sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Homem bate record com maior coleção de games do mundo, ele possui 10.607 jogos
Michael Thomasson, um homem de 43 anos da cidade de Buffalo, Nova York é o dono da maior coleção de videogames do mundo com um acervo de impressionantes 10.607 itens (segundo a publicação), entre inúmeros consoles e sistemas. Mais impressionante é o fato de se tratar de sua TERCEIRA coleção e que desde a contagem oficial ele já expandiu o acervo para 11 mil itens. Ele superou com folga o recordista anterior, que entrou no livro em 2010 com uma coleção de 8.616 jogos.
Thomasson conta que o primeiro jogo que ganhou foi Cosmic Avenger, para o ColecoVision. Entretanto ele ganhou primeiro o game, e teve que esperar um ano inteiro até que ganhasse o console e conseguisse finalmente jogar. Isso, ele conta, despertou nele a vontade quase incontrolável de possuir o maior número de cartuchos possível, que acbou evoluindo para um acervo de consoles e jogos, entre populares e bem obscuros.
Entre os itens mais curiosos destaca-se o desconhecido Casio Loopy, um videogame de 32 bits lançado em 1995 que foi exclusivamente direcionado para o público feminino japonês, além da grande mancha negra no passado da Apple chamada Pippin, que Jobs assim que voltou pra empresa jogou no colo da Bandai e os mandou se virarem, encerrando a parceria. Thomasson brinca, dizendo que o Pippin “é o console menos divertido da coleção; todos os games dele são terríveis”. Entretanto o seu xodó ainda é o ColecoVision.
O mais curioso nessa história é que esta é a terceira coleção de Thomasson: a primeira ele vendeu em 1989 para comprar um Mega Drive, e a segunda dançou em 1998 quando ele se casou. Ele conta que sua esposa sabia onde estava se metendo, portanto era óbvio que ele começaria tudo de novo. Ele conta que compra uma média de dois jogos por dia, e seus gastos com videogames chegam a US$ 3 mil/ano.
Thomasson estima que sua coleção valha entre 700 e 800 mil dólares e dessa vez não pensa em se desfazer dela, apesar que não pode usufruir tanto de seus jogos como gostaria: pai de uma garotinha de cinco anos, ele trabalha como designer de games e leciona sobre a história dos videogames numa escola de Buffalo. “Eu provavelmente passo três horas jogando por semana, se tiver sorte”. Nem tudo é perfeito.
Via: MeioBit Games
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Conheça a história e curiosidades da antiga revista Gamers
Dentre as muitas revistas de videogame populares nos anos 90 aqui no Brasil, uma das mais queridas e lembradas até hoje é a Gamers.
Produzida pela Editora Escala, a publicação passou por várias fases e reformulações, mas sempre primando por apresentar textos extensos e detalhados - às vezes até em detrimento de certo apuro visual, é verdade.
Após relembrar as origens da Ação Games, Videogame e SuperGamePower, UOL Jogos foi atrás dos jornalistas que ajudaram a criar e dar forma à Gamers.
Acompanhe o documentário completo na janela acima.
Via: UOL Jogos
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Kickstarter de "reboot" não-oficial de Ghosts 'n Goblins é encerrado
Os planos de um estúdio independente de criar um "reboot" para a série Ghosts 'n Goblins - com ou sem o consentimento da Capcom - deram errado e a campanha no Kickstarter foi encerrada.
Os idealizadores do projeto, que formaram o Phantasm Studios, lançaram a campanha no Kickstarter em outubro com uma ideia arriscada: eles tentariam convencer a Capcom de apoiar o "reboot", mas se falhassem, ainda lançariam o jogo, alterando o nome e outros pequenos detalhes.
"Em 1980, Shigeru Miyamoto da Nintendo criou um jogo do Popeye, mas não conseguiu obter os direitos da King Features", explicava o Phantasm Studios no Kickstarter. "Ele transformou Popeye em Mario, Brutus em Donkey Kong, e Olívia Palito na princesa. Este foi o nascimento de Donkey Kong."
