveis pelos direitos autorais do Jaspion no Brasil, que estão desenvolvendo projetos muito bacanas com o personagem, olhem com carinho para este projeto.
Via: Arkade
terça-feira, 14 de janeiro de 2020
Dentista paga cerca de R$ 4 milhões em 40 títulos raros de NES
Um dentista norte-americano chamado Eric Naierman desembolsou US$ 1 milhão – cerca de R$ 4 milhões na cotação do dia – para comprar 40 games lacrados do clássico Nintendinho.
Eric adquiriu os títulos de três outros colecionadores que compraram todos esses jogos ao longo de 52 anos (entre os três). Dentre esses 40 jogos, existem jogos raros, exclusivos e fechados, entre os quais: versão arcade de Mario Bros para NES (1986), as únicas duas cópias de Golf (1985), a única cópia de Balloon Fight (1986) e a cópia única de Gumshoe (1986).
No jornal The Washington Post, vários especialistas expressaram que este é “um ponto de virada” no mercado. Foi determinado que o aumento no hobby de colecionar videogames aumenta rapidamente e cataloga a coleção adquirida por Eric Naierman como uma das mais completas e raras que existem até agora.
Via: GameHall
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Glitch é descoberto em Street Fighter II após 28 anos
Street Fighter II: The World Warrior é um clássico dos videogames e, sem dúvida, um dos jogos de luta mais jogados da história. Dito isso, após 28 anos era praticamente impossível um bug ser descoberto. Mas o YouTuber desk mostrou que ainda há mistérios a serem desvendados.
Após dois meses de tentativas e erros, desk conseguiu reproduzir um glitch que acabou vendo enquanto jogava com Blanka e enfrentava o M. Bison da CPU. No caso, Blanka estava entrando na animação de pulo, porém defendeu um ataque “low” (a rasteira de M. Bison) de pé, o que é impossível. Não só isso, mas após defender, tomou o segundo golpe fraco e acabou se afastando de uma forma que não faria sentido para aquele golpe.
Após tentar repetir isso diversas vezes sem sucesso, desk percebeu que foi algo relacionado ao chamado “512 Guard”. Essa mecânica é algo que os desenvolvedores colocaram no game e significa que a cada 512 ataques, 1 deles será defendido automaticamente para o jogador. Partindo dessa ideia, desk consegue provar que é isso que causa o glitch. Ou seja, se você pular no começo da animação e não defender, mas acabar defendendo por conta do 512 Guard, o glitch acontece. E o comportamento do personagem em relação ao segundo ataque é porque o personagem está no ar, pela lógica da programação. O vídeo explica melhor visualmente o que estamos tentando descrever.
Via: PSX Brasil
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Você não vai reconhecer o Mario
Mario é um dos personagens fictícios mais conhecidos que existem, a maioria das pessoas mesmo as que não jogam video game conseguem reconhecer ele facilmente.
Mas já imaginou como o Mario ficaria sem seu tradicional macacão? Ou sem o seu bigode? O resultado é bem impressionante.
Sem o bigode, boné, macacão e luvas o Mario parece ser outra pessoa! Aposto que nem o Luigi ou a Princesa Peach conseguiriam reconhece-lo.
Via: Jogorama
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