quinta-feira, 1 de julho de 2021
Falece Near, criador dos emuladores BSNES e Higan
Nos últimos dias, Near esteve passando por muitos problemas. Ele postou diversas vezes em suas redes sociais que estava sofrendo ataques online do fórum Kiwi Farms, os quais estavam atacando não só o próprio desenvolvedor, mas aqueles próximos a ele também.
Near afirma sempre ter sofrido bullying durante toda sua vida, por ser uma pessoa não binária, mas os ataques vindo do Kiwi Farms acabaram se intensificando muito durante os últimos meses.
Agora temos a tristeza de informar que Near faleceu recentemente, conforme relatado por um dos amigos próximos dele. Tudo leva a crer que a morte do desenvolvedor tenha sido por suicídio.
Ainda ontem, Near havia postado suas últimas palavras no Twitter, descrevendo todos os problemas que passou não só nesses últimos dias, mas durante toda sua vida.
"Este sou eu. Meu nome verdadeiro é Dave. Sinto muito, eu nunca consegui sorrir. A verdade é que fui intimidado, ridicularizado e humilhado durante toda a minha vida. Das minhas primeiras memórias da escola primária até agora. Sempre me magoou tanto que não consigo descrever em palavras. Eu consegui aguentar por pouco isso com forte depressão quando era apenas o 4chan.
Mas a Kiwi Farms tornou o assédio muito pior. Passou de simplesmente me atacar por ser autista a atacar e vazar informações de meus amigos e tentar levar um deles ao suicídio, para apenas tentar conseguir uma reação minha. Perdi um dos meus melhores amigos por isso. Me sinto responsável.
Eu não aguento mais. Eu tentei de tudo. Tomei todos os medicamentos disponíveis. Tentei vários terapeutas. Tentei me fechar para o mundo. Não ajudou em nada. Todas as noites tenho ataques de pânico, medo e preocupação. Eu tentei mudar de todas as formas possíveis, como eles queriam, a fim de fazer isso parar, mas nunca parou. A cada poucos meses, era algo novo. Um novo doxxing, uma nova postagem, uma nova tangente. É demais para eu continuar suportando.
Muito obrigado a todos pelas mensagens gentis. Por favor, cuidem de si mesmo. Eu amo muito todos vocês. Obrigado por todo o seu apoio ao longo dos anos. Foi uma grande honra. Vou sentir muito a falta de vocês, mas pelo menos posso finalmente estar em paz."
Via: GameVicio
segunda-feira, 7 de junho de 2021
Desenvolvedores de Tetris Effect revelam como acessar fase secreta 1984
No dia 6 de junho é celebrado o aniversário de Tetris. O jogo criado por Alexey Pajinov foi lançado pela primeira vez em 1984. Para comemorar a data, os desenvolvedores de Tetris Effect divulgaram uma fase secreta que, a princípio, ainda não tinha sido descoberta pelos jogadores.
Tetris Effect possui duas fases secretas. A primeira, chamada de
1989, foi descoberta bem rápida pelos jogadores. Com visuais que remetem
ao Game Boy da Nintendo, a fase é destravada ao participar do Weekend
Ritual – se o objetivo é alcançado, a fase fica disponível por 24 horas.
Para aqueles que querem destravá-la de forma permanente, é preciso
chegar ao nível 50 de jogador.
Já a segunda fase secreta é a 1984. É um tributo ao Tetris original no Electronika 60, PC soviético antigo que Alexey Pajinov usou para criar o game.
Para acessá-la, você precisa usar um teclado USB. Primeiro, coloque o seguinte código na tela de título: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, O e X (basicamente o Konami Code). Ao fazer isso, coloque 06061984 (data de nascimento de Tetris) no teclado e aperte Enter. Uma mensagem avisará que você destravou a fase 1984.
A princípio, essa fase (1984) era destravada automaticamente após 6 de junho de 2019 (Tetris Effect
chegou em novembro de 2018), porém os desenvolvedores atualizaram o
jogo e isso não acontece mais. Pelo que consta, usando o teclado USB é a
única forma de acessar a fase atualmente.
Via: PSX Brasil
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Atari divulga a data de lançamento em varejo do seu hardware Atari VCS
O sistema Atari VCS logo completará sua longa jornada de lançamento, já que a Atari anunciou ontem um lançamento de varejo em 15 de junho para o hardware.
O VCS foi anunciado originalmente em junho de 2017, logo depois que o NES Classic despertou uma onda de interesse em hardware de jogos retro.
Na época, o projeto se chamava Ataribox e era faturado como "anos em construção" e "em breve".
Uma campanha de crowdfunding Indiegogo para o projeto em 2017 foi adiada para o verão de 2018. O lançamento declarado da campanha em março de 2019 foi adiado para o final de 2019 para que as especificações pudessem ser melhoradas.
Mas antes que o sistema pudesse ser lançado, o arquiteto-chefe do projeto renunciou, dizendo que a Atari não o pagava há mais de seis meses.
