quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Morre aos 85 anos o criador da Nintendo, Hiroshi Yamauchi
Hiroshi Yamauchi, que transformou a Nintendo de uma fabricante de cartas a uma empresa de videogames, morreu nesta quinta-feira, aos 85 anos. Ele estava internado em um hospital de Kyoto com pneumonia.
Nascido em Kyoto, Yamauchi foi o terceiro presidente da Nintendo e o criador do negócio de videogames que transformou a empresa no início da década de 1980. Ele se juntou à Nintendo em 1949, quando seu principal ramo de atividade era a venda de jogos de carta chamados Hanafuda.
Após diversificar os negócios da Nintendo em áreas como motéis e serviços de taxi, Yamauchi conheceu o engenheiro Gunpei Yokoi, também já falecido, que o ajudou a montar uma divisão de jogos eletrônicos. A Nintendo então lançou a série de portáteis Game & Watch e em 1981, já com a participação do designer Shigeru Miyamoto, criava seu primeiro "hit", Donkey Kong.
Yamauchi era, até o ano passado, o 12º homem mais rico do Japão. Ele deixou a presidência da Nintendo em 2002, após lançar o Nintendo DS e declarar que, se o produto fosse mal sucedido, a Nintendo "afundaria", mas se desse certo, iria "aos céus". Ele foi sucedido pelo atual presidente, Satoru Iwata.
Via: OuterSpace
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
E se Game of Thrones fosse um jogo de 8 bits?
A série de televisão Game of Thrones foi reimaginada como um jogo de
plataformas da era dos 8-bits. O melhor de tudo é que qualquer um pode
jogar, o download é gratuito.
Em Game of Thrones: The 8 Bit Game vão poder jogar com quatro personagens ao longo de quatro níveis. Cada uma das personagens tem os seus próprios ataques e habilidades.
Se têm curiosidade, o jogo foi feito usando o Arcade Game Studio. O autor é Abel Alves.
Via: Eurogamer
Em Game of Thrones: The 8 Bit Game vão poder jogar com quatro personagens ao longo de quatro níveis. Cada uma das personagens tem os seus próprios ataques e habilidades.
Se têm curiosidade, o jogo foi feito usando o Arcade Game Studio. O autor é Abel Alves.
Via: Eurogamer
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Poderosos Chefões
Kintaro, LeChuck, M. Bison, Bowser e Psycho Mantis. Estes nomes fazem
sentido pra você? Relembre agora os inimigos mais memoráveis dos games
em 5 minutos:
Via: UOL Jogos
Via: UOL Jogos
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Mighty No. 9 é o Megaman que pedimos a Keiji Inafune
Keiji Inafune resolveu apelar para os seus fãs em uma campanha no site de crowdfunding, Kickstarter. Mighty No. 9 é o nome do seu apelo e projeto, e MN9 é basicamente o que todos os fãs do robozinho azul pediram a Zeus. Quem acompanha a série da Capcom, Megaman (Rockman no Japão) e Megaman X, encontra-se desolado por nunca mais ter tido a oportunidade de pôr as mãos em um jogo realmente bem trabalhado da série, e foi pensando nesse cenário que Keiji Inafune (Ex funcionário da Capcom) resolveu botar a mão na massa de forma bem mais independente e longe das amarras das produtoras de jogos. O resultado foi que em menos de 24 horas de campanha, o jogo que pedia a quantia solidária de U$ 900 mil obamas para ser financiado, atingiu os seus objetivos sem maiores estresses.
O personagem principal do jogo chama-se Beck, e devido aos seus traços bastantes carismáticos, já ganhou a simpatia da “clientela”. A promessa é de que o jogo seja lançado para PC via Steam livre de DRM, e como o valor de investimento já ultrapassou o U$ 1,35 milhão, já podemos contar com versões para Mac e Linux. Resta saber se até o final da campanha o projeto arrecadará $U 2,5 milhões e meio para ter versões lançadas para Wii U, Xbox 360 e PS3.
De qualquer forma, se você quiser garantir antecipadamente a sua cópia de Mighty No. 9, vá lá na campanha do Kickstarter e desembolse no mínimo 20 doletas para conseguir esse “mimo”. O jogo tem data de lançamento marcada para a Primavera do hemisfério norte de 2015. Esse que vos escreve jogou Rockman X4 (sim, em japonês mesmo) no PS1 com um sorriso de uma orelha a outra, e adorava falar “FI FA FUM” quando o Zero descia o seu combo de 3 hits com o Z-Saber.
Via: WhosNerd
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Brasileiros Chroma Squad e Oniken foram aprovados pelo Steam Greenlight
Os jogos brasileiros Oniken
e Chroma Squad
(este ainda não lançado) foram aprovados nesta quarta (28) pelo S team Greenlight
, o que significa que eles passarão a ser vendidos na plataforma da Valve
.
Para os que não conhecem, Oniken é espécie de homenagem aos clássicos de ação do NES , enquanto Chroma Squad pede que administremos um estúdio que produz uma série de super sentais.
Os dois títulos foram aceitos em meio a uma fornada de cem jogos, a maior leva aprovada de uma vez pelo Steam até agora. Isso levou a 260 o número total de jogos a passarem pelo processo do Greenlight.
A lista completa de jogos aprovados pode ser encontrada aqui.
Via: Arena
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
E se Sonic fosse em primeira pessoa?
Já imaginou como o clássico platformer da Sega seria se o game ganhasse uma versão em primeira pessoa?
