quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Relíquia: vídeo raro da primeira visita no antigo prédio da Nintendo

Depois de mais de oito anos, finalmente o redator do site Kotaku repostou o vídeo no qual ele visita o prédio mais antigo da Nintendo em Kyoto. O tour é considerado uma experiência única, visto que era proibida a entrada de visitantes no prédio.

O redator entra no prédio e logo encontra uma simpática moça que responde algumas perguntas antes de coloca-lo para fora. Durante a visita, vemos o resquícios dos primeiros ramos da empresa que, antes de se tornar uma produtora de jogos, era fabricante de cartas hanafuda e dona de seu próprio motel.



O edifício feito de pedra foi erguido em 1933 e geralmente é retratado como o quartel general original da Nintendo. No entanto, a empresa não nasceu lá, mas sim em um escritório que ficava em um pequeno sobrado próximo ao prédio histórico. Foi lá que Fusajiro Yamauchi começou fabricando e vendendo cartas de hanafuda.
No final do século 19, Fusajiro Yamauchi de 30 anos, viu uma oportunidade quando o governo de Meiji legalizou um jogo de cartas chamado hanafuda, após sua a abertura para o ocidente. Aqueles que como Yamauchi haviam jogado ilicitamente anteriormente foram liberados abertamente para seu passatempo.


Nintendo e a Yakuza

Hanafuda é um jogo tradicional de cartas japonês que é muito jogado durante as férias de ano novo, até hoje em dia. Na década de 1880 ele era jogado por gângsters e sua popularidade se espalhou muito devido às apostas. A palavra japonesa yakuza originalmente significa indivíduos inúteis e é derivada de uma mão perdedora de hanafuda. Assim como a fama da Nintendo é inseparável do hanafuda, o hanafuda também é inseparável da história do crime organizado japonês.
O quartel general original da Nintendo estava localizado em uma parte da cidade que é o antro da Aizukotetsu-kai, um dos mais antigos e poderosos grupos Yakuza de Kyoto.


Miojo, canetas, LEGO e fotocopiadoras


Sob o comando de Hiroshi Yamauchi, a Nintendo expandiu seu público, adquirindo os direitos de produzir cartas da Disney. A companhia entretanto, continuou a fazer cartas direcioandas ao público adulto, como cartas com mulheres nuas estampadas.
Entretanto, foi também sob o comando de Yamauchi que a fabricante de cartas se aventurou vergonhosamente em outros segmentos: macarrões instantâneos, canetas esferográficas, blocos parecidos com LEGO, balanços para bebês e até mesmo fotocopiadoras. A LEGO processou sem sucesso a Nintendo por seu “N&B Blocks”, mas perdeu pois os blocos da Nintendo incluíam também formatos arrendondados
Durante o final dos anos 70 e início dos 80, a Nintendo surgiu como gigante dos videogames. A empresa baseada em Kyoto era familiar, chefiada por Hiroshi Yamauchi e que contava com talentos como Shigeru Miyamoto, que criou Mario e Zelda, assim como Gunpei Yokoi, que foi responsável pela criação do Game Boy. Graças ao sucesso da Nintendo e ao árduo trabalho do grupo, Yamauchi se tornou um dos homens mais ricos do país.

Via: Baixaki Jogos

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Por que a grande maioria dos jogos são lançados às terças-feiras?

Você, um gamer de carteirinha, certamente deve comprar alguns títulos todos os anos. Possivelmente, parte deles você deve esperar ansiosamente pela data de estreia, não é mesmo? Porém, você já reparou que quase todos os jogos – os títulos da Nintendo e os Call of Duty, por exemplo, fogem à regra – são sempre lançados nas terças-feiras? Pode parecer algo aleatório, mas há um motivo por trás disso.
Para saciar a curiosidade, podemos dizer em poucas palavras que esse modelo é adotado até hoje por conta de uma ação de marketing da Sega em 1992. Entretanto, vamos explicar melhor a história.


Uma competição acirrada e a necessidade de algo impactante


Se você é um jogador das antigas – ou é um jovem padawan que conhece bem a história dos games –, sabe que, durante a década de 90, a briga dos consoles foi extremamente acirrada entre a Sega e a Nintendo. Portanto, nintendistas vs. caixistas vs. sonystas não é algo novo para a indústria.
A Big N foi a responsável por ressuscitar o ramo dos video games nos anos 80 com o NES, depois da queda da Atari, do fracasso comercial de diversos títulos – como o famoso E.T. – e da seca de novos conteúdos.