A Atari garantiu às pessoas que estava "profundamente nos estágios finais de pré-produção" no VCS em novembro de 2019, com uma janela de lançamento planejada para março de 2020.
Mas quando março chegou, a Atari estava apenas montando seus primeiros kits de desenvolvimento e avisando que a recém-declarada pandemia de COVID-19 poderia atrasar ainda mais a chegada do sistema.
A Atari começou a despachar as unidades do VCS para patrocinadores da Indiegogo em dezembro passado, dizendo que iria despachar para varejistas no primeiro trimestre deste ano.
O Atari VCS custará US$ 300 para a
edição base, ou US$ 400 para uma edição All-In que vem com dois
controles. Ambas as versões vêm com o Atari VCS Vault Vol. 1 coleção de
100 dos jogos mais antigos da empresa, dos fliperamas e do Atari 2600.
Via: GameVicio
terça-feira, 1 de junho de 2021
Cópia intocada de Super Mario Bros é leiloada por US$ 660.000
A Heritage Auctions Comics & Comic Art Leilão acaba de anunciar que uma cópia de um antigo hangtab de Super Mario Bros quebrou o recorde de maior preço já pago por um videogame. O game estava lacrado e foi considerado a cópia mais conservada já vista. Ele foi colocado a leilão, sendo arrematado por US$ 660.000, equivalente a R$ 3,7 milhões em conversão direta.
Imagina "esquecer" que você tem uma fortuna de US$ 660.000 no fundo de uma gaveta. Um vendedor, que pede para não ser identificado, comprou uma cópia de Super Mario Bros para dar de presente de natal, em 1986. Ela caiu no fundo de uma gaveta e ficou perdida. Ficou lá por 35 anos, até ser encontrada e colocada a venda em um leilão aberto.
Em entrevista, o vendedor afirmou "A cópia ficou todo esse tempo no fundo da mesa do escritório, desde o dia em que a comprei." Ele
ainda fala que nunca pensou em recuperar o hangtab, nem mesmo vender.
Apesar disso, decidiu entrar em contato com a Heritage por curiosidade
quando localizou a unidade.
Valarie McLeckie, diretora de videogames da Heritage
Auctions, afirma que assim que a cópia foi vista tinha a certeza de que a
comunidade gamer saudosista iria ficar tão empolgada quanto a empresa.
"Mesmo assim, o grau em que este jogo foi adotado fora do mercado foi
excepcional e esse aspecto desta venda certamente excedeu nossas
expectativas. Porém, suponho que não possamos estar muito chocados; quem
não ama Mario?" afirma a diretora.
A cópia do jogo foi classificada como 9,6/A+ em nível de conservação. Esse aspecto certamente ajudou a quebrar o recorde de venda com o lance mais alto da história em games. A WataGames disse em comunicado que essa é "a melhor cópia conhecida por ter sido avaliada profissionalmente para leilão".
A versão leiloada é de 1986 e é considerada extremamente rara.
Isso porque a primeira embalagem foi feita apenas durante o ano de
lançamento. Logo em 1987 ela foi alterada, deixando pouquíssimas
unidades a venda com a cara original. "Uma vez que a janela de
produção para esta cópia e outras semelhantes era tão curta, encontrar
outra cópia desta mesma produção executada em condições semelhantes
seria o mesmo que procurar por uma única gota d'água em um oceano", disse Valarie.
O recorde anterior pertencia a um cartucho de Super Mario Bros 3 de US$ 156.000,
vendido em novembro de 2020. Esse valor ultrapassou o recorde anterior,
que pertencia ao próprio Super Mario Bros e, também, de Mega Man de 1987, que tinha sendo vendido por US$ 102.000. O novo recorde supera em mais de 5 vezes o segundo e terceiro lugar.
Via: Adrenaline
sexta-feira, 7 de maio de 2021
Nova versão de Alex Kidd in Miracle World chega em junho para PC e consoles
Alex Kidd in Miracle World DX, nova versão do clássico de Master System, acaba de receber um trailer de gameplay que revelou a sua data de lançamento: 24 de junho de 2021!
O vídeo, que pode ser conferido logo acima, mostra alguns cenários, inimigos e até a mecânica de jokenpô.
A versão terá gráficos reformulados e contará com conteúdo extra, como novas fases, modos adicionais e chefões alternativos. Além disso, um modo retrô, que altera para o visual original, também estará presente.
O jogo será lançado para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series
X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam) no dia 24 de junho.
Via: Jovem Nerd
quinta-feira, 8 de abril de 2021
Atari anuncia sua nova divisão de jogos focada em desenvolver títulos modernos
Atari acaba de anunciar a criação de uma nova divisão para o desenvolvimento de jogos. De acordo com a empresa, essa divisão se focará em revitalizar os jogos clássicos da Atari para a era moderna.
A empresa afirmou que irá realizar uma reestruturação das suas operações em duas divisões, a Atari Gaming e a Atari Blockchain. Embora a divisão de jogos continuará trabalhando em jogos retro, um novo desenvolvimento será transferido para o PC e consoles.
