terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Você pode rodar mais de 1.000 jogos do Windows 3.1 no seu navegador

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O Internet Archive acaba de reforçar seu acervo de softwares antigos. Depois de colocar na web mais de 600 jogos de fliperama e 2,5 mil jogos de MS-DOS, tudo de graça, o projeto sem fins lucrativos lançou nesta quinta-feira (11) uma coleção de mais de 1,5 mil softwares do velho Windows 3.1. Todos podem ser executados diretamente do seu navegador com apenas um clique.

Para visitar o acervo, entre no Internet Archive. Os programas estão divididos em categorias. Enquanto escrevo este parágrafo, são 1.067 games de Windows 3.1, incluindo Monopoly DeluxeWheel Of Fortune e tudo o que nossos avançadíssimos computadores com processadores de 16 bits e alguns kilobytes de RAM podiam executar.

Se você não tem ideia do que acessar, entre na área de showcase para descobrir os melhores “apps” do Windows 3.1, segundo os curadores. Tem umas coisas bem impressionantes, como um jogo de RPG com gráficos complexos (não ria, estamos falando de 1992), um jogo de xadrez multiplayer (funcionava por BBS) e até o Windows 3.11 completo, do jeito que ele fica quando é inicializado pela primeira vez (!).

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Todo o conteúdo do acervo do Internet Archive é gratuito. Os softwares do Windows 3.1 rodam com a ajuda do EM-DOSBOX, uma versão do emulador DOSBOX desenvolvido em JavaScript. É pura nostalgia para quem viveu a informática nos anos 90 e uma bela fonte de informação para os curiosos de plantão.

Agora você já sabe o que fazer no final de semana.

Via: Tecnoblog


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Did you know? Majora’s Mask

Nunca é demais descobrir curiosidades sobre o clássico Majora’s Mask:




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sonic 3 | Participação de Michael Jackson no game é confirmada

























Sempre dada como uma teoria da conspiração, a participação de Michael Jackson na criação da trilha sonora de Sonic 3, lançado em 1994, voltou à tona.

Todd van Luling
, jornalista do The Huffington Post, entrevistou diversos membros da equipe de produção do game, originalmente lançado para o Mega Drive, e descobriu que o Rei do Pop estava de fato envolvido na produção da trilha sonora de Sonic 3.

De acordo com alguns dos entrevistados, Jackson era fã da franquia e foi convidado para trabalhar no game após uma visita ao prédio da SEGA em 1993. Após aceitar o convite, ele realizou várias sessões de gravação em quatro semanas, criando diversas melodias que mais tarde seriam incorporadas ao game.

A negação da SEGA sobre o envolvimento do cantor na trilha de Sonic 3 é provavelmente resultado do escândalo de pedofilia no qual Jackson esteve envolvido pouco após as gravações.

Já segundo Brad Buxer, Bobby Brooks e Doug Grigsby, três membros da equipe de desenvolvimento do game que já haviam trabalhado com Jackson em outras composições, o cantor havia pedido que seu trabalho fosse removido do game após notar a perda de qualidade decorrente da compressão necessária para que as músicas coubessem no cartucho.

Para resolver o problema de última hora, a SEGA chamou o compositor Howard Drossin para trabalhar na trilha sonora do game. Drassin afirma que algumas músicas já estavam inseridas no game quando ele começou seu trabalho e se mostrou surpreso com a similaridade entre as faixas de Jackson e as presentes no produto final.

Drossin também contou que essas músicas não foram escritas por ele, mas sim que ele apenas realizou pequenas mudanças, o que deixa claro que o trabalho do Rei do Pop ainda pode ser escutado em Sonic 3.

Via: Omelete


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Atari lançará coletânea com 100 títulos clássicos da empresa para PC



A Atari anunciou hoje seu novo lançamento para PC: Atari Vault, uma coleção de 100 jogos clássicos da empresa juntos em um só game.

Uma lista oficial com os jogos não foi divulgada, mas foi confirmado que títulos como Asteroids, Centipede, Missile Command,  Tempest, e Warlords estarão disponíveis nesse pacote.

