quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Protótipo do “SNES PlayStation” vai a leilão nos EUA

Em um dado momento da história dos videogames, a Sony trabalhou com a Nintendo para lançar um SNES que pudesse ler CDs. Esse console seria chamado de PlayStation.

No entanto, a parceria não foi adiante e você sabe o que aconteceu a partir disso: simplesmente nasceu o PlayStation que todos nós conhecemos. Apesar disso, um protótipo desse SNES especial foi criado.

Acreditava-se que a existência desse protótipo fosse um mito, mas além de ser real, é a primeira vez que será oferecido em leilão público. É dito também que seria o último protótipo dos supostos 200 que foram criados. Ao que consta, os outros protótipos foram destruídos.

O leilão – organizado pela Heritage – pode ser visto neste link. A Heritage diz que testou o console com um cartucho do Super Famicom de Mortal Kombat e que está funcionando perfeitamente. Já quanto ao leitor de CDs, a descrição diz que não estava funcionando quando o protótipo foi encontrado em 2009. Desde então foi reparado e agora lê CDs de músicas – não se sabe se existe algum software que rode no console.

No momento de postagem desta notícia, o leilão encontra-se em 30 mil dólares.

Via: PSX Brasil

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Projeto traz game clássico do Atari para a vida real



Uma empresa do Uruguai transformou Atari Pong, jogo lançado em 1972 no clássico dos videogames, em uma versão física. De acordo com o criador do projeto, Daniel Perdomo, a ideia tem sido desenvolvida durante os últimos dois anos, com base em habilidades e conhecimentos conquistados no Google, no YouTube e em fóruns.

Como funciona?


Cada jogador move o seu bloco com botões semelhantes a um controle arcade. O ângulo da batida pode mudar a bola e, em um modo single player, o dispositivo joga sozinho, enfrentando o usuário.
O desenvolvedor agora procura uma incubadora e pessoas que ajudem a transformar o protótipo em um produto real.

Via: Olhar Digital

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Atari anuncia rede de hotéis temáticos

















A Atari Interactive, empresa por trás do console Atari VCS, acaba de anunciar que fechou uma parceria para construir uma rede de hotéis temáticos, os “Atari Hotels”.

Ao todo, serão oito hotéis, sendo que o primeiro será construído ainda neste ano em Arizona, nos Estados Unidos. Os outros estão planejados para Las Vegas, Denver, Chicago, Austin, Seattle, São Francisco e San Jose.

A ideia da empresa é oferecer uma experiência única de hospedagem com o tema de videogames, misturando elementos modernos e retrô.

Hóspedes de todas as idades vão poder jogar títulos em realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Alguns hotéis até terão áreas especiais para receber eventos de Esports.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Via: Jovem Nerd

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Um brasileiro está desenvolvendo um fã-game em 16-bits do Jaspion






















Fala a verdade! Nos anos 90, tudo o que você queria era jogar em seu Super Nintendo, ou Mega Drive, games de seus heróis japoneses preferidos, não é mesmo? O problema é que não existiam tais games. Séries populares no Brasil, como Jaspion, Changeman, ou Jiban, foram exibidas no Japão durante os anos 80, em uma época que tais consoles nem haviam sido lançados ainda.

Mas, nada como o trabalho dos fãs, que buscam trazer à vida projetos que nunca existiriam. Rafael Vasconcelos Souza está desenvolvendo o game que, no melhor estilo 16-bits, leva toda aquela aura de game dos anos 90, para uma série que era extremamente popular na época. E que segue em alta, pois um mangá e um filme sobre o herói estão em desenvolvimento.

O game, que se inspirou em games como os dos Power Rangers em 16-bits, tem cenários inspirados na série, como as clássicas pedreiras ao fundo. O herói, começa o game sem sua armadura, e coletando power-ups, se transforma em O Fantástico Jaspion. A sua transformação é apresentada usando vídeos originais do seriado, deixando este momento bem parecido com os games em FMV do Sega CD.

O gameplay, no trailer, se mostra bem ágil, com o herói usando de combos para derrotar as hordas de inimigos. É possível usar a espada e a laser gun nos combates, além de controlar o lendário “Gigante Guerreiro”, o Daileon. Funcionando como o combate contra chefes, a luta é no “mano a mano”, e tenta reproduzir as lutas do robô contra as ameaças alienígenas.

É possível apoiar o projeto no Patreon, e no Ko-fi. O criador do game já explicou que o game não tem fins lucrativos. E, uma vez pronto, vai ser disponibilizado gratuitamente. Desejamos, também, que os responsáveis pelos direitos autorais do Jaspion no Brasil, que estão desenvolvendo projetos muito bacanas com o personagem, olhem com carinho para este projeto.

Via: Arkade

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

SNK vs CAPCOM - Vídeo de suposto protótipo de 1999 é vazado



Via: Santuário do Mestre Ryu

Dentista paga cerca de R$ 4 milhões em 40 títulos raros de NES






























Um dentista norte-americano chamado Eric Naierman desembolsou US$ 1 milhão – cerca de R$ 4 milhões na cotação do dia – para comprar 40 games lacrados do clássico Nintendinho.