Portanto, para uma empresa como a Sega causar um impacto significativo, ela precisaria de algo além de um bom jogo. Era necessária uma ação de marketing que chamasse a atenção do mundo todo para a marca de consoles japonesa. O game em questão era Sonic 2, que traria um companheiro inédito – Tails – à aventura do ouriço azul.


A ação de marketing que mudou tudo

Segundo diversos relatos do livro “Console Wars: Sega, Nintendo and the Battle That Defined a Generation”, a empresa do Sonic tinha que ter uma sacada que a colocasse no mesmo patamar da Big N. Depois de muitas ideias, a decisão final foi a de criar o primeiro lançamento mundial da História.
Antigamente, os jogos não eram comercializados simultaneamente nos principais mercados. É o caso de Final Fantasy II, Final Fantasy III e Final Fantasy V, que nunca deram as caras no Ocidente na época do Super Nintendo. Portanto, o esforço da Sega era algo inédito na indústria. Tanto os países da Europa quanto o Japão e os Estados Unidos receberiam as cópias no mesmo dia.


Contudo, ficou a pergunta: que dia? Antes da padronização, os títulos eram lançados em dias aleatórios. Como você pode imaginar, não existia internet para fazer campanhas de marketing absurdas. Portanto, os consumidores ficavam com a impressão de que os games simplesmente “brotavam” nas lojas.
Dessa forma, a Sega resolveu criar um trocadilho para o lançamento de Sonic 2. A empresa divulgou para o público a data de lançamento do título – 24 de novembro de 1992 –, chamado de Sonic 2 Day, que sairia em uma terça-feira, que, em inglês, é Tuesday. Portanto, na língua oficial, foi o “Sonic Two Day”, ou, com a brincadeira, o “Sonic 2sday”, que unia as duas palavras.


Por que uma simples data mudou tanta coisa?

Pense da seguinte forma: como criar um hype se você não sabe a data de lançamento de algo? As distribuidoras e cinemas, por exemplo, adotaram o final de semana – a sexta-feira nos EUA e quinta-feira no Brasil – como a estreia de longas-metragens. Portanto, sempre associamos esse período às novidades das telonas. Entretanto, isso não existia para os jogos.

O “Sonic 2sday” foi tão bem recebido que as outras desenvolvedoras adotaram o mesmo padrão. Surpreendentemente, as produtoras de filmes também implementaram o dia da semana como o escolhido para lançar VHS – afinal, estamos falando de 1990 – e, posteriormente, DVDs e Blu-rays.
Consequentemente, até mesmo a Xbox Live e a PlayStation Network fazem as atualizações semanais na terça-feira. Portanto, por causa de uma ação de marketing da Sega, o conceito de blockbusters foi introduzido no universo dos games.

Via: Baixaki Jogos

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Predecessor de "BioShock", clássico "System Shock" recebe nova versão no PC

A série "System Shock" originou a icônica vilã SHODAN

Duas décadas após seu lançamento, o clássico dos PCs "System Shock", considerado um predecessor da série "BioShock", recebeu uma nova versão com melhorias significativas e melhor compatibilidade com computadores atuais.

Elaborada pelo estúdio NightDive - que também trabalha em edições melhoradas de "Turok" e "Turok 2" -, esta nova versão inclui a possibilidade de mirar com o mouse, opções de customização de teclas - trazendo até opção de controle para usuários canhotos - e correções de bugs.
A resolução do game também foi reelaborada, com opções de até 1024x768, além de uma opção widescreen de 854x480.

Lançado em 1994, "System Shock" é um dos principais títulos do icônico Looking Glass Studios, responsável por alguns dos grandes clássicos do PC nos anos 90, como "Thief" e "Ultima Underworld", e em que trabalharam figuras como Warren Spector ("Deus Ex"), Harvey Smith ("Dishonored") e o próprio Ken Levine, de "BioShock".

O jogo tem como protagonista um hacker que invade os protocolos de SHODAN, uma inteligência artificial que controla a estação espacial Citadel Station.

Após passar seis meses em um coma cirúrgico, o hacker descobre que SHODAN tomou a Citadel Station à força, transformando seus habitantes em ciborgues ou mutantes e reprogramando os robôs da estação para servi-la.

Sem saída, o hacker deve procurar uma forma de derrotar SHODAN, que planeja recriar o mundo e a raça humana da mesma forma que tomou a estação espacial.

"System Shock" foi aclamado na época por misturar elementos de jogos de tiro em primeira pessoa com RPGs, com possibilidades de customização e armas especiais espalhadas pelo ambiente.