"Se nós não pudermos garantir uma licença de desenvolvimento, vamos mudar o Rei Arthur e o nome do jogo, e isso é tudo. Felizmente, lobisomens, demônios, esqueletos, ceifeiros, fantasmas, duendes, etc são todos de domínio público. As modificações serão muito pequenas, as mudanças vão ser fáceis e não vão mudar o nosso cronograma de lançamento", imaginava o estúdio.
Porém, uma mensagem na página da campanha hoje mostra que a ideia de criar um Ghosts 'n Goblins sem o aval da Capcom não era tão brilhante. Nela, lê-se: "Ghosts 'N Goblins - Demon World (Cancelado) está sujeito a uma disputa de propriedade intelectual e não está disponível".
O Phantasm Studios queria lançar o jogo na Nintendo eShop, PlayStation Network e Xbox Live Arcade.
Via: OuterSpace
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Doom completa 20 anos
Um dos mais importantes jogos de tiro da história dos videogames completa 20 anos nesta terça, 10 de dezembro. Vamos todos cantar um parabéns infernal para Doom e para todos aqueles marcianos demoníacos que a id Software criou.
Para celebrar a data mais-que-especial, o pessoal da Game Art HQ criou uma incrível galeria de arte em homenagem ao game, como diversas ilustrações em alta definição inspiradas nos inimigos mais memoráveis da série.
Acima, você pode ver a versão do artista Eric Ridgeway para o monstro Mancubus. Acesse o site da Game Art HQ para ver mais imagens!
Via: Kotaku BR
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Livro que conta a história do Mega Drive é financiado no Kickstarter
Um livro que pretende aprofundar na história do Mega Drive foi financiado com folga pelo site Kickstarter.
Licenciado pela Sega, o livro SEGA Mega Drive/Genesis: Collected Works celebra os 25 anos de um dos consoles mais populares da história mostrando o processo de produção, entrevistas com seus criadores e documentos inéditos para o público. O prefácio será escrito por Dave Perry, criador do "hit" Earthworm Jim.
Faltando ainda dois dias para a campanha no Kickstarter terminar, o livro já passou do dobro da meta pretendida. Ele deve sair em junho de 2014.
Via: OuterSpace
Vídeo reúne 50 mortes de chefes finais do NES em 5 minutos; você é capaz de reconhecer todas?
Mike Matei, produtor executivo da Cinemassacre Productions - responsável pela famosa série de vídeos do Angry Video Game Nerd - publicou um desafio bem interessante aos fãs do NES. Em um vídeo com pouco mais de cinco minutos, ele mostra nada menos que 50 mortes dos chefes finais de alguns dos maiores clássicos do console de 8-bits da Nintendo, e é claro que Bowser está entre eles.
Em uma época onde os games costumavam trazer uma dificuldade enlouquecedora, aplicar o golpe que destruiria de vez o chefão final proporcionava uma satisfação e um alívio imenso aos jogadores.
Nem sempre a animação de morte do chefão, ou mesmo o final do jogo fazia jus a tamanha dificuldade, mas isso é outra história. Volte no tempo com o vídeo abaixo e conte-nos se conseguiu reconhecer em que games ocorreram os últimos suspiros destes cinquenta vilões do NES.
Via: Reino do Cogumelo
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Décadas de games de terror são compiladas em um vídeo de 3 minutos
Se você é fã de jogos de terror, o vídeo abaixo com um resumo dos jogos mais marcantes do gênero certamente vai te levar por uma viagem no tempo.
A compilação foi criada por uma produtora britânica que está fazendo uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para lançar um documentário sobre games de horror. Mas só esse vídeo já é um ótimo resumo.
Em três minutos, a gente consegue ver a evolução do gênero, com exemplos do mundo indie e também de produtoras mainstream. Eu adorei o vídeo, mas com quem eu posso reclamar pela ausência de System Shock 2?
