segunda-feira, 6 de abril de 2015
O remake do Resident Evil 2 que nós não jogaremos
Recentemente a Capcom fez um ótimo trabalho ao remasterizar o primeiro Resident Evil (na verdade o seu remake, mas enfim…) e embora o jogo tenha feito o seu papel, que era nos fazer sentir prazer em voltar à assustadora mansão, o que muitos estão se perguntando é se este será apenas o primeiro passo em restaurar todos os capítulos da franquia.
Talvez isso nunca aconteça, talvez apenas o Resident Evil Zero receba o mesmo tratamento, mas se eu pudesse escolher aquele que gostaria de ver refeito, sem dúvida optaria pelo Resident Evil 2. Este foi o jogo da série que mais gostei, seguido de perto pelo Code Veronica, mas enquanto a empresa japonesa não revela se nos dará essa alegria, resta sonhar com tal possibilidade e admirar o trabalho de alguns fãs, como um chamado Rod Lima.
Querendo aprender a utilizar o Unreal Development Kit, o sujeito decidiu que um bom exercício seria recriar o título estrelado por Leon S. Kennedy e Claire Redfield, mas para a tristeza dos fãs, a versão jogável de seu experimento não deverá ser disponibilizada, muito provavelmente por medo dos advogados da Capcom voarem no seu pescoço.
Por sorte o game designer gostou do resultado de seus estudos e resolveu publicar um longo vídeo em que encara um RE2 com melhores texturas e efeitos de iluminação, e para deixar qualquer um com ainda mais inveja, saiba que esta versão ainda conta com um modo cooperativo.
É claro que o trabalho de Lima passa longe de todo o esplendor visual do Resident Evil HD Remaster, mas ainda assim ele serve para termos uma pequena noção de como o segundo jogo poderia ficar na nova geração e deixa claro que se for encarar a missão, a Capcom terá um desafio muito maior do que o encarado no remake lançado há algumas semanas.
Via: MeioBit
terça-feira, 24 de março de 2015
Esse cara fez um Space Invaders físico com um cortador laser
Space Invaders é um dos jogos mais icônicos de todos os tempos. Agora, um cara chamado Martin Raynsford resolveu fazer uma versão física do game, com alienígenas desenhados em papel e tendo um cortador laser no lugar do canhão do game original.
Raynsford é um dos sócios da Just Add Sharks, uma empresa britânica que fabrica esses cortadores. Por isso, ele tem acesso fácil a tubos laser de 80 W. A peça é movida através de um controlador Arduino Nano conectado a um PC. Uma webcam é posicionada de forma a simular o jogo clássico.
Usando as setas, o jogador controla o cortador laser, e a barra de espaço faz disparar o raio. Como os alvos são feitos de papel, eles simplesmente queimam com facilidade. Infelizmente, o criador não conseguiu replicar a mecânica de ataque dos inimigos, mas, de resto, é igualzinho ao jogo de fliperama de 1978.
O projeto será apresentado no Arduino Day no dia 28 de março.
Via: Tecmundo
sexta-feira, 20 de março de 2015
Já imaginou jogar Pokémon Blue em seu Super Nintendo? Agora isso é possível
Já se imaginou jogando algum jogo clássico portátil em seu console de mesa? Mas eu não estou falando de Virtual Console, eShop, nada disso. Já se imaginou jogando um clássico dos portáteis em outro clássico dos consoles domésticos? Bom, você pode até nunca ter imaginado, mas um fã usou seus conhecimentos científicos para fazer isso. Ele transformou Pokémon Blue em um cartucho de SNES, funcionando e tudo mais.
Todo o processo foi documentado por ele, e não é algo tão complicado. O processo consiste mais ou menos em desmontar o cartucho do jogo de Game Boy e um cartucho de Super Game Boy, e então soldar algumas conexões que devem estar nos locais certos.
E então, você poderá joga seu Pokémon Blue e seu Super Game Boy!
segunda-feira, 16 de março de 2015
Um novo recorde: Super Mario Bros. finalizado em menos de 5 minutos
Você tem que assistir a este gameplay acima de Super Mario Bros. feito pelo SpeedRunner “Blubbler”. Ele terminou o jogo em impressionantes 4 minutos, 57 segundo e 67 centésimos. A precisão nos pulos é incrível!
