quinta-feira, 3 de março de 2022

John Romero criou um novo nível pago para Doom II, e todo o dinheiro ganho será destinado para Ucrânia

 Doom é um dos FPS mais conhecidos de todos os tempos e até mesmo pode ser considerado o pai desse gênero que ganha incríveis jogos até hoje. O criador do Doom original, John Romero, criou um novo nível para Doom II, clássico das antigas, lançado lá em 1994.

O novo nível foi intitulado de 'One Humanity' e foi o primeiro nível criado do zero desde o lançamento do jogo. Caso você tenha interesse, o mesmo pode ser adquirido por 5 euros, e todo o dinheiro será destinado à caridade da Cruz Vermelha e ao Fundo Central de Resposta a Emergências. Lembrando que 100% dos ganhos serão doados.

John Romero alerta os futuros compradores que será necessário ter uma cópia original de Doom II, pois o novo nível não irá funcionar em cópias alternativas ou versões por outros meios.

Para os fãs de Doom II, esse é um ótimo momento, além de você poder voltar para esse clássico e jogar algo inédito após anos, também irá ajudar a Ucrânia.

Via: GameVício

quarta-feira, 2 de março de 2022

Descoberto centenas de jogos retro ainda lacrados em um armazém dos Estados Unidos

 

Em 1994, uma loja de videojogos no Nebrasca, Estados Unidos, fechou as portas e o seu inventário foi guardado em um armazém, com jogos SNES e Mega Drive ainda lacrados.

O pessoal do GameRoom, dedicado à revenda de jogos, descobriu está coleção de jogos SNES, Sega CD, Mega Drive, Saturn e 3DO que promete dar o que falar, especialmente porque encontraram muito mais do que cópias de Madden.

Cópias de Chrono Trigger ainda fechadas no plástico no valor de 2.1 mil euros, jogos Final Fantasy 3 no valor de mil euros, e cerca de mil e cem euros em unidades de Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles In Time estão entre as relíquias aqui descobertas.

Até mesmo jogos mais comuns nos mercados de usados, guardados aqui no plástico e ainda por abrir, asseguram que se trata de uma coleção que vale milhares de euros.

Via: Eurogamer

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Atari pede ajuda dos gamers para encontrar criador de jogo do console 2600

A Atari está em busca de um misterioso programador, responsável por um jogo desconhecido chamado Aquaventure. Este é, na verdade, o protótipo de um jogo para o antigo Atari 2600, que apareceu pela primeira vez em um mercado de usados nos anos 90, mas que nunca teve sua origem descoberta. A empresa agora quer resolver este mistério e trazer Aquaventure para os holofotes com a ajuda dos fãs.

A ideia é tentar republicar Aquaventure em cópia física e em edição de colecionador, por meio da divisão Atari XP, que costuma fazer isso com vários clássicos nunca lançados do aparelho. Para isso a produtora publicou um apelo em seu site oficial, explicando a situação e pedindo que fãs auxiliem na busca pelo misterioso autor ou autora.

O grande problema é que, segundo a própria Atari, até os anos 80 a maioria dos jogos não apresentavam créditos dos seus programadores, apenas das empresas que foram responsáveis pelo lançamento. Isso dificultou uma série de relançamentos e trouxe problemas de direitos autorias ao longo dos anos.

No artigo publicado no site oficial, a Atari XP pessoas que tiveram envolvimento indireto no jogo, mas que não são seus autores originais. Ainda assim a busca continua, até que alguém apareça para tomar posse do título.

Game já está em pré-venda

A Atari, porém, não parece preocupada em achar quem fez o jogo antes de, de fato, vendê-lo. O game já é oferecido em pré-venda no site da Atari XP, por US$ 50 e com previsão de lançamento para 2022, ainda sem data mais específica.

O jogo virá com caixa, manual e cartuchos novinhos em folha, mas seu conteúdo será o original do protótipo, por isso é provável que ele esteja um pouco bugado e obviamente sem final – mas até aí, muitos games de Atari não tinham finais, certo?

Ao que tudo indica, Aquaventure era um game onde controlávamos um pescador, que precisava atirar em criaturas marinhas, similar a jogos de nave laterais que eram populares nos anos 80.

Via: Tecnoblog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Crystal Dynamics divulga vídeo de Tomb Raider nunca antes visto

A Crystal Dynamics divulgou durante o PAX East um vídeo promocional de Tomb Raider III que foi visto apenas por aqueles que tiveram presente na festa de lançamento do jogo em 1998.

O vídeo que podem ver na parte final e que tem o nome The Trilogy, parece que estava perdido mas o produtor Janey de Nordwall encontrou o original recentemente e o estúdio decidiu partilhar este pequeno filme com os fãs de Lara Croft.

O trabalho foi produzido pela Silver Films e mostra-nos dois detetives a interrogar um jogador que dizer ser namorado de Lara Croft.

No evento foi também referido que em ainda este ano será lançado um álbum com a música da trilogia original de Tomb Raider que se chamará Tomb Raider Suite.



