quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sonic comemora 24 anos



Sonic the Hedgehog comemora 24 anos no ocidente. O primeiro jogo foi lançado na Megadrive no dia 23 de junho de 1991 nos Estados Unidos e Europa. Uns dias mais tarde, no dia 26 de junho, foi a vez de ter sido lançado no Japão.

O famoso ouriço azul tornou-se rapidamente na mascote da SEGA, marcando presença também na sua portátil Game Gear e na velhinha Master System.

Atualmente o ouriço marca presença em vários jogos para várias plataformas depois da SEGA ter deixado de fabricar consolas para se focar apenas no desenvolvimento de jogos. É curioso saber que é na sua antiga rival Nintendo que Sonic tem vindo a registar melhores vendas, com o próximo jogo a ser lançado ainda este ano na Nintendo 3DS de seu nome Sonic Boom: Fire & Ice.

Neste momento Sonic ainda não marcou presença na PS4 nem na Xbox One, mas já esteve na Wii U e irá regressar à consola da Nintendo com um jogo baseado nos jogos olímpicos onde os personagens do universo de Sonic e Mario se defrontam nas mais variadas modalidades desportivas.

Via: Eurogamer

terça-feira, 23 de junho de 2015

Norueguês gasta seis anos fazendo crochê de um dos mapas de Super Mario Bros. 3

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O norueguês Kjetil Nordin gastou mais de 800 horas de trabalho em algo realmente único. Ele criou um crochê imenso mostrando o mapa do mundo 1 de Super Mario Bros. 3, em sua versão para Super Nintendo presente em Super Mario All-Stars.


Foi necessária muita pesquisa por parte de Nordin, que também é programador e campeão de skydiving, para descobrir as cores exatas dos fios que precisariam ser usadas para criar o mapa, que mede 2,2 x 1,8 metros. Inclusive ele diz (via NRK) que na metade do processo precisou refazer uma seção inteira pois o azul estava muito roxo, algo que levou mais uma semana para ser corrigido.

AlexKingshill
, amigo do criador, postou algumas fotos mostrando o projeto terminado.

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Nordin também é conhecido pelos amigos por fazer bonecos de crochê de personagens presentes nos jogos.

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Via: GameHall

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Criador de "Tetris" conta ter feito o jogo em seu "tempo livre"


31 anos depois da criação de "Tetris", Alexey Pajitno e Henk Rogers - respectivamente o criador do jogo e o responsável por sua distribuição mundial - ainda são amigos. Durante um painel de perguntas e respostas que aconteceu durante a conferência D.I.C.E., os velhos parceiros responderam perguntas um do outro, revelando curiosos detalhes da história do clássico jogo.

"Durante meu tempo livre, eu tentava montar alguns jogos de computador, e 'Tetris' era um deles", contou Alexey, engenheiro de computação de formação.
Já Henk Rogers confessou ter blefado para os dois lados, por diversas vezes, para conseguir os melhores resultados para o jogo, pra seu parceiro e para si mesmo.

"Eu dizia para a Nintendo que os russos não estavam aceitando as propostas deles. E fingia ser alguém mais importante do que realmente era, quando falava com a Nintendo e com os russos", contou Rogers.

Por fim, Rogers ainda brincou sobre o futuro de "Tetris".

"Acho que vai virar um esporte. Talvez, um dia, vire um esporte olímpico", finalizou o homem de negócios, provocando risos de seu colega desenvolvedor.

Um dos jogos mais famosos da história, "Tetris" ultrapassou a marca de 170 milhões de unidades vendidas em 2010, distribuídas entre 70 milhões de cópias físicas e 100 milhões em cópias digitais para plataformas móveis. O número faz de "Tetris" o jogo pago mais baixado da história dos celulares.