O recorde mundial anterior para uma conclusão do jogo com “qualquer percentual” era de andrewg. O tempo? 04:58:09. Um segundo pode fazer toda a diferença em um speedrun!
Neste speedrun, Blubbler usa uma falha no nível 8-2 para ganhar alguns segundos preciosos ao não precisar caminhar até o castelo.
Curioso sobre detalhes desse speedrun? Você deve dar uma passada na página Speed Demos Archive, que traz detalhes de algumas técnicas e estratégias para você tentar replicar isso aí na sua casa.
E, caso você esteja confuso sobre como o tempo é medido, saiba que ele começa quando o cronômetro aparece no nível 1-1 e termina quando Mario bate o machado em 8-4.
Via: Kotaku
segunda-feira, 9 de março de 2015
Fã cria um R2D2 compatível com 8 consoles
Um fã que se intitula HOAX823 publicou na sua conta do Reddit uma réplica do famoso R2D2 do filme Star Wars que é compatível com 8 consoles e como se ainda não bastasse tem um projetor na cabeça que lança a imagem dos jogos que estão rodando nele.
Mais concretamente, o R2D2, contém no seu interior as consolas Xbox, Dreamcast, Mega Drive, NES, Nintendo 64, Super Nintendo, PlayStation e Atari.
Via: Eurogamer
terça-feira, 3 de março de 2015
Nos anos 90 a SEGA recusou uma parceria com a Sony para criar uma nova consola
Para Kalinske tudo podia ter sido diferente.
"Não era inevitável. Podia ter sido evitado se eles tivessem tomado as decisões certas há 20 anos. Mas parece que fizeram as escolhas erradas durante 20 anos," disse ele.
Na verdade, a SEGA America tinha um plano para trabalhar com Mickey Schulhof e Olaf Olafsson da Sony, para desenvolver uma nova consola. O objetivo seria usar a experiência que a SEGA tinha na criação de software com o talento da Sony no campo do hardware. Uma boa forma de partilhar a tomada de riscos e custos de desenvolvimento, mas os dirigentes da SEGA Japan acharam que isso não seria uma boa ideia.
"Fomos até à Sony e eles concordaram, 'Grande ideia!' Quer chamássemos de SEGA-Sony ou Sony-SEGA, que importa?" disse ele.
"Fomos até à SEGA e os líderes descartaram completamente a ideia, o que eu penso que foi a decisão mais estúpida de sempre feita na história da companhia. E a partir desse momento, fiquei com a sensação de que eles já não eram capazes de tomar as decisões corretas."
Kalinske falou também sobre a sua antiga rival Nintendo, e sobre os analistas que dizem que a companhia devia deixar de fazer consolas e apostar em levar as suas propriedades intelectuais para novas plataformas como os dispositivos móveis.
"Eu não acho que a Nintendo deva desistir de criar hardware ou consolas. Estou surpreendido que eles não tenham criado uma divisão para estender a sua marca. Adoraria jogar alguns dos seus jogos no meu iPhone ou iPad. Na verdade até seria uma forma de marketing para eles. Eles nem precisavam de fazer muito dinheiro com isso, mas seria uma forma de manterem as suas marcas relevantes para os utilizadores, incluindo para as pessoas que são mais velhas, como eu. Por isso parece-me que se trata de um erro de marketing, mas não acho que devam desistir daquilo que estão a fazer porque eles são muito bons naquilo que fazem."
Via: Eurogamer Portugal
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Temos um novo recorde mundial para quem captura mais rápido os 151 Pokémon originais
Quanto tempo você demoraria para capturar todos os Pokémon em Red/Blue sem trocar nenhum monstrinho com ninguém? Certamente muito. Provavelmente nem conseguiria completar a tarefa. Para Shenanagans Smash, no entanto, a tarefa é até rápida: ele acabou de quebrar o próprio recorde mundial de captura dos 151 Pokémon da primeira geração. Ele precisou de 2h20m19 para isso.
Claro, ele usou glitches do jogo para ajudar na tarefa – afinal, é impossível capturar todos os monstros em um só cartucho, é preciso trocar com alguém que tenha outra versão. Ou então usar algo chamado “Dsum manipulation”, como fez Shenanagans.
