terça-feira, 1 de novembro de 2022

Rieko Kodama, de Alex Kidd, Phantasy Star e Skies of Arcadia, faleceu no Japão

Rieko Kodama, desenvolvedora pioneira por trás de clássicos da SEGA, incluindo Alex Kidd, Phantasy Star e Skies of Arcadia, faleceu aos 59 anos.

Os rumores após uma mensagem memorial para Kodama foram vistos nos créditos do Mega Drive Mini 2. Questionado se a mensagem era realmente destinada a indicar que Kodama havia morrido, o produtor da SEGA, Yosuke Oskunari, disse que sim. “Como você pode concluir”, escreveu Okunari. “Nós a respeitamos.”

Embora elogiada como pioneira em uma indústria dominada por homens, Kodama era notoriamente avessa aos holofotes, desviando o crédito para o resto de sua equipe quando foi premiada com o Pioneer Award no Game Developers Choice Awards.

Kodama trabalhou em inúmeros clássicos da SEGA. Ela foi artista gráfica de Alex Kidd in Miracle World, Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2, por exemplo. Mas ela é mais conhecida por ter sido a diretora de Phantasy Star IV e produtora de Skies of Arcadia, entre vários outros jogos.

Via: PSX Brasil

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Tibia recebe som após 25 anos


















Um dos jogos MMORPG mais clássicos da indústria dos jogos, Tibia receberá som após 25 anos do lançamento. A CipSoft, empresa responsável pelo desenvolvimento do título, compartilhou a novidade com os jogadores nesta semana por meio do site oficial.
A novidade épica para os jogadores que ainda fazem parte da comunidade tibiana ficará disponível na próxima terça-feira (27). A desenvolvedora já havia sido anunciada pela própria CipSoft, no início deste ano, como um dos grandes presentes para celebrar os 25 anos do MMORPG.

Desde o lançamento do Tibia, em janeiro de 1997, os jogadores precisavam utilizar a criatividade para não passar horas a fio sem um único som. Agora será possível encontrar diversos efeitos sonoros, além de uma música tema que também ficará disponível na próxima semana.

"Após 25 anos, este é um grande passo, mas vale a pena dar. Nós encorajamos você a ser curioso, a se aventurar a atravessar as paisagens sonoras do Tibia como o aventureiro que você é", disse a CipSoft ao anunciar a chegada do som no jogo.

Via: Adrenaline

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Traduzida reportagem sobre a criação de Shenmue

Em jeito de comemoração dos 15 anos do lançamento de Shenmue nos Estados Unidos, o pessoal da comunidade Shenmue Dojo publicou uma reportagem sobre o primeiro jogo da série.

Esta reportagem foi transmitida originalmente em 1999 no canal japonês NHK, onde seguiram o desenvolvimento do jogo na SEGA durante seis meses, nela podemos ver a equipa de Yu Suzuki a trabalhar e a explicar como seria esta super produção para a Dreamcast, a última consola da companhia do ouriço azul.

O vídeo foi traduzido para vários idiomas, tornando-se num valioso documento para os fãs da série que prepara o seu regresso com o terceiro capítulo.




segunda-feira, 1 de agosto de 2022

SEGA Genesis Mini 2 será lançado em 27 de outubro na América do Norte
































A SEGA anunciou que lançará o SEGA Genesis Mini 2 (SEGA Mega Drive Mini 2) em 27 de outubro na América do Norte - mesma data de lançamento no Japão.

O SEGA Genesis Mini 2 incluirá mais de 50 jogos clássicos, incluindo títulos de SEGA CD.

Mais detalhes não foram anunciados.

Via: PSX Brasil

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Arquivo online traz acesso a quase 700 manuais norte-americanos de jogos do Super Nintendo

Um projeto iniciado pelo streamer e arquivista Peebs conseguiu esta semana o objetivo de criar um arquivo online com os manuais dos quase 700 jogos lançados oficialmente para o Super Nintendo nos Estados Unidos. Ligado ao projeto Internet Archive, o SNES Manual Archive permite o download (ou acompanhamento online) das instruções e histórias em alta qualidade de toda a biblioteca norte-americana do console.

Para se tornar realidade, o projeto contou com a ajuda da comunidade de fãs do antigo console da Nintendo, que colaborou para encontrar os manuais de instruções de diversos jogos raros. Devido a essa característica, muito do conteúdo traz imagens de folhetos com pequenos rasgos e com resultados da ação do tempo - o que não diminui a importância do arquivo.

O elemento em comum dos manuais é que todos eles possuem textos em inglês e, em alguns casos, há a disponibilidade das versões para jogos nos padrões NTSC e PAL. O projeto ainda tem algumas brechas e não apresenta todos os títulos que o Super NES recebeu no Ocidente, deixando de lado lançamentos exclusivos que nunca receberam versões para o idioma, mas a lista disponível é bastante extensa.

Um jogo impede de alcançar objetivo

Segundo os responsáveis pelo projeto, o único manual que falta para que a coleção ocidental completa de jogos esteja disponível é o de Doze Before Christmas. Enquanto é possível achar facilmente uma versão adaptada para inglês do documento, os organizadores do SNES Manual Archive ainda não encontraram um scan original do folheto em alemão.