Via: UOL Jogos


segunda-feira, 8 de junho de 2015

MAME vai se tornar open source

Logotipo do MAME

MAME é um dos emuladores mais impressionantes que existe, afinal o projeto começou em 1997 com Nicola Salmoria lançando um emulador capaz de rodar vários jogos que usavam hardware semelhante ao Pac-man, desde então o MAME foi atualizado constantemente e hoje consegue emular milhares de jogos de fliperamas dos mais diversos tipos. Com isso o MAME se tornou muito importante na preservação dos jogos de fliperamas, afinal mesmo que o hardware não exista mais ainda é possível jogar no emulador.

Em breve o MAME terá uma importante mudança, todo o seu código fonte passará a ser open source, com isso a ideia é atrair mais desenvolvedores e aumentar o interesse no projeto.

Desde o começo do projeto o código fonte do MAME está disponível para quem quiser baixar, mas o grande problema é que ele utilizava uma licença BSD modificada que era bem restrita. A intenção era boa, afinal a equipe queria evitar que o emulador fosse utilizado para fins comerciais e com isso acabasse atraindo problemas legais para o projeto.

Mas todo esse cuidado acabou gerando alguns problemas afinal hoje em dia mesmo as empresas que possuem o copyright do jogo não podiam distribuir as roms junto com o MAME, ou mesmo museus que cobram entrada não podiam usar o MAME nas suas exibições. Com o novo licenciamento esses problemas serão resolvidos, com certeza teremos novos criativos e interessantes usos.

Se você ainda não conhece o MAME eu recomendo que visite o site oficial e baixe a última versão, no próprio site você pode baixar alguns jogos. Vale lembrar que todas as roms disponíveis no site do MAME foram autorizadas pelos proprietários do copyright, por isso o número é pequeno mas já é uma boa maneira de começar.

O MAME foi um dos primeiros emuladores que eu conheci, a primeira versão que baixei foi a 0.27 em 1997, desde então virei um grande fã do projeto e acompanho o seu desenvolvimento. Sempre fui um grande fã de fliperamas, mesmo que hoje em dia eles estão quase em desuso não dá para negar a importância que eles tiveram no início da indústria de jogos. O que mais me fascina nos emuladores é a possibilidade de preservar aqueles jogos, permitindo que seja possível jogar mesmo para quem não têm acesso ao hardware original.

Via: Jogorama

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Programador cria emulador do Game Boy Advance em JavaScript


Pokémon

Com o avanço das tecnologias de desenvolvimento web, o navegador se tornou uma ferramenta poderosa e extremamente versátil, como prova este emulador de Game Boy Advance desenvolvido na linguagem JavaScript.

Totalmente baseado no browser, o GameBoyAdvance Online foi criado de forma independente, e carrega uma série de ROMs de games disponíveis para o portátil da Nintendo.

Há diversos títulos das séries Pokémon, Megaman e Super Mario, além de outros games clássicos. Basta escolher e esperar o jogo carregar.

Lançado originalmente em 2001, o Game Boy Advance foi um dos últimos produtos da linha de portáteis da empresa a levar o nome Game Boy. Confira a lista completa de games disponíveis no emulador:

    •    Advance Wars
    •    Advance Wars 2
    •    Aladdin
    •    Alien Hominid
    •    Bomberman Max 2 - Blue Advance
    •    Bomberman Tournament
    •    Bubble Bobble: Old and New
    •    Croket! - Yume no Banker Survival!
    •    Croket! 2 - Yami no Bank to Banqueen
    •    Croket! 3 - Granu Oukoku no Nazo
    •    Croket! 4 - Bank no Mori no Mamorigami
    •    Digimon Racing
    •    Dragon Ball Z - Supersonic Warriors
    •    Final Fantasy IV Advance
    •    Final Fantasy Tactics Advance
    •    Fire Emblem
    •    Frogger Advance - The Great Quest
    •    Frogger's Adventures - Temple of the Frog
    •    Frogger's Adventures 2 - The Lost Wand
    •    F-Zero - GP Legend
    •    F-Zero - Maximum Velocity
    •    Game & Watch Gallery 4
    •    Golden Sun
    •    Gunstar Super Heroes
    •    Hamtaro - Ham-Ham Heartbreak
    •    Kirby & The Amazing Mirror
    •    Kirby: Nightmare in Dreamland
    •    Mario & Luigi: Superstar Saga
    •    Mario Kart: Super Circuit
    •    Mario Party Advance
    •    Mario Pinball Land
    •    Megaman & Bass
    •    Megaman Battle Network 1
    •    Megaman Battle Network 2
    •    Megaman Battle Network 3 Blue
    •    Megaman Battle Network 4 Blue Moon
    •    Megaman Battle Network 4 Red Sun
    •    Megaman Battle Network 5 Team Protoman
    •    Megaman Battle Network 6 Cybeast Falzar
    •    Megaman Zero
    •    Megaman Zero 2
    •    Megaman Zero 3
    •    Megaman Zero 4
    •    Metal Slug Advance
    •    Metriod Fusion
    •    Momotarou Dentetsu G Gold Deck wo Tsukure!
    •    Monopoly
    •    Monster Force
    •    Mortal Kombat Advance
    •    Pacman World
    •    Pacman World 2
    •    Pokemon Emerald
    •    Pokemon Leaf Green
    •    Pokemon Fire Red
    •    Pokemon Ruby
    •    Pokemon Sapphire
    •    Pokemon Video Show Pak 1
    •    Pokemon Video Show Pak 2
    •    Pokemon Video Show Pak 3
    •    Pokemon Video Show Pak 4
    •    Sonic Advance
    •    Sonic Advance 2
    •    Sonic Advance 3
    •    Sonic Battle
    •    Sonic Pinball
    •    Spyro Adventure
    •    Spyro: Season of Ice
    •    Spyro 2: Season of Flame
    •    Super Mario Advance
    •    Super Mario Advance 2
    •    Super Mario Advance 3
    •    Super Mario Advance 4
    •    Super Monkey Ball Jr
    •    Super Street Fighter II: Turbo Revival
    •    Super Street Fighter III: Alpha
    •    Tales of Phantasia
    •    Tak 2: The Staff of Dreams
    •    Teenage Mutant Ninja Turtles
    •    Tetris Worlds
    •    The Sims: Bustin ' Out
    •    The Sims 2
    •    The Simpsons: Road Rage
    •    Turok Evolution
    •    Wario Land 4
    •    Wario Ware Inc
    •    The Legend of Zelda: A Link to the Past
    •    The Legend of Zelda: The Minish Cap

Via: Info

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Confiram a série Diggin’ In The Carts que conta a história da musica dos games no Japão

Atenção: as legendas em português podem ser ativadas no menu do player


Diggin’ In The Carts, Ep. 1: A Ascenção do Chip

No primeiro episódio da série Diggin’ In The Carts, lembramos dos pioneiros da música de videogame.



Diggin' In The Carts, Ep.2: As fronteiras do 8-bit

Hoje conversamos com um compositor de clássicos da Konami e com o responsável por ‘Gimmick!’



Diggin’ In The Carts: Ep. 3 – O fim de uma era

No vídeo de hoje, conversamos com criadores brilhantes que fizeram games pro SNES e pro Mega Drive.



Diggin' In The Carts, Ep. 4: Um cara descolado

No 4º episódio, lembramos do clássico Sonic the Hedgehog e conversamos com a lenda Yuzo Koshiro.



Diggin’ In The Carts, Ep.5: A importância dos RPGs

No penúltimo capítulo de Diggin’ In The Carts, mergulhamos no trabalho de compositores de RPG.



Diggin’ In The Carts, Ep. 6: O fim de uma Era

Vamos curtir o último episódio do documentário sobre pioneiros da música de game no Japão.