O jogo teve uma sequência, "System Shock 2", lançada em 1999 e considerada por críticos e público como um dos melhores jogos de PC de todos os tempos. As mecânicas da série também influenciaram, eventualmente, "BioShock".

A nova versão de "System Shock" pode ser adquirida por US$ 8 no site GOG. Por enquanto, o game não está disponível na plataforma Steam.

Via: UOL Jogos


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Em comemoração ao Dia Nacional do Videogame, Nintendo divulga dez curiosidades da franquia Super Mario Bros.


No dia 12 de setembro, será comemorado nos Estados Unidos o Dia Nacional dos Videogames, e uma das mais importantes companhias de games do mundo não poderia deixar essa importante data passar em branco; é claro, estamos falando da Nintendo. A companhia resolveu divulgar uma incrível lista de dez fatos sobre Mario e sobre a franquia Super Mario Bros. em geral que você talvez não conheça, leitor(a). Será que a Big N vai conseguir te surpreender desta vez, ou ela subestima seus conhecimentos sobre o assunto? Descubra agora mesmo conferindo a divertida lista de curiosidades oficiais sobre Super Mario logo abaixo.

10 Fatos Divertidos de Mario e Super Mario Bros.


Fato 1
: Mario já apareceu em mais de 200 games.

Fato 2: Super Mario Bros. foi lançado há trinta anos atrás, em 13 de setembro de 1985.

Fato 3
: Em Super Mario Land, Mario tem que pilotar um submarino e um aeroplano para salvar a Princesa Daisy. Quem sabia que ele tinha licença de piloto.

Fato 4
: O compositor Koji Kondo, da Nintendo, criou a icônica trilha sonora de Super Mario Bros.

Fato 5
: Desde 1995, a voz de Mario tem sido feita pelo dublador americano Charles Martinet. Ele também faz a voz do irmão gêmeo de Mario, Luigi, e de seu nêmesis, Wario.

Fato 6
: A primeira aparição de Mario foi no game de arcade Donkey Kong, de 1981. E ele não estava tentando salvar a Princesa Peach como em Super Mario Bros. Ele foi ao resgate de sua amiga Pauline.

Fato 7
: Enquanto o Super Mario Bros. original incorporou itens como Super Mushroom e Fire Flower, Super Mario Bros. 3 introduziu uma série de icônicos power-ups para Mario coletar como a Super Leaf, Tanooki Suit, e Goomba's Shoe. Desde então, criativos power-ups e transformações se tornaram uma peça importante da série Super Mario Bros.

Fato 8
: Mario era originalmente conhecido como "Jumpman" em Donkey Kong.

Fato 9
: Mario na verdade não participa de Donkey Kong 3, mas ele fez seu retorno à série em Donkey Kong para Game Boy.

Fato 10
: Alguns games Mario quebram a continuidade de espaço-tempo tendo Mario a interagir com sua própria versão bebê.

Via: Reino do cogumelo

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A melhor batalha de Pokémon Red/Blue nunca foi mostrada no jogo

carvalho


Se você acha que a batalha mais épica de Pokémon Red/Blue era a Elite Four, saiba que havia uma melhor que poderia acontecer no jogo, mas por algum motivo foi tirada da versão final. O jogador poderia desafiar ninguém menos que o Professor Carvalho!

O segredo foi achado pelo site The Cutting Room Floor, que é especializado em justamente achar esse tipo conteúdo que é cortado da versão final, mas continua escondido no código do jogo.

Ainda que não esteja acessível no jogo normal, é possível desafiar o Professor nas versões Red e Blue utilizando o bom e velho game shark, que provoca um glitch e o próximo treinador que o jogador enfrentar vai automaticamente ser substituído pelo criador da Pokédex.

O vídeo abaixo mostra a luta.



Como deu pra perceber, os dados da batalha estão perfeitos e já no código no jogo, até mesmo as frases, o que intriga ainda mais a razão da GameFreaks ter tirado o desafio.

Fazendo jus à fama de maior especialista de Pokémon do mundo, o Professor Carvalho seria um dos adversários mais difíceis do jogo, com um Tauros, Exeggutor, Arcanine e Gyarados. Todos acima do nível 65.

Já o último Pokémon dele parece variar dependendo de qual dos três monstrinhos o jogador escolheu no início do jogo. O professor Carvalho terá sempre a última evolução de Charmander, Squirtle ou Bulbassauro.

Tudo bem que nas recentes versões X e Y é possível desafiar o professar da vez, o Sycamore, mas o Professor Carvalho será sempre o mais amado por ser o primeiro e agora Pokémon Red e Blue parecem incompletos sem a batalha.