Os jogos serão modernizados, incluindo funções como multiplayer online e local, Steam leaderboards  e funções extras para quem possui o Steam Controller. Não foi informado também qual versão de cada jogo será utilizada nessa coletânea (arcade, algum dos Ataris de mesa, ou remake?) nem o preço do título, mas mais informações e demos do jogo deverão ser reveladas em breve, na PAX South (no final do mês)

O desenvolvimento do game está nas mãos da Code Mysticsempresa que se especializou nesse tipo de jogo, e que já trabalhou em vários ports e coletâneas para várias plataformas diferentes, então dá pra esperar um certo nível de qualidade na emulação e apresentação do game.

Atari Vault
foi prometido para ser lançado entre Março e Junho desse ano, somente para PC por enquanto. Fique ligado aqui no Retroplayers para mais notícias sobre este e muitos mais títulos do mundo retrogamer, pois assim que sair a lista oficial de títulos, a gente volta!

Via: Retroplayers


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Faleceu o compositor de Tetris e Donkey Kong

Brad Fuller, responsável pelas bandas sonoras de vários jogos da década de 80, faleceu no passado dia 2 de janeiro. O compositor, que trabalhou em títulos como Tetris e Donkey Kong, perdeu a sua batalha contra o cancro pancreático após vários meses de luta.



Fuller foi uma presença forte na indústria dos videojogos, iniciando a sua carreira como compositor em 1978. A partir de 1982, juntou-se à Atari e trabalhou em projetos como Marble Madness, Gauntlet II, Tetris e Donkey Kong. Não ficou indiferente perante as adaptações de grandes obras cinematográficas, e compôs as bandas sonoras para Star Wars: Empire Strikes Back, Indiana Jones and the Temple of Doom e Rugrats Go Wild.

Fuller foi responsável pelos efeitos sonoros e bandas sonoras de vários projetos da Ataria e em 1993 foi promovido para diretor de engenharia, acabando por abandonar a companhia três anos depois.

A sua marca ficará para sempre na história dos videojogos.

Via: BGamer

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Eis o Windows 95 rodando em um console portátil da Nintendo


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O Windows 95 comemorou seus vinte aninhos há alguns meses, e por alguma razão continua aparecendo em gadgets atuais. Desta vez, ele está rodando em um New Nintendo 3DS XL. A pergunta certa não é “por quê?”, e sim “por que não?”.

O usuário Shutterbug2000 usou o núcleo do DOSbox no emulador RetroArch para fazer uma versão antiga do sistema operacional da Microsoft rodar num dos consoles mais recentes da Nintendo.

A ideia é que isso abra as portas para rodar jogos antigos do Windows no console portátil. Por enquanto, temos apenas a imagem acima – da clássica área de trabalho do Windows 95 – e um vídeo do sistema fazendo boot.



Nós já vimos o sistema rodando em navegadores web, em um iPhone e em um relógio de pulso com Android Wear.

Durante as férias, os entusiastas têm tempo extra para se divertir com esse tipo de experimento. Por exemplo, esta semana a equipe de hackers fail0verflow conseguiu rodar uma compilação do Linux no PlayStation 4. Isso permite jogar uma versão modificada de uma ROM de Pokémon para Game Boy Advance no console da Sony.



Eles não divulgaram como o PS4 foi hackeado para rodar outro sistema operacional. Da última vez que um console da Sony foi modificado para rodar Linux, a empresa processou George Hotz (ou Geohot) e uma série de outros hackers, acusando-os de fraude informática e violação de direitos autorais.

Via: Kotaku

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Colecionador põe à venda quase 3.300 jogos do primeiro PlayStation




Um colecionador japonês que atende pelo pseudônimo Wmmft148 anunciou a venda de sua coleção de todos os jogos japoneses que foram criados para o PlayStation original. São 98 caixas com um total de 3.290 jogos.

Ele, que mora na região de Chiba, próxima a Tóquio, está cobrando nada menos que 3 milhões de ienes na coleção, o que equivale a quase R$ 91 mil. Essa não é a primeira vez que Wmmft148 tenta vender os jogos, mas anteriormente ninguém quis dar um lance no anúncio que ele havia feito.

Via: Olhar Digital

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Coleco anuncia novo videogame que usa cartuchos



O Chameleon chega um pouco mais de 30 anos depois que o console Colecovision da empresa, que entrou na lista dos 25 videogames mais importantes de todos os tempos do IGN. Lançado em 1982, o Colecovision foi conhecido por levar versões de jogos de fliperama da época para a casa dos jogadores.

