terça-feira, 22 de abril de 2014

Game Boy completa 25 anos

O Game Boy está completando 25 anos hoje, ele foi lançado no Japão em 21 de abril de 1989 e nos Estados Unidos em 31 de julho do mesmo ano.

Hoje ele pode parecer um console bem modesto, ainda mais por usar um processador de 8 bits com 4,19 MHz e tela de cristal líquido monocromático, mas na época ele foi revolucionário por ser um verdadeiro console portátil que permitia trocar de jogo (ele usava cartucho) e até mesmo jogar em 4 pessoas. Os portáteis da época eram bem simples e vinham com apenas um jogo, como era o caso do Game & Watch da Nintendo.

A tela do Game Boy era de LCD reflexivo de apenas 2,6 polegadas e resolução de 160x144. Como a tela não tinha iluminação própria ela era escura e difícil de ver, mas mesmo assim foi uma boa decisão da Nintendo usar essa tela, os seus concorrentes como o Game Gear e o Lynx que usavam telas coloridas e maiores mas gastavam muita pilha.

Em 1996 a Nintendo lançou o Game Boy Pocket, que era menor que o modelo anterior mas possuía uma tela maior e mais nítida, e utilizava duas pilhas AAA. Este foi o primeiro modelo que foi lançado com várias opções de cor.

Outro modelo foi o Game Boy Light, que é pouco conhecido pois foi lançado apenas no Japão. Ele era semelhante ao Game Boy Pocket, mas sua tela tinha backlight, o que era algo que fazia muita falta no Game Boy original.


O jogo de maior sucesso do Game Boy é o Tetris, o que não é de se estranhar afinal ele acompanhava o console, mas não dá para negar que foi uma ótima escolha da Nintendo. Afinal as partidas rápidas do Tetris eram ideias para um console portátil, e também ele era compatível com o cabo Gamelink para partidas entre dois jogadores.

O Game Boy deixou de ser fabricado em março de 2003, durante esse tempo foram vendidos 118,69 milhões de unidades, com isso ele é o terceiro video game mais vendido de todos os tempos. Ele fica atrás apenas do PlayStation 2 que vendeu mais de 155 milhões, e do Nintendo DS com 153,98 milhões.

Atualmente é possível comprar seus jogos na eShop do Nintendo 3DS, que é a maneira mais simples de conhecer os jogos do portátil.

Alguém aqui tem ou teve um Game Boy? Quais são suas recordações com este portátil?

Via: Jogorama

quarta-feira, 16 de abril de 2014

5 fatos interessantes sobre o NES




terça-feira, 15 de abril de 2014

Choque de gerações: Vejam Super Mario 64 versão Oculus Rift

Entrem imersos no fantástico mundo de Mario.



quinta-feira, 3 de abril de 2014

Já imaginou como seria o filme do Hobbit se ele fosse um jogo de Super Nintendo?





















Já tem um tempo que um projeto muito interessante tem chamado a atenção no YouTube, onde um ilustrador produz versões 8-Bits de filmes, séries e até mesmo jogos. Desta vez a obra agraciada foi O Hobbit (Uma Jornada Inesperada e A Desolação de Smaug) que foi imortalizado como um jogo de Super Nintendo!



Via: Fail Wars

terça-feira, 1 de abril de 2014

Vídeo reúne telas iniciais de todos os games lançados para o NES


























Um usuário do YouTube prestou a homenagem máxima ao NES, primeiro videogame doméstico da Nintendo, e reuniu em um único vídeo as telas iniciais de todos os jogos lançados para o aparelho e sua contraparte japonesa, o Famicom.



Carinhosamente apelidado de Nintendinho pelos brasileiros, o NES foi o berço de algumas das principais franquias de games da Nintendo e de outras empresas. Séries como "Super Mario", "The Legend of Zelda", "Castlevania", "Mega Man" e "Final Fantasy" deram seus primeiros passos na plataforma de 8-bits.

Chamada "Press Start" ("Aperte Start", em tradução), a obra do usuário NicksplosionFX tem quase três horas de duração e mostra todos os games do Nintendinho em ordem alfabética.

Via: G1

terça-feira, 25 de março de 2014

30 anos do Atari no Jornal da Cultura

Matéria especial sobre os 30 anos do Atari no Jornal da Cultura.
A reportagem começa aos 44:20.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Grupo cria placa com saídas DVI, HDMI e VGA para Nintendo 64


















Dentre os consoles da Nintendo, um dos mais populares foi o Nintendo 64. Entretanto, com o passar do tempo menos televisores passaram a oferecer suporte para consoles antigos, mas o modificador Marshall, do grupo Retroactive, está trabalhando em algumas placas que prometem tornar essa tarefa mais fácil e prazerosa em TVs recentes.

Segundo a página do grupo, a placa oferecerá saída DVI, mas pode ser adaptada para HDMI e VGA se for preciso. Entretanto, há um alerta para os que quiserem adquirir uma futuramente (para registrar interesse, basta se inscrever no campo reservado para receber informações): será preciso soldá-la dentro do console.