Via: Kotaku

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Parabéns, Guybrush! Monkey Island completa 25 anos

Não olha agora, mas há um macaco de três cabeça atrás de você. Ele está usando três chapéuzinhos de festa e cantando parabéns para uma das mais importantes franquias da história dos games: The Secret of Monkey Island, um dos jogos que alavancou a era de ouro dos adventures point and click produzidos pela Lucas Arts nos anos 90, está completando 25 anos esta semana.



A aventura de Guybrush Threepwood para passar nos testes e se tornar um pirata malvado oficial foi lançada em setembro de 1990, em sete disquetes de 3,5 polegadas cheios de aventuras bizarras, humor ácido e frangos de borracha presos em polias.

Ron Gilbert, um dos criadores do game e responsável por outros clássicos como Day of the Tentacle e Maniac Mansion, comentou sobre a data em seu blog pessoal. O designer relembra o processo de desenvolvimento e publicação de The Secret of Monkey Island, notando que, ao contrário dos tempos modernos, não era possível apertar um botão e ter seu game disponível para milhões de pessoas no começo dos anos 90.

Gilbert também afirma que não faz ideia porque o jogo fez tanto sucesso e como ele ainda é jogado até hoje. Ele termina agradecendo todos os fãs que acompanharam a série ao longo das últimas duas décadas e meia.

Os disquetes originais que continham o código-fonte de The Secret of Monkey Island (Foto: Ron Gilbert)

"Há duas coisas na minha carreira das quais eu mais me orgulho. Monkey Island é uma delas e a Humongous Entertainment é o outra. Elas tocaram e influenciaram um monte de gente. As pessoas vêm me dizer que aprenderam Inglês ou como ler jogando Monkey Island. Teve gente que fez casamentos inspirados em Monkey Island. Duas pessoas me perguntaram se era OK nomear seus filhos de Guybrush. Uma pessoa me disse que ela e seu pai brigavam e nunca se davam bem, exceto quando jogavam juntos Monkey Island. Isso me deixa extremamente orgulhoso," concluí o desenvolvedor.

Se você nunca jogou The Secret of Monkey Island, ainda tem tempo de reparar esse buraco em sua carreira de jogador: uma edição especial do game, com gráficos remasterizados e um sistema de dicas para a geração do aperte X para pular, está disponível no Steam.

Via: IGN Brasil


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cartuchos de Atari enterrados nos EUA são vendidos por mais de US$ 100 mil Comente

Cartuchos de "E.T." são os mais famosos, mas representam só 10% dos jogos enterrados pela Atari no Novo México
Em 1983, milhares de cartuchos de Atari foram enterrados no deserto do Novo México, nos EUA, após o fiasco comercial do infame jogo  "E.T. The Extra Terrestrial". Tratados como lenda urbana por muitos fãs, os cartuchos reapareceram no ano passado, quando a Microsoft bancou a escavação do aterro para a produção do documentário "Atari: Game Over".

Agora, 881 cartuchos que foram encontrados no deserto foram vendidos por US$ 107 mil. Os jogos foram vendidos pela cidade de Alamogordo, município norte-americano onde os games estavam enterrados. O lote inclui cartuchos de "Pac Man", "Ms. Pac Man", "Yar's Revenge", "Baseball", "Centipede", "Warlords" e até o game do Pelé, "Pele's Soccer".

O valor arrecadado será dividido entre a cidade de Alamogordo e a organização Tularosa Basin Historical Society. Os cartuchos foram vendidos para vários compradores dos EUA e de outros países, entre eles o Brasil.

Atari: Game Over

O documentário "Atari: Game Over" traz entrevistas e histórias curiosas da época, como, por exemplo, a produção acelerada de "E.T." para que o game chegasse às lojas no Natal de 1983 (e que resultou na péssima qualidade do jogo): enquanto um jogo de Atari levava cerca de 5 ou 6 meses para ficar pronto, "E.T." foi feito em 5 semanas.
Segundo o documentário, "E.T." representa só 10% dos cartuchos enterrados em Alamogordo.

Via: UOL Jogos

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Streets of Rage 4 estava em produção para Dreamcast; confira algumas artes

No período áureo do Mega Drive, um dos games de grande sucesso do console foi Streets of Rage. Apesar da premissa simples (ande e bata em todos que estiverem no caminho), ele conquistou diversos jogadores e teve três edições lançadas para o video game 16 bits – e por pouco não teve um quