terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Um brasileiro está desenvolvendo um fã-game em 16-bits do Jaspion
Fala a verdade! Nos anos 90, tudo o que você queria era jogar em seu Super Nintendo, ou Mega Drive, games de seus heróis japoneses preferidos, não é mesmo? O problema é que não existiam tais games. Séries populares no Brasil, como Jaspion, Changeman, ou Jiban, foram exibidas no Japão durante os anos 80, em uma época que tais consoles nem haviam sido lançados ainda.
Mas, nada como o trabalho dos fãs, que buscam trazer à vida projetos que nunca existiriam. Rafael Vasconcelos Souza está desenvolvendo o game que, no melhor estilo 16-bits, leva toda aquela aura de game dos anos 90, para uma série que era extremamente popular na época. E que segue em alta, pois um mangá e um filme sobre o herói estão em desenvolvimento.
O game, que se inspirou em games como os dos Power Rangers em 16-bits, tem cenários inspirados na série, como as clássicas pedreiras ao fundo. O herói, começa o game sem sua armadura, e coletando power-ups, se transforma em O Fantástico Jaspion. A sua transformação é apresentada usando vídeos originais do seriado, deixando este momento bem parecido com os games em FMV do Sega CD.
O gameplay, no trailer, se mostra bem ágil, com o herói usando de combos para derrotar as hordas de inimigos. É possível usar a espada e a laser gun nos combates, além de controlar o lendário “Gigante Guerreiro”, o Daileon. Funcionando como o combate contra chefes, a luta é no “mano a mano”, e tenta reproduzir as lutas do robô contra as ameaças alienígenas.
É possível apoiar o projeto no Patreon, e no Ko-fi. O criador do game já explicou que o game não tem fins lucrativos. E, uma vez pronto, vai ser disponibilizado gratuitamente. Desejamos, também, que os responsáveis pelos direitos autorais do Jaspion no Brasil, que estão desenvolvendo projetos muito bacanas com o personagem, olhem com carinho para este projeto.
Via: Arkade
terça-feira, 14 de janeiro de 2020
Dentista paga cerca de R$ 4 milhões em 40 títulos raros de NES
Um dentista norte-americano chamado Eric Naierman desembolsou US$ 1 milhão – cerca de R$ 4 milhões na cotação do dia – para comprar 40 games lacrados do clássico Nintendinho.
Eric adquiriu os títulos de três outros colecionadores que compraram todos esses jogos ao longo de 52 anos (entre os três). Dentre esses 40 jogos, existem jogos raros, exclusivos e fechados, entre os quais: versão arcade de Mario Bros para NES (1986), as únicas duas cópias de Golf (1985), a única cópia de Balloon Fight (1986) e a cópia única de Gumshoe (1986).
No jornal The Washington Post, vários especialistas expressaram que este é “um ponto de virada” no mercado. Foi determinado que o aumento no hobby de colecionar videogames aumenta rapidamente e cataloga a coleção adquirida por Eric Naierman como uma das mais completas e raras que existem até agora.
Via: GameHall
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Glitch é descoberto em Street Fighter II após 28 anos
Street Fighter II: The World Warrior é um clássico dos videogames e, sem dúvida, um dos jogos de luta mais jogados da história. Dito isso, após 28 anos era praticamente impossível um bug ser descoberto. Mas o YouTuber desk mostrou que ainda há mistérios a serem desvendados.
Após dois meses de tentativas e erros, desk conseguiu reproduzir um glitch que acabou vendo enquanto jogava com Blanka e enfrentava o M. Bison da CPU. No caso, Blanka estava entrando na animação de pulo, porém defendeu um ataque “low” (a rasteira de M. Bison) de pé, o que é impossível. Não só isso, mas após defender, tomou o segundo golpe fraco e acabou se afastando de uma forma que não faria sentido para aquele golpe.
Após tentar repetir isso diversas vezes sem sucesso, desk percebeu que foi algo relacionado ao chamado “512 Guard”. Essa mecânica é algo que os desenvolvedores colocaram no game e significa que a cada 512 ataques, 1 deles será defendido automaticamente para o jogador. Partindo dessa ideia, desk consegue provar que é isso que causa o glitch. Ou seja, se você pular no começo da animação e não defender, mas acabar defendendo por conta do 512 Guard, o glitch acontece. E o comportamento do personagem em relação ao segundo ataque é porque o personagem está no ar, pela lógica da programação. O vídeo explica melhor visualmente o que estamos tentando descrever.
Via: PSX Brasil
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Você não vai reconhecer o Mario
Mario é um dos personagens fictícios mais conhecidos que existem, a maioria das pessoas mesmo as que não jogam video game conseguem reconhecer ele facilmente.
Mas já imaginou como o Mario ficaria sem seu tradicional macacão? Ou sem o seu bigode? O resultado é bem impressionante.