Um cara teve essa ideia e transformou o primeiro level original de “Sonic the Hedgehog” em uma perspectiva em primeira pessoa.
A adaptação ficou perfeita e dá para acompanhar tudo da fase original (Green Hill Act 1) no cantinho direito do vídeo.
Tudo foi muito bem encaixado: os obstáculos, os inimigos, inclusive a hora em que Sonic perde os anéis dourados.
A versão criada em primeira pessoa me lembrou um pouco o “Sonic Dash”, disponível para iPhone. (se você já jogou essa versão de Sonic para mobile, também vai notar uma semelhança).
Agora aperte o play e confira a sensação de estar “na pele” do Sonic em primeira pessoa:
Via: GarotasGeeks
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Game designer cria versão do Mario Bros. para o Atari
Esta semana o Nintendinho completou 30 anos de vida e apesar do console ter recebido alguns dos maiores clássicos da indústria, acho que podemos dizer que Super Mario Bros. foi o maior deles, fundando os alicerces para um gênero e sendo responsável por mudar toda a indústria ao mostrar ao mundo que havia vida (com qualidade) após o caos que o Atari levou ao mercado.
Agora, você já pensou o que teria acontecido se ao invés de lançar seu próprio console e usar o jogo do encanador como carro-chefe a Nintendo tivesse decidido criar uma versão para o aparelho que por tantos anos nos divertiu com títulos como River Raid e Pitfall!?
Nós nunca saberemos o que teria acontecido, mas o ilustrador Chris Spry decidiu saber como o jogo se comportaria no Atari e usou seu conhecimento para criar o Princess Rescue, um jogo com vários elementos da obra de Shigeru Miyamoto e que acreditem, possui uma versão física com caixa e manual sendo vendida neste site por US$ 50.
É claro que para chegar ao resultado final o game designer teve que encarar muitas limitações, uma delas sendo o fato de que cada linha de sprites só poderia ter uma cor e por isso ele teve que usar espaços negativos (as linhas negras) para criar os desenhos, mas mesmo assim ele conseguiu entregar um game facilmente reconhecível por contar com características marcantes como os vários power-ups ou mesmo a trilha sonora.
Com impressionantes 16 estágios, o que pode ser considerado bastante conteúdo para um jogo do videogame, impressiona saber que ele possui apenas 32 KB, algo que Spry afirma ser bastante para a época e que apenas um jogo do Atari usou todo esse espaço, o Fatal Run, que só foi lançado em 1990.
Via: Meio Bit
sexta-feira, 12 de julho de 2013
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Conheça "Maldita Castilla" um excelente game old school e gratuito
"Maldita castilla" é um jogo que presta homenagem aos jogos de plataforma de 8 e 16 bits, em especial a franquia "Ghouls & Ghosts" (no NES, "Ghouls & Goblins"). Com gráficos pixelados e música feita em estilo dos antigos arcades, "Malditta Castilla" tem todo o clima retrô dos jogos da segunda metade dos anos 80/ início dos anos 90.
Criado e desenvolvido por Locomalito, o download do jogo completo é gratuito. o jogo tem 6 episódios, divididos em diferentes trechos, com um total de 14 chefes e uns 40 inimigos diferentes. O jogo possui 4 finais diferentes, variando devido a mérito e descoberta de segredos durante o jogo.
A história do jogo é bem tradicional: O reino de Castela se encontra assolado por monstros e seres malignos (a maior parte deles oriunda da mitologia medieval européia, como basilisco, cocatrice e mantícora) e o rei Alfonso IV ordena a 4 de seus homens de armas que salvem o reino. O protagonista do jogo é um desses homens de armas, o cavaleiro Don Ramiro, o qual contara com um arsenal de 4 armas diferentes e mais alguns power ups para derrotar o mal, em nome de Deus e de Castela.
O jogo tem uma dificuldade equilibrada. Até o momento o pior pedaço está sendo uma área em que se tem que subir e escalar, escapando de projéteis mágicos, mas no geral o jogo é treino e memorização de padrões, o que não afeta e nada a diversão.
O resumo da obra é um game bastante desafiador e que encantará retro players. A melhor forma de descrever o título é chamando-o de fusão de Ghouls N' Goblins com Castlevania. Certamente este aqui faria grande sucesso há algumas gerações atrás. O título está disponível para download gratuito no site dos desenvolvedores.
Via: Gamevicio
segunda-feira, 1 de julho de 2013
"Mega Man Unlimited", jogo feito por fãs, sai para PC em 14/7
Enquanto a Capcom não anuncia um novo "Mega Man", os fãs continuam trabalhando em alguns games com o personagem, como "Mega Man Unlimited", que estará disponível para PC em 14 de julho.
Tal como "Mega Man 9" e "Mega Man 10", "Mega Man Unlimited" é um game em 2D com gráficos 8-bits. A meta continua a mesma: enfrentar os inimigos para obter suas armas e ganhar vantagens nas lutas contra outros adversários.
Em "Mega Man Unlimited" o robozinho começará a jornada enfrentando oito inimigos: Jet Man, Tank Man, Nail Man, Trinitro Man, Glue Man, Rainbow Man, Comet Woman e Yo-Yo Man, cada um com poderes e fraquezas próprias.
Vale lembrar que este não é um jogo oficial criado pela Capcom. Para mais detalhes sobre o game, acesse a página no Facebook.
Via: UOL Jogos
Assinar:
Postagens (Atom)