A empresa promete
revitalizar seu histórico de IPs, trazendo campanhas singleplayer
robustas, jogos multiplayer e até mesmo títulos cooperativos. Outro
grande ponto importante dessa nova empreitada da Atari, será o fato de
que começará a licenciar suas franquias, tanto na indústria de jogos
quanto fora.
"A Divisão de Jogos da Atari, que incluirá todos os
recursos não incluídos na Divisão Blockchain, se concentrará em
desenvolver jogos e em particular no mercado de expansão de jogos retro.
Financeiramente, a Atari priorizará o crescimento de longo prazo e o
fluxo de caixa sustentável. Para fazer isso, a Atari se baseará em três
pilares básicos para a divisão de Jogos: jogos, VCS e licenciamento."
Já
a divisão Blockchain Division se focará nas possibilidades das
criptomoedas, incluindo o uso das Atari Tokens na compra de itens
virtuais.
segunda-feira, 5 de abril de 2021
Fã desenvolve adaptador de jogos de MSX para o Game Gear

Quem é jogador das antigas certamente se lembrará do saudoso MSX, o microcomputador lançado em 1983 no Japão e que fez grande sucesso no Brasil, com uma legião de fãs bastante fiéis até hoje. Foi nele que grandes clássicos como "Metal Gear" e "Castlevania" surgiram em plataformas domésticas, por exemplo.
Pois então, algo bem interessante no perfil técnico do aparelho é que ele usa o microprocessador Z-80A (Zilog) de 8 Bits, usado em vários sistemas, entre eles o Master System e o portátil Game Gear, ambos da Sega. E a boa notícia para os fãs do MSX é que um adaptador conhecido como GGMSX está em desenvolvimento no Japão para o Game Gear.
Gear. Uma vez conectado, o dispositivo portátil será então capaz de rodar praticamente qualquer cartucho do MSX 1 (e apenas dele, jogos do MSX 2 não irão funcionar, pelo menos por enquanto). Já imaginou que maravilha, para você fã do MSX, poder jogar seus games favoritos da plataforma em um videogame portátil?
quarta-feira, 3 de março de 2021
Capcom remove bandeira controversa de Capcom Arcade Stadium
Com a chegada do Capcom Arcade Stadium ao Nintendo Switch, a Capcom
aproveitou a oportunidade para remover uma bandeira controversa que
aparecia em um dos cenários de Street Fighter II.
Previamente, o cenário de E. Honda em Street Fighter II tinha uma ilustração da Bandeira Sol Nascente do Japão. Embora a bandeira ainda seja usada pela marinha do Japão e apareça em muitos produtos japoneses, tem uma conotação negativa em vários países asiáticos - como a Coreia do Sul - por estar associada ao Imperialismo Japonês durante a Segunda Guerra Mundial.
Para evitar situações conflituosas com a audiência internacional, a Capcom optou por remover a bandeira neste cenário. Vale reforçar que o mesmo cenário em Street Fighter V não contém a bandeira - a Capcom removeu os raios do sol, o que nos parece uma melhor solução do que esta remoção completa na versão de Street Fighter II no Capcom Arcade Stadium.
O primeiro a perceber a diferença foi o
utilizador "pomegd" no Twitter, partilhando duas imagens que mostram o
cenário original e o cenário alterado.
Via: Eurogamer
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Os Arcades mais Bizarros do Mundo
Desde a década de 70, os arcades estão aí, reunindo jogadores em frente as máquinas pra jogar o que não tinhamos dentro de casa, mesmo hoje com acesso a maioria dos games, os Arcades ainda sobrevivem pois é um ponto de encontro entre os amigos. Quem nunca tirou um contra em Street Fighter, ou The King of Fighter com um amigo? Mas a verdade, é que a tentativa de inovação dos arcades, fez com que fossem criadas inúmeras máquinas que não fazem o menor sentido! Algumas delas tem suas vantagens e são criativas, já outras, nem isso podemos dizer.
Conheça no vídeo algumas máquinas de Arcade que saíram completamente do padrão e tentaram inovar, mas, acabam falhando miseravelmente!
Via: Gamehall
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
PlayStation original possui função de restaurar save
O PlayStation 1 já possui quase 26 anos e um YouTuber divulgou uma funcionalidade que talvez nem todos a conheçam. Basicamente, é possível restaurar um save que você acidentalmente deletou do Memory Card.
Ou seja, se você acessar o menu que gerencia os saves do Memory Card (basta ligar o console com a tampa aberta) e deletar um save qualquer, você pode restaurá-lo pressionando L1, L2, R1 e R2 ao mesmo tempo. O YouTuber pressiona três vezes para garantir que consiga o tempo exato com mais segurança.
Ao fazer isso, você restaura o save deletado,
que pode ter sido acidental. Obviamente, vale notar que isso
provavelmente não é válido para saves apagados antes em outras ocasiões.
É basicamente uma função de “desfazer”.
Via: PSX Brasil