Via: Eurogamer

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Surge novo gameplay de Earthbound 64


No início desse mês, um usuário colocou à venda um raro CD-ROM da Nintendo contendo nada mais nada menos do que gravações de EarthBound 64, um projeto 3D para o Nintendo 64 que acabou sendo cancelado, o qual teria sido o Mother 3.

Com o produto em leilão, começando com o valor de $18, um usuário do Twitter chamado Zen acabou levando o CD-ROM para casa pelo valor de $357. Depois disso, não demorou para as gravações do jogo chegarem na internet.

Embora já existisse vídeos do jogo espalhados pela internet, essa nova gravação traz 25 segundos com diversas cenas inéditas, permitindo que os fãs tenham uma ideia melhor de como poderia ter sido esse jogo.

EarthBound 64 originalmente seria o terceiro título da franquia, se inspirando em Super Mario 64 para levar a série Mother para o universo 3D, fazendo proveito do hardware do Nintendo 64.

Tendo sido cancelado, o jogo ressurgiu anos mais tarde como Mother 3 para o Game Boy Advance, mantendo um gráfico pixelado similar ao dos jogos anteriores da franquia.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Criador do NES e SNES, Masayuki Uemura morre aos 78 anos

Em comunicado oficial, a Universidade de Ritsumeikan confirmou que Masayuki Uemura, arquiteto principal do Famicom (NES) e do Super Famicon (SNES) morreu aos 78 anos, no dia 6 de dezembro.

Uemura se tornou diretor de estudos de jogos na Universidade de Ritsumeikan após se aposentar da Nintendo em 2004.

‎Originalmente, Uemura trabalhou na Sharp, vendendo tecnologia fotocélula para várias empresas, incluindo seu futuro empregador Nintendo. Mas, tudo mudou em 1981 com uma ligação.

“O presidente Yamauchi me disse para fazer um sistema de videogame, um que pudesse utilizar cartuchos.”

Disse Uemura em entrevista publicada no ‎‎ano passado‎‎ no ‎‎Kotaku‎‎.

“Ele sempre gostou de me ligar depois de ter bebido um pouco, então não pensei muito nisso. Eu só disse, ‘Claro, chefe’, e desliguei. Foi só na manhã seguinte, quando ele veio até mim, sóbrio, e disse: ‘Aquela coisa que conversamos – você está dentro?’ que me ocorreu: O assunto era sério.”‎

Uemura, então, começou a trabalhar no que se tornaria o Famicom — posteriormente conhecido como Nintendo Entertainment System. O console se tornou um fenômeno global.

Via: O Vício

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

PS1 ganha Memory Card customizado com WiFi e tela OLED



Já imaginou como seria ter um Memory Card de PlayStation 1 com suporte a cartão microSD funcionando perfeitamente em pleno 2021? Pois a 8BitMods anunciou o MemCard Pro exatamente para esse fim, com direito a suporte a conexão com WiFi e tela de OLED!

O produto já está em pré-venda por 69,07 dólares e será lançado em 07 de março de 2021. Com o MemCard Pro será possível armazenar arquivos de até 1TB, bastando inserir o seu microSD favorito no acessório, que é compatível com as principais marcas do mercado.

Para fins de comparação, 1GB aguenta até 8.192 memory cards (vale lembrar que o original tinha apenas 1 MB de espaço). Com o WiFi, você ainda pode usar uma interface da web para conferir quais jogos estão salvos no dispositivo, o que parece bastante conveniente.

Via: Tecmundo

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Atari anuncia lançamento de jogos inéditos em cartucho com iniciativa Atari XP

 
















Nesta terça-feira (16) a Atari anunciou um projeto no mínimo inusitado: a iniciativa Atari XP. O objetivo da empresa é disponibilizar jogos raros ou nunca lançados do antigo console em forma de cartucho, trazendo de volta à vida o espírito do clássico videogame.

O projeto parece mirar diretamente nos colecionadores de jogos, uma vez que os títulos serão produzidos seguindo rígidas especificações de qualidade e utilizando materiais premium. 

Os cartuchos serão fabricados nos Estados Unidos. Eles terão bordas chanfradas para prevenir danos nos pinos de contato, conectores reforçados banhados a ouro e consumo de energia idêntico ao dos originais da época.

Jogos perdidos no tempo

Os três primeiros jogos sob a bandeira da Atari XP serão Yars’ Return, Aquaventure e Saboteur. O primeiro game é uma continuação direta de Yars’ Revenge, jogo original mais vendido do Atari 2600, lançado em 1982.

Saboteur é um Shooter com vários estágios desenvolvido por Howard Scott Warshaw em 1983. Já Aquaventure é um jogo de exploração subaquática que foi criado em um período dominado por jogos espaciais. Ele nunca foi lançado em mídia física antes.