A disponibilidade dos aproximadamente 700 documentos não significa que o projeto foi dado como finalizado. Agora, a equipe responsável está trabalhando para encontrar elementos como mapas e pôsteres oficiais que acompanharam os lançamentos do Super Nintendo e traziam informações importantes para os jogadores.

Os organizadores também estão montando uma biblioteca com os manuais em japonês do Super Famicom, mas a quantidade de material disponível ainda é discreta perto da versão norte-americana. Um dos principais responsáveis pela iniciativa, o streamer Peebs também dedica sua produção de conteúdo aos jogos da antiga plataforma da Nintendo e, no momento, está a 47 games de completar sua missão de conferir o catálogo completo de títulos lançados para ela em inglês.

Via: Adrenaline

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Atari celebra 50 anos

A marca Atari comemora essa semana seu 50º aniversário. Embora a atual empresa proprietária da marca Atari só o tenha feito desde 2001, a Atari original foi fundada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney.

A empresa recebeu o nome de um movimento no jogo de tabuleiro japonês Go. No jogo, ‘atari’ significa que as pedras de um jogador correm o risco de serem tomadas pelo oponente.

Bushnell e Dabney já haviam lançado o Computer Space, o primeiro videogame de arcade comercial, em 1971. No ano seguinte, a dupla montou a Atari e contratou o engenheiro de design Al Alcorn, que então projetou o Pong, o primeiro videogame de sucesso comercial.

Como sabemos, logo mais tivemos o Atari 2600 que vendeu mais de 30 milhões de cópias. Porém, com o crash de 1983 e a indústria achando que os videogames seriam uma moda passageira, a Atari nunca se recuperou de fato.

Atualmente, a companhia tem lançado jogos remasterizados de seu catálogo e possui um foco em “jogos premium”. Até mesmo hotéis estão na visão da empresa.

Via: PSX Brasil

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Hidekazu Yukawa, conhecido como Mr. Sega, faleceu aos 78 anos


Os fãs mais assíduos da SEGA certamente irão se lembrar de Hidekazu Yukawa, antigo diretor executivo da empresa na época do Dreamcast, sendo mais conhecido como "Mr. Sega". Temos a triste notícia de informar que ele faleceu aos 78 anos.

Hidekazu Yukawa teria falecido a um ano atrás, em Junho de 2021. A causa teria sido complicações surgidas devido a pneumonia. A família do executivo decidiu manter a morte dele em privado, só revelando o ocorrido hoje.

Yukawa foi um nome muito importante para a SEGA, tendo se tornado diretor da empresa em 1998. Ele foi uma figura muito ativa durante o lançamento do Dreamcast, participando de diversas propagandas do console na época.

Sua fama como Mr. Sega foi tão grande, que o diretor chegou a ganhar um jogo próprio intitulado Yukawa Motosenmu no Otakara Sagashi. Ele também fez uma aparição em Shenmue e em uma DLC de Sonic Adventure.

Tendo sido um nome tão grande na indústria, seus antigos companheiros da SEGA decidiram homenagear Hidekazu Yukawa, compartilhando suas condolências através do Twitter.

Yuji Naka, o criador de Sonic, comentou: "O Sr. Yukawa faleceu? Eu não sabia. Rezo pelo descanso de sua alma. O Sr. Yukawa ajudou-me de muitas formas e sinto a sua falta." Já Junichi Kanemaru, a voz de Sonic, disse: "Eu não sabia disso. Pensando bem, eu estava encarregado do Sonic no Dreamcast. Eiichi Yukawa, que descanse em paz."

Via: Gamevicio

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Mega Drive Mini 2 anunciado

















A Sega revelou o Mega Drive Mini 2, o seu próximo console retro que incluirá jogos do Mega CD, versões arcade e até o que é chamado de trabalho misterioso.

Jogos como Sonic CD e Virtua Racing foram confirmados pela companhia, na sua transmissão especial dedicada ao anúncio de seu novo console retro. Um dos destaques é mesmo Fantasy Zone numa versão Mega Drive, consola que nunca recebeu este jogo.

A Sega confirmou que a mini consola retro chegará ao Japão em 27 de outubro e custará o equivalente a 69,99 euros no seu país de origem.

Segue o catálogo revelado:

  • Silpheed (Mega CD)
  • Shining Force CD (Mega CD)
  • Sonic CD (Mega CD)
  • Mansion of Hidden Souls (Mega CD)
  • Popful Mail (Mega CD)
  • Virtua Racing (Mega Drive)
  • Bonanza Bros (Mega Drive)
  • Shining in the Darkness (Mega Drive)
  • Thunder Force IV (Mega Drive)
  • Magical Taruruto (Mega Drive)
  • Fantasy Zone (versão Mega Drive)

Via: Eurogamer

terça-feira, 3 de maio de 2022

Criador de Monkey Island está frustrado com sugestões de fãs sobre novo game da série


















Responsável pela direção de Return to Monkey Island, Ron Gilbert demonstrou em seu blog oficial insatisfação com a maneira como os fãs estão lidando com o novo capítulo da série. Segundo ele, a publicação escrita há nove anos na qual ele compartilhou ideias sobre o futuro da franquia não deve ser levado como algo “marcado em pedra” que vai guiar o desenvolvimento do novo game.

“Eram só pensamentos aleatórios sobre um (então muito improvável) novo jogo de Monkey Island. Nenhum deles eram promessas ou qualquer coisa que eu devo a qualquer pessoa”, afirmou Gilbert. Segundo ele, sua ideia passada para a série podia ser resumida ao protagonista Guybrush Treepwood perseguindo o pirata LeChuck até o inferno, encontrado por lá o vendedor Stan.

O diretor também afirma que Return to Monkey Island vai ser uma experiência completamente diferente, e se opôs à ideia de que a série tem um visual retrô. Gilbert explica que os títulos originais usavam as tecnologias mais avançadas para suas épocas e que é errado chamar seus estilos visuais de pixel art. “Se eu tivesse ficado e feito Monkey Island 3, ele não se pareceria com Monkey Island 2. Teríamos continuado avançando, e Day of the Tentacle é um exemplo disso”.

Return to Monkey Island não deve ser um game retro

Gilbert também afirmou que não pretende que seu retorno à série seja considerado como uma volta ao passado ou uma tentativa de fazer um jogo retro. Segundo ele, a intenção é fazer algo “provocativo, chocante e inesperado... e que seja lindo de ver, jogador e escutar. Return to Monkey Island pode não ser o estilo de arte que você queria ou esperava, mas é o estilo de arte que eu queria”, explicou.

O diretor também se mostrou frustrado com a resposta dos fãs da série, que criticaram o material mostrado sobre o jogo até o momento. “É irônico que as pessoas que não querem que eu faça esse jogo são um dos fãs mais hardcore de Monkey Island. E é isso que me entristece ao ver os comentários”.

Anunciado no começo de abril, o jogo está em desenvolvimento há mais de dois anos e deve chegar ainda em 2022 pelas mãos da publicadora Devolver Digital. O título promete ser uma sequência direta de Monkey Island 2, sem levar em consideração os demais games lançados por estúdios como a LucasArts e a Telltale Games.

Via: Adrenaline

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Ex-funcionário revela easter egg oculto no Xbox há mais de 20 anos

 


















Um dos desenvolvedores do sistema operacional do primeiro Xbox revelou que a equipe havia deixado um easter egg oculto no console. Não sabemos se o segredo nunca foi descoberto ou se quem descobriu só não teve interesse de compartilhar. Entretanto, levou 20 anos para a façanha ser amplamente divulgada.

“Eu realmente não esperava que [o easter egg] fosse encontrado, a menos que o código-fonte vazasse ou alguém fizesse a engenharia reversa do Dashboard”, disse o desenvolvedor anônimo ao Kotaku. “

O easter egg “principal” que ele falou, é um velho conhecido dos “caixistas”. Segundo a Kotaku, o segredinho para ativá-lo está na tela de extração do CD. É preciso nomear um novo rip “<< Eggsβox >>”. Assim que você clicar em “concluído”, ativará uma rolagem de crédito oculta e o videogame será reiniciado.

Mas como se ativa o tal do easter egg escondido que o desenvolvedor anônimo falou?

Passo a passo

Antes de começar, vá em “Configurações” e depois em “Informações do sistema” para se lembrar de como é a tela.

  1. Vá em “Música” e insira um CD de áudio. (Um álbum curto levará menos tempo)
  2. Na tela do CD de áudio, escolha “Copiar”, “Copiar” novamente e, em seguida, “Nova trilha sonora”.
  3. Exclua o título da trilha sonora padrão e substitua-o por (sem aspas) “Timmyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!” (Essa é a letra “y” 26 vezes. Não há necessidade de contar; basta preencher o campo inteiro e substituir o último por um “!”)
  4. Sente-se e relaxe.
  5. Quando a extração for concluída, volte ao menu principal.
  6. Escolha “Configurações” e depois “Informações do sistema”.
  7. Agora você deve ver uma nova tela listando os membros da “Equipe do Xbox Dashboard”.

Vale ressaltar que essa façanha funciona apenas nos consoles do Xbox original, aquele de 2001. Um especialista parceiro do Kotaku testou e diz ter conseguido.

Mas por que demorou tanto?

“Decidi compartilhar agora, pois já se passaram 20 anos, e achei que seria legal se as pessoas soubessem que isso realmente existe. Sei que muitos sites gostam de rastrear esse tipo de coisa e todas as pessoas dessa lista não trabalham mais para a Microsoft”, disse ele.

“Também pensei que, se não o fizesse agora, provavelmente nunca aconteceria. Fazia tanto tempo que eu nem conseguia me lembrar do gatilho! Tive de conectar o Xbox e experimentar várias coisas para ter certeza.”

Via: Gizmodo