Você que ainda tem um Nintendo 64, toparia fazer algo do tipo? Deixe a sua opinião no espaço para comentários.

Via: Baixaki Jogos

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Acredite se quiser: existe um Donkey Kong para Mega Drive


























Os anos 1990. Época da batalha mais ferrenha da história da indústria dos videogames: SEGA x Nintendo. O que essas duas empresas faziam para atrair o consumidor é até hoje motivo de discussão e nesta guerra, muitos jogos exclusivos foram lançados para as duas plataformas. Mas como a turma do “deixa que eu resolvo” sempre estava pronta a “ajudar”, alguns jogos exclusivos de um console ia dar um rolezinho no console rival, como o Super Donkey Kong ’99 que você conhece agora.

O jogo é tecnicamente Donkey Kong Country 3, lançado em 1997 para o Super Nintendo. A versão original era um fenômeno na década de 1990, pois usava a tão famosa técnica Advanced Computer Modeling que criava modelos em 3D na época que jogos em 3D eram novidade. Provavelmente você já jogou este jogo e nem precisamos dizer muito sobre ele. E se não jogou, faça um favor a si mesmo e dê um jeito de experimentar pois se trata de um trabalho excelente dos bons tempos da parceria Rare-Nintendo.

Tudo muito bonito mas, como sabemos, o jogo era exclusivo de Super NES. ERA. Pois eis que o Mega Drive recebeu a sua versão. Claro que não é oficial e nem reconhecida pela SEGA, mas recebeu. Veja aí como ficou o jogo em sua “versão final”:



Vale lembrar que por se tratar de um projeto sem autorização nenhuma, o jogo é bem “ruinzinho”: as músicas são as mesmas batidas o tempo todo, o mapa das fases sumiu, a tecnologia ACM não existe – o que temos são sprites copiados do Super NES com animação lenta – e controlar os nossos amigos gorilas virou tarefa das mais ingratas. O jogo tinha 5 mundos – mas sem mapa – subdivididos em 2 estágios cada, com um chefão. E como toda boa fita da banca, sem save nem password: encostou em um inimigo, perdeu vida e perdeu todas as vidas volta pro começo, independente de onde estava.

Vale lembrar também que os focos dos consoles eram bem claros: Mega Drive era o console dos cálculos rápidos e jogos mais rápidos ainda, enquanto o Super NES focava em gráficos – isso, a Nintendo se preocupou com gráficos melhores um dia – e a popularização dos RPGs. Por isso, um jogo como DKC 3 era impossível no console rival, mesmo se fosse desenvolvido por uma empresa que não tivesse laço nenhum de exclusividade.























Se o Sonic visitou o Super NES em algum dia da história, os gorilas também puderam fazer o caminho inverso. E de alguma forma a história dos videogames ganhou mais alguns capítulos.

Via: Arkade

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Descubra a verdadeira origem da música de Ice Cap Zone





















Ah, Sonic the Hedgehog 3. Um dos melhores jogos do Mega Drive, e talvez um dos melhores de todos os tempos, especialmente pela sua magnífica música, essa que muitos acreditam ter sido composta pelo primeiro e único Michael Jackson. Sim, o mesmo de Thriller, Black and White e Smooth Criminal. Muitos dos trechos das músicas de Sonic 3 podem ser identificados nas músicas de Michael, o melhor exemplo sendo a música dos créditos, que possui várias semelhanças com Stranger In Moscow:



Enfim, não é da música dos créditos que vamos falar, e sim da música de Ice Cap Zone. Considerada uma das melhores fases do jogo, a música possuía alguma semelhança com trechos de Smooth Criminal e Who is It, de Michael, mas um outro fato veio à luz recentemente que muda muita coisa. Brad Buxer, creditado como um dos compositores, foi membro de uma banda de música pop chamada The Jetzons, nos anos 80, e antes da banda terminar, Buxer produziu a seguinte música:



Não existe entidade que seja capaz de me convencer de que não estou ouvindo Ice Cap Zone Act 1 nessa música. A faixa “Hard Times” do The Jetzons nunca foi lançada, e só a pouco tempo foi reconhecida pelos mais atentos. Levando em consideração que logo depois da banda, Buxer foi trabalhar com Michael Jackson, para assim trabalhar com Sonic 3, a ligação faz muito sentido.

O que pode ter acontecido é Buxer e Jackson terem trabalhado juntos na composição de Sonic 3, mas vários motivos impediram que Michael fosse corretamente creditado, seja por causa de problemas contratuais, ou pelo fato do próprio Michael não ter gostado da qualidade do som na versão final do jogo. Isso talvez nunca saibamos.

Com o tempo, mais e mais fatos serão revelados, e é bom saber que estamos mais perto da verdade. Vamos esperar por mais revelações.

Via: GameFM

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tipos de gamers