Via: Kotaku BR
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Para comemorar os 30 anos do NES, Nintendo vai lançar CD com músicas de clássicos em 8-bit!
Conhecido no Japão como Famicom, é meio difícil acreditar que o NES (ou
Nintendinho) está completando 30 anos. Se você teve o seu, já deve estar
ficando bem velhinho...
E bom, de acordo com o site japonês Jin115, a Nintendo vai lançar um álbum com 26 das melhores músicas dos clássicos jogos em 8-bit, como Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Metroid. O álbum terá dois CDs, e será lançado no dia 04 de Dezembro no Japão.
A Nintendo disse que esta é a primeira vez que eles estão lançando esse tipo de coletânea com músicas de NES, e as canções, apesar de serem gravadas diretamente dos jogos, vão ser mais claras possíveis.
A coletânea vai custar 2.400 ienes, o equivalente a US$24,00. Ele está sendo vendido na Amazon japonesa.

Abaixo, você confere a lista com as músicas dos dois CDs:
Disco 1:
Disco 2:
Via: A Casa do Cogumelo
E bom, de acordo com o site japonês Jin115, a Nintendo vai lançar um álbum com 26 das melhores músicas dos clássicos jogos em 8-bit, como Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Metroid. O álbum terá dois CDs, e será lançado no dia 04 de Dezembro no Japão.
A Nintendo disse que esta é a primeira vez que eles estão lançando esse tipo de coletânea com músicas de NES, e as canções, apesar de serem gravadas diretamente dos jogos, vão ser mais claras possíveis.
A coletânea vai custar 2.400 ienes, o equivalente a US$24,00. Ele está sendo vendido na Amazon japonesa.

Capa do álbum
Abaixo, você confere a lista com as músicas dos dois CDs:
Disco 1:
- Super Mario Bros.
- Donkey Kong
- Donkey Kong Jr.
- Mario Bros.
- Baseball
- Soccer
- Volleyball
- Pro Wrestling
- Donkey Kong 3
- Devil World
- Clu Clu Land
- Balloon Fight
- Ice Climber
- Wrecking Crew
- Mach Rider
- Famicom Wars
- Super Mario Brothers 3
- Dr. Mario
- Famicom Disk System (boot-up music)
- The Legend of Zelda
- The Mysterious Murasame Castle
- Metroid
- Kid Icarus
- Zelda II: The Adventure of Link
- Famicom Fairytales: New Onigashima Vol. I
- Famicom Fairytales: New Onigashima Vol. II
Via: A Casa do Cogumelo
Livro histórico do Mega Drive procura financiamento
O livro "SEGA Mega Drive/Genesis: Collected Works", um projeto de Darren Wall e da Read-Only Memory, encontra-se atualmente à procura de financiamento no Kickstarter. A obra pretende ser a "derradeira retrospectiva" do console sob a forma de "um livro de arte documental".
Comemorativa dos 25 anos da plataforma de jogos que revolucionou a indústria dos jogos eletrônicos, a criação oficialmente licenciada pela SEGA, promete incluir: artwork, mais de 20 entrevistas exclusivas com membros da equipe original, um arquivo de informação sobre os jogos 16-bit do console, um prefácio por Dave Perry e o contribuição de Keith Stuart (editor de jogos do The Guardian).
O objeto de coleção para os fãs do Mega Drive espera agora conseguir financiamento para que as 300 páginas e aproximadamente 35 mil palavras se tornem uma realidade na materialização de "SEGA Mega Drive/Genesis: Collected Works".
- Dos cerca de 35 mil euros pretendidos, o projeto já arrecadou 27 mil euros, com a oferta mais baixa (30 euros), que inclui uma cópia do livro, já esgotada.
Poderão saber mais sobre a obra e contribuir para a iniciativa aqui.
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Ícones que vão te fazer voltar no tempo
Ícones que estavam presentes em grande parte dos desktops gamers na década de 90 e comecinho dos anos 2000:
Assinar:
Postagens (Atom)