Sem o bigode, boné, macacão e luvas o Mario parece ser outra pessoa! Aposto que nem o Luigi ou a Princesa Peach conseguiriam reconhece-lo.
Via: Jogorama
terça-feira, 3 de dezembro de 2019
Shigeru Miyamoto reconhecido pelo Ministério da Cultura Japonês pelo seu mérito
Shigeru Miyamoto foi reconhecido pelo Ministério Japonês da Cultura pelo seu mérito para a cultura do país.
Reconhecido como uma das verdadeiras lendas da indústria dos jogos, Miyamoto tornou-se na primeira figura dos jogos a ser reconhecida como uma "Pessoa de Mérito Cultural" no Japão.
O criador de Super Mario recebeu a distinção com a sua habitual graciosidade e diz que não faz nada sozinho e jamais poderá esquecer os seus colegas de trabalho.
"Estou grato pela luz colocada sobre o gênero dos jogos," disse Miyamoto. "Este é um trabalho no qual não podes fazer tudo sozinho."
"The Legend of Zelda" é outro dos seus contributos para a cultura Japonesa e um atestado do gênio de Miyamoto.
O jogo desenvolvido em Kyoto, no Japão, tornou-se num fenômeno de classe mundial e passados 30 anos ainda perdura como uma das mais adoradas propriedades intelectuais da indústria.
Com 66 anos, Shigeru Miyamoto diz que não está disposto a se aposentar, preferindo trabalhar para criar sorrisos na face das pessoas.
"Continuarei a fazer tudo o que posso para evitar a aposentadoria. Quero fazer pessoas de todo o mundo sorrir."
Da nossa parte, apenas podemos deixar os nossos parabéns a Shigeru Miyamoto, uma das mais marcantes pessoas na nossa vida enquanto jogadores, e também ao governo Japonês pelo reconhecimento deste gênio da Nintendo.
Via: Eurogamer
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Donkey Kong Country completa 25 anos
Em 21 de novembro de 1994, a RARE lançou um dos jogos mais reverenciados de todos os tempos: Donkey Kong Country!
De fato, o jogo atemporal agora tem 25 anos na América do Norte, muito depois de sua estréia original no SNES. O jogo foi notável pelo uso de sprites e cenários em 3D, dando ao jogo um estilo artístico único, diferente de qualquer jogo de plataforma 2D da época.
Obviamente, nenhuma conversa sobre o DKC seria completa sem mencionar sua incrível trilha sonora do próprio David Wise, que iria compor para plataformas mais modernas como Yooka Laylee. Até hoje, as pessoas ainda se lembram da melodia suave do nível 'Coral Capers' e isso certamente não é coincidência.
Em comemoração ao jogo, a GameXplain conversou com muitos diretores e criadores do jogo.
Confira as entrevistas abaixo:
Via: Nintendosoup
quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Nvidia oferece atualização em ray-tracing de Quake II, com um visual impressionante
O Quake II é um daqueles games que, mesmo com mais de 20 anos de vida, segue sendo jogado e conta com uma comunidade até hoje. O clássico, que foi lançado em 1997, ganhou uma atualização que remasterizou os gráficos, e inseriu a tecnologia Ray-tracing, que são suportadas pelas placas RTX da Nvidia.
Por causa disso, a atualização foi batizada de Quake II RTX. A versão será disponibilizada no dia 6 de junho, com as três primeiras fases disponibilizadas gratuitamente. Assim como era no passado, no famoso sistema shareware. Quem já tem o game, terá acesso ao game completo. Incluindo campanha Single-player e o multiplayer.
O ray-tracing é um recurso que permite que a luz nos games sejam mais fiéis à realidade. E também é útil para compreender melhor elementos nos cenários, como reflexos, ou sombra. Quake II, apesar de ser um game antigo, se mostrou muito bem quanto ao uso da tecnologia. Dá pra reparar na iluminação, na água e nas armas. É só comparar com o game original.
O código fonte desta atualização estará no GitHub. Para que a comunidade invista em mais melhorias, além de permitir que o Ray-tracing apareça em modificações. Mas, essa tecnologia toda tem um preço. Se o Quake II original foi produzido para rodar em Pentium 2 ou equivalentes, seu upgrade com Ray-tracing exigirá no mínimo, uma RTX 2060, além de 8GB de RAM e um Intel Core i3-3220.
Via: Arkade
quinta-feira, 7 de novembro de 2019
Mega Drive: novo jogo de terror ressuscita o console da SEGA
Volta e meia aparece alguém lançando algum jogo novo para os consoles clássicos. Desta vez, quem recebeu um novo título foi o Mega Drive, que completa 30 anos de vida este ano.
O game em questão é Sacred Line Genesis, criado por Sasha Darko. O jogo é uma espécie de graphic novel em que o jogador deverá assumir o papel da detetive Ellen para resolver uma série de mistérios que estão ocorrendo em algum lugar da Europa Ocidental.