Em uma parceria com a Retro Video Game Systems, a Coleco anunciou um novo videogame baseado em cartuchos como mídia para os jogos, chamado de COLECO Chameleon.

A Coleco afirma que o Chameleon será "um novo e versátil sistema de jogos que chega como uma versão moderna do console clássico", e prometeu que ele vai "rodar jogos clássicos com qualidade". O videogame vai rodar novos jogos de 8, 16 e 32-bit, todos que tentarão trazer o espírito da "era de ouro dos games".

O presidente da Retro Video Game Systems, Mike Kennedy , chama o aparelho de "uma carta de amor aos videogames clássicos que usavam cartuchos que vieram antes". Kennedy acredita que o console levará os gamers "para uma era onde as coisas eram mais simples", quando os jogos "eram focados apenas no gameplay e na diversão".

O Coleco Chameleon chega ao mercado no começo de 2016 e poderá ser visto na feira Toy Fair New York 2016, que acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Não temos o preço do videogame, mas a Coleco tuitou, dizendo que o aparelho "será significativamente mais acessível do que o console original da década de 1980".

Via: IGN


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Fabricante de brinquedos apresenta bonecos de ação de Contra

Pintados e produzidos especificamente para parecer com suas versões em 8-bit, os bonecos serão vendidos juntos em uma caixa com a artwork original.

A NECA vai lançar uma linha de bonequinhos de ação de Bill e Lance, do clássico jogo Contra, da Konami - com quase 30 anos de atraso, mas tudo bem.

Com 20 anos de atraso, finalmente podemos ter os bonequinhos do game da Konami



















A NECA está se preparando para receber encomendas das action figures em breve, e os interessados podem seguir a empresa no Twitter e outras mídias sociais para ficar por dentro de futuros detalhes.

A empresa é conhecida por seus artigos colecionáveis, e vende brinquedos baseados em diversos filmes, videogames e franquias de quadrinhos. Junto com os bonequinhos de Contra, eles pretendem lançar uma série de bonequinhos do novo filme de Quentin Tarantino, Os Oito Odiados, que será lançado em 25 de dezembro.



Via: IGN

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Para ouvir as músicas deste álbum, você precisará de um Famicom


Captura de Tela 2015-12-01 às 10.19.30


O próximo trabalho da 8-bit Music Power não está disponível em CD, vinil, download digital e nem no Spotify. Para você apreciar o trabalho da banda, é necessário ter um Famicom.

Isso mesmo! O Famicom, o 8-bit japonês da Nintendo. Com a popularização das músicas em 8-bit, vários grupos musicais exploram de maneira divertida os antigos recursos de criação de música, oferecendo desde versões de músicas de sucesso até trabalhos próprios.

E o grupo 8-bit Music Power decidiu ir além, lançando seu trabalho de músicas em 8-bit exclusivamente para uma plataforma de 8-bit. Nada de iTunes, CDs, compras digitais e seja lá como você e a humanidade consomem música hoje, o novo projeto da banda está em um cartucho de Famicom e só funcionará rodando no console japonês.

O álbum tem 11 músicas e será lançado no dia 31 de janeiro no Japão por US$30, e trará trilhas sonoras de games clássicos revisitados, como a de Ape Escape do primeiro Playstation ou Star Soldier, para NES. E igual era na época do Saturn e do Playstation, que ofereciam imagens para embalar a música quando se ligava um CD, o cartucho também trará imagens pixelizadas para curtir com as faixas do trabalho.

Porém, como já foi dito, o trabalho é exclusivo para o Famicom, o que significa que nem o NES é capaz de rodar o cartucho, devido aos formatos diferentes das fitas dos dois sistemas. Mas dá pra usar aqueles adaptadores, ou no caso de nós, brasileiros, podemos usar nossos Dynavisions e outros clones de NES que contam com a entrada para cartuchos japoneses.



E mesmo assim, a empresa que cuida da distribuição do álbum, a Columbus Circle, diz que uma versão para o 8-bit ocidental não está descartada: “Este foi apenas um projeto entre os antigos fãs de Nintendo, mas ficamos surpresos com a reação esmagadora que recebemos”, declarou um representante da empresa para o The Wall Street Journal.

Via: Arkade