Como funciona isso? Bem, nos primeiros jogos de Pokémon, as batalhas aleatórias não eram bem assim… aleatórias. É possível manipular qual criatura vai aparecer. Para isso, os jogadores fazem uma primeira batalha aleatória, e anotam a espécie e o nível do Pokémon encontrado. A partir daí, é possível determinar quanto tempo é necessário e quantos passos precisam ser dados até a próxima batalha – ao observar uma tabela, é possível saber exatamente quando vai aparecer o Pokémon que você quer. Este artigo (em inglês) explica melhor como funciona esse esquema, que é muito usado em speedruns.
O vídeo completo da façanha de Shenanagans pode ser visto abaixo – ele usa vários outros glitches durante a campanha, mas tudo bem, nós aceitamos. Ah sim, e o recorde anterior dele era de 2h23m11s – ficou alguns minutos mais rápido.
Via: Kotaku
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
Novo glitch é descoberto em Super Mario World
Super Mario World foi lançado em 1991, e
ainda hoje há pessoas que se debruçam sobre ele em busca de glitchs. E
eis que mais um, descoberto por Masterjun3, aparece na rede como
cortesia do canal A+Start no YouTube.
Tido como algo que pode ser feito por qualquer um que tenha o cartucho do jogo, o vídeo acima mostra que é possível conseguir uma nuvem parecida com a de Lakitu para avançar por todos os estágios em tempo recorde.
E aí, o que achou do mais novo glitch descoberto pela comunidade? Arrisca tirar a poeira do seu antigo Super Nintendo para ver em quanto tempo consegue terminar o jogo utilizando o item?
Via: Baixaki Jogos
Tido como algo que pode ser feito por qualquer um que tenha o cartucho do jogo, o vídeo acima mostra que é possível conseguir uma nuvem parecida com a de Lakitu para avançar por todos os estágios em tempo recorde.
E aí, o que achou do mais novo glitch descoberto pela comunidade? Arrisca tirar a poeira do seu antigo Super Nintendo para ver em quanto tempo consegue terminar o jogo utilizando o item?
Via: Baixaki Jogos
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
Maluco recria efeitos sonoros de Street Fighter só com a boca
Encontrar gente fazendo covers de músicas de games famosos é algo bem comum pela internet, difícil é ver alguém se dedicar a reproduzir somente os efeitos sonoros de um jogo. Mais raro ainda é ver uma pessoa conseguir fazer isso com perfeição usando somente a sua boca!
Como o youtube é uma terra mágica cheia de gente criativa, eis que um camarada decidiu gravar todos os efeitos sonoros de uma luta completa de "Street Fighter II" entre Ken e Blanka.
Via: Pop Games
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Fãs lançam novo jogo do Mega Man
Acho que podemos dizer que poucas séries tem sido tão menosprezada por seus criadores quanto a Mega Man. O clamor por novos capítulos tem ecoado há anos pela internet e como a Capcom continua fingindo que não está ouvindo, tem cabido aos fãs a dura missão de nos manter abastecidos com novas aventuras do Bombardeiro Azul.
Se você não se cansa de encarnar o adorado personagem, uma boa dica é o Mega Man: Revenge of the Fallen, jogo que esteve em produção por vários anos e que poderá lhe render muitas e muitas horas de diversão (e desafio).
Contando com 20 estágios, sendo um deles secreto e diversos caminhos para serem seguidos, o jogo tem sido elogiado por oferecer um bom nível de dificuldade e ainda nos permitir fazer upgrades no protagonista, recursos que podem aumentar bastante a vida útil do título.
Como o MM: RotF foi praticamente todo criado com sprites, músicas e efeitos sonoros dos jogos originais, existe uma boa chance de que a Capcom peça que o game seja tirado do ar, então é bom você correr para garantir a sua cópia, o que pode ser feito gratuitamente nesta página.
Revenge of the Fallen pode até não ser o Mega Man que os fãs esperavam, mas servirá para nos entreter por um bom tempo e merece todos os elogios por ser extremamente bem feito.
Via: Vida de Gamer
Assinar:
Postagens (Atom)