Os negócios não vão bem, e a detetive resolve fechar o escritório. Porém, em um dos seus últimos dias de trabalho, Ellen recebe um telefonema a convidando para investigar uma floresta. Intrigada, a detetive vai até lá e acaba encontrando seus piores pesadelos.
O jogo conta com uma história densa e finais alternativos, tudo isso com gráficos pré-renderizados e uma atmosfera sombria.
Se interessou? Então acesse o site oficial e encomende o seu cartucho. O game custa US$ 39 (R$ 127, na cotação de hoje, sem contar frete e impostos). A parte legal é que ele vem com manual de instruções em português.
Via: Baixaki Jogos
terça-feira, 5 de novembro de 2019
Malasombra, novo jogo para NES está em desenvolvimento
Já se passaram mais de 30 anos desde que o NES foi lançado, e as empresas ainda estão fazendo jogos para ele.
Hoje foi revelado que o 4MHz Studio está atualmente desenvolvendo um jogo de aventura e ação de fantasia chamado Malasombra. O jogo é planejado para um cartucho físico de NES e lançamento digital.
Sinopse:
Em um lugar bonito e distante, a celebração do casamento real entre Astrid, a princesa do reino, e Pirou, um jovem aprendiz de mago, é interrompido pela entrada súbita de Malasombra, um feiticeiro ressentido contra o rei por condená-lo ao exílio.
Malasombra transformou todos os presentes em sapos, exceto Pirou, que conseguiu repelir o feitiço com sua varinha de aprendiz de mago,porém Astrid acabou sendo sequestrada como uma vingança por tantos anos de punição no exílio. Pirou não podia deixar as coisas assim, então se preparou para encontrar uma maneira de recuperar sua amada.
Desenvolvimento:
Malasombra teve seu desenvolvimento iniciado em março de 2018 com vários testes conceituais e cenários para o Amstrad CPC. Durante os primeiros meses de desenvolvimento, o projeto estava amadurecendo a história e crescendo em dimensões, até que em outubro de 2018 os testes gráficos e de programação começaram no NES. Após os primeiros resultados satisfatórios, a equipe decidiu migrar o projeto da plataforma, tornando-se um desenvolvimento exclusivo para a NES. Uma decisão muito complicada para toda a equipe, porque significa sair da zona de conforto, mas com a certeza de que foi a decisão certa dada a ambição colocada no projeto.
Esta fase inicial de desenvolvimento culmina em meados de agosto de 2019, com o anúncio oficial do projeto em diferentes mídias, e a apresentação de uma demo jogável em console real no estande do Gamescom Restrospiel, graças à colaboração de José María Velo (octopusjig).
Atualmente o 4Mhz está totalmente focado no desenvolvimento deste projeto, que, mesmo sem uma data definida de publicação, monopoliza todo o esforço e entusiasmo da equipe.
Via: Nintendo Soup
Hoje foi revelado que o 4MHz Studio está atualmente desenvolvendo um jogo de aventura e ação de fantasia chamado Malasombra. O jogo é planejado para um cartucho físico de NES e lançamento digital.
Sinopse:
Em um lugar bonito e distante, a celebração do casamento real entre Astrid, a princesa do reino, e Pirou, um jovem aprendiz de mago, é interrompido pela entrada súbita de Malasombra, um feiticeiro ressentido contra o rei por condená-lo ao exílio.
Malasombra transformou todos os presentes em sapos, exceto Pirou, que conseguiu repelir o feitiço com sua varinha de aprendiz de mago,porém Astrid acabou sendo sequestrada como uma vingança por tantos anos de punição no exílio. Pirou não podia deixar as coisas assim, então se preparou para encontrar uma maneira de recuperar sua amada.
Desenvolvimento:
Malasombra teve seu desenvolvimento iniciado em março de 2018 com vários testes conceituais e cenários para o Amstrad CPC. Durante os primeiros meses de desenvolvimento, o projeto estava amadurecendo a história e crescendo em dimensões, até que em outubro de 2018 os testes gráficos e de programação começaram no NES. Após os primeiros resultados satisfatórios, a equipe decidiu migrar o projeto da plataforma, tornando-se um desenvolvimento exclusivo para a NES. Uma decisão muito complicada para toda a equipe, porque significa sair da zona de conforto, mas com a certeza de que foi a decisão certa dada a ambição colocada no projeto.
Esta fase inicial de desenvolvimento culmina em meados de agosto de 2019, com o anúncio oficial do projeto em diferentes mídias, e a apresentação de uma demo jogável em console real no estande do Gamescom Restrospiel, graças à colaboração de José María Velo (octopusjig).
Atualmente o 4Mhz está totalmente focado no desenvolvimento deste projeto, que, mesmo sem uma data definida de publicação, monopoliza todo o esforço e entusiasmo da equipe.
Via: Nintendo Soup
Assinar:
Postagens (Atom)