Via: RedBull Games

terça-feira, 12 de maio de 2015

Alguém zerou Mega Man X e X2 ao mesmo tempo e usando o mesmo controle

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É cada loucura que aparece. Quem jogou sabe que Mega Man X Mega Man X2 são excelentes. Teve um cara que gostou tanto dos jogos que resolveu detoná-los ao mesmo tempo e usando o mesmo controle.

O Youtuber Aura Puffs usou um controle de Super Nintendo para a façanha e ainda por cima pegou todos os upgrades.
Confira o vídeo com essa verdadeira proeza abaixo:



Se estiver com pouco tempo disponível, veja pelo menos a batalha com o último chefe dos dois jogos. Eu me pergunto quanto tempo esse cara levou para conseguir fazer isso.

Via: GameHall

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Kit de desenvolvimento do Super NES usado por Sid Meier à venda por R$ 28 mil Reais


Sid Meier é um nome bastante conhecido na indústria de jogos. Ele foi responsável por títulos tais como F-15 Strike Eagle, Railroad Tycoon, Sid Meier's Pirates e provavelmente o mais famoso deles, Civilization.

Um leilão no eBay está vendendo um "Super NES Emulator SE", que trata-se do kit de desenvolvimento que as empresas usavam décadas atrás para fazer jogos para o Super Nintendo. Neste caso, supostamente utilizado também por Sid Meier quando ele estava na produtora Micro Prose. Trata-se de um produto extremamente raro. O vendedor estima que existam apenas 10 no mundo hoje e o descreve como sendo o "Santo Graal" dos colecionadores de videogames.


Esta unidade era propriedade da Micro Prose, conforme é possível ver abaixo em uma das fotos do anúncio, portanto é bem provável que Sid Meier tenha realmente usado o aparelho. O preço? "Apenas" $9.500 se quiser comprar agora, pouco mais de R$ 28 mil.

Caso você tenha o dinheiro para comprar, precisará também viajar para os Estados Unidos ou então ter um parente ou conhecido lá que possa receber o produto por você, pois o vendedor não envia para o Brasil.

Via: NintendoLife

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Até que demorou para surgir um SNES personalizado do Yoshi








Essa linda peça retrô que você vê nas fotos foi criada pelo Zoki64, que já produziu alguns consoles personalizados incríveis (veja todos aqui).

Essse SNES do Yoshi usa a carcaça do SNES europeu, que era um pouco diferente do que tivemos por aqui no Brasil.

 






















Se você se interessou por um desses, basta entrar em contato com o zoki64 por meio de sua página no DeviantArt. Infelizmente ele não fala quanto cobra pelo trabalho. “Cada caso é um caso”. Boa sorte!

Via: Kotaku

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tradução de fãs permite jogar EarthBound em português do Brasil

 
No mundo dos games, sempre que uma empresa não se mexe para traduzir um jogo para um idioma específico a comunidade acaba colocando as mãos no teclado para fazer esse trabalho. E foi exatamente isso que a equipe do site EarthBoundBrasil fez ao disponibilizar um arquivo que permite jogar EarthBound totalmente no nosso idioma.


De acordo com informações divulgadas na página, o processo de tradução levou cerca de sete anos e envolveu várias pessoas (a mensagem diz que “a equipe mudou bastante no decorrer dos anos”). Caso queira saber como ficou o trabalho, as imagens que estão a seguir dão uma ideia do conteúdo em português brasileiro.
 
Lançado para Super Nintendo em 1995, EarthBound foi o único jogo da série Mother trazido para o ocidente. Ele narra a história de Ness, garoto que, junto com seus amigos, deve partir em uma jornada para salvar a Terra de uma invasão alienígena que está trazendo o caos para o nosso planeta – a menos que você considere discos possuídos, cachorros loucos, hippies prontos para atacá-lo e outras coisas que seguem a mesma linha como normais.

Via: Baixaki Jogos