Eric adquiriu os títulos de três outros colecionadores que compraram todos esses jogos ao longo de 52 anos (entre os três). Dentre esses 40 jogos, existem jogos raros, exclusivos e fechados, entre os quais: versão arcade de Mario Bros para NES (1986), as únicas duas cópias de Golf (1985), a única cópia de Balloon Fight (1986) e a cópia única de Gumshoe (1986).

No jornal The Washington Post, vários especialistas expressaram que este é “um ponto de virada” no mercado. Foi determinado que o aumento no hobby de colecionar videogames aumenta rapidamente e cataloga a coleção adquirida por Eric Naierman como uma das mais completas e raras que existem até agora.

Via: GameHall

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Glitch é descoberto em Street Fighter II após 28 anos



Street Fighter II: The World Warrior é um clássico dos videogames e, sem dúvida, um dos jogos de luta mais jogados da história. Dito isso, após 28 anos era praticamente impossível um bug ser descoberto. Mas o YouTuber desk mostrou que ainda há mistérios a serem desvendados.

Após dois meses de tentativas e erros, desk conseguiu reproduzir um glitch que acabou vendo enquanto jogava com Blanka e enfrentava o M. Bison da CPU. No caso, Blanka estava entrando na animação de pulo, porém defendeu um ataque “low” (a rasteira de M. Bison) de pé, o que é impossível. Não só isso, mas após defender, tomou o segundo golpe fraco e acabou se afastando de uma forma que não faria sentido para aquele golpe.

Após tentar repetir isso diversas vezes sem sucesso, desk percebeu que foi algo relacionado ao chamado “512 Guard”. Essa mecânica é algo que os desenvolvedores colocaram no game e significa que a cada 512 ataques, 1 deles será defendido automaticamente para o jogador. Partindo dessa ideia, desk consegue provar que é isso que causa o glitch. Ou seja, se você pular no começo da animação e não defender, mas acabar defendendo por conta do 512 Guard, o glitch acontece. E o comportamento do personagem em relação ao segundo ataque é porque o personagem está no ar, pela lógica da programação. O vídeo explica melhor visualmente o que estamos tentando descrever.

Via: PSX Brasil

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Você não vai reconhecer o Mario


Mario é um dos personagens fictícios mais conhecidos que existem, a maioria das pessoas mesmo as que não jogam video game conseguem reconhecer ele facilmente.

Mas já imaginou como o Mario ficaria sem seu tradicional macacão? Ou sem o seu bigode? O resultado é bem impressionante.

Sem o bigode, boné, macacão e luvas o Mario parece ser outra pessoa! Aposto que nem o Luigi ou a Princesa Peach conseguiriam reconhece-lo.

Via: Jogorama

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Shigeru Miyamoto reconhecido pelo Ministério da Cultura Japonês pelo seu mérito














Shigeru Miyamoto foi reconhecido pelo Ministério Japonês da Cultura pelo seu mérito para a cultura do país.

Reconhecido como uma das verdadeiras lendas da indústria dos jogos, Miyamoto tornou-se na primeira figura dos jogos a ser reconhecida como uma "Pessoa de Mérito Cultural" no Japão.

O criador de Super Mario recebeu a distinção com a sua habitual graciosidade e diz que não faz nada sozinho e jamais poderá esquecer os seus colegas de trabalho.

"Estou grato pela luz colocada sobre o gênero dos jogos," disse Miyamoto. "Este é um trabalho no qual não podes fazer tudo sozinho."

"The Legend of Zelda" é outro dos seus contributos para a cultura Japonesa e um atestado do gênio de Miyamoto.

O jogo desenvolvido em Kyoto, no Japão, tornou-se num fenômeno de classe mundial e passados 30 anos ainda perdura como uma das mais adoradas propriedades intelectuais da indústria.

Com 66 anos, Shigeru Miyamoto diz que não está disposto a se aposentar, preferindo trabalhar para criar sorrisos na face das pessoas.

"Continuarei a fazer tudo o que posso para evitar a aposentadoria. Quero fazer pessoas de todo o mundo sorrir."

Da nossa parte, apenas podemos deixar os nossos parabéns a Shigeru Miyamoto, uma das mais marcantes pessoas na nossa vida enquanto jogadores, e também ao governo Japonês pelo reconhecimento deste gênio da Nintendo.

Via: Eurogamer

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Donkey Kong Country completa 25 anos




















Em 21 de novembro de 1994, a RARE lançou um dos jogos mais reverenciados de todos os tempos: Donkey Kong Country!

De fato, o jogo atemporal agora tem 25 anos na América do Norte, muito depois de sua estréia original no SNES. O jogo foi notável pelo uso de sprites e cenários em 3D, dando ao jogo um estilo artístico único, diferente de qualquer jogo de plataforma 2D da época.

Obviamente, nenhuma conversa sobre o DKC seria completa sem mencionar sua incrível trilha sonora do próprio David Wise, que iria compor para plataformas mais modernas como Yooka Laylee. Até hoje, as pessoas ainda se lembram da melodia suave do nível 'Coral Capers' e isso certamente não é coincidência.

Em comemoração ao jogo, a GameXplain conversou com muitos diretores e criadores do jogo.
Confira as entrevistas abaixo:



Via: Nintendosoup