A Atari afirma que novos cartuchos da publisher Atari XP virão na sequência, sempre incluindo jogos raros, versões aprimoradas dos clássicos (melhorando jogabilidade e gráficos) ou até mesmo títulos que nunca viram a luz do dia. 

O CEO da empresa, Wade Rosen, afirma que essa é uma oportunidade para produzir conteúdos nostálgicos e de alto valor, voltados a uma comunidade de fãs hardcore da Atari.

Em quantidades limitadas

Os cartuchos serão comercializados em edições Standard e Limited Edition, com direito à caixinha no estilo Atari 2600. 

O diferencial da Edição Limitada é que o cartucho utiliza um material plástico especial, além de acompanhar pôster, manual impresso com materiais bônus, um pin colecionável, certificado de autenticidade e uma cópia digital do game, que pode ser jogada diretamente no Atari VCS.

Pré-venda já começou!

Ao todo, serão produzidas apenas 1.983 cópias de cada Edição Limitada, em homenagem ao ano em que os jogos seriam lançados. Cada cartucho Edição Limitada custará a módica quantia de US$ 149,99 (aproximadamente 830 reais, sem considerarmos impostos). Já o preço da Edição Standard é de US$ 49,99. 

Os games estão disponíveis em pré-venda no site da Atari XP.

Via: Adrenaline

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Designer do NES e SNES se aposenta da Nintendo após 40 anos

 



Lance Barr, o designer do NES e SNES (Nintendinho 8 bits e Super Nintendo, como conhecemos popularmente no Brasil), se aposentou depois de quase 40 anos na Nintendo.

Ele foi responsável não só pelo desenho de icônicos consoles, mas também trabalhou em periféricos, como o Nunchuck do Nintendo Wii e o NES Zapper.

O NES, abreviatura de Nintendo Entertainment System, pode parecer bem quadrado em relação aos lançamentos mais recentes, mas seu visual é um dos mais reconhecíveis instantaneamente no mundo todo.

Designer do NES e SNES modificou o desenho original das versões japonesas

Conhecido como Famicom no Japão, o console foi redesenhado por Barr para o mercado americano, com o designer apresentando o mecanismo para carregar na parte frontal pelo qual o console é lembrado.

Barr também alterou o design do Super Famicom, ou Super Nintendo Entertainment System, dando ao hardware um design mais quadrado em comparação com a versão mais arredondada do Japão e da Europa.

O artista anunciou sua aposentadoria em uma publicação no LinkedIn. Ele mudou sua seção de “Experiência” para incluir “Aposentado”, escrevendo:

“Depois de quase 39 anos na Nintendo, estou me aposentando e passando para ‘outros’ projetos.”

Barr trabalhou na Nintendo como Diretor de Design e Marca desde 1982, ingressando na empresa três anos antes do lançamento do Nintendo Entertainment System nos Estados Unidos.

O Nintendinho 8 bits vendeu mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo, e o SNES de 1991 teve quase o mesmo sucesso, com 49,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Via: Nerdizmo

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Artista Hiroshi “Mr Dotman” Ono da Bandai Namco faleceu aos 64 anos






















O artista da Bandai Namco, Hiroshi Ono, mais conhecido como Mr Dotman, faleceu aos 64 anos. Um comunicado na página oficial de Ono no Twitter (via VGC) afirmou que ele faleceu em 16 de outubro após uma longa doença.

Ono era um artista gráfico que ingressou na Namco em 1979 e permaneceu até 2013, muito depois de sua fusão com a Bandai. A maioria dos jogos clássicos de arcade da Namco foram influenciados por Ono de alguma forma. Ele esteve envolvido no design do gabinete para Pac-Man e criou vários outros logotipos e peças de arte de gabinete para outros jogos da Namco.

É seu trabalho como um artista de pixel que o tornou mais conhecido, no entanto, que começou quando ele fez os sprites para Galaga. Em uma entrevista de 2011, o criador de Galaga, Shigeru Yokoyama, atribuiu a Ono o trabalho de sprite do jogo, afirmando que, enquanto ele desenhava a arte do conceito inicial, foi Ono quem a refinou e fez os icônicos sprites inimigos alienígenas.

Ono, que também criou os sprites para Dig Dug, citou seu trabalho em Galaga como um de seus sprites favoritos criados na Namco, junto com os de Xevious e Mappy.

Membros da indústria de jogos japonesa começaram a prestar seus respeitos a Ono e sua influência. O diretor de jogos da Tekken, Katsuhiro Harada, que está empregado na Bandai Namco desde meados dos anos 90, agradeceu a Ono em um tweet. “Oramos por sua alma”, disse ele. “Muito obrigado, Sr. Hiroshi Ono.”

O compositor de Streets of Rage, Yuzo Koshiro, também prestou homenagem ao trabalho de Ono, dizendo que sua filha recentemente viu alguns dos trabalhos de Ono e os adorou. “Fiquei impressionado que suas artes de pixel não apenas inspiraram fortemente minha geração, mas também resistiram ao teste do tempo”, disse ele.

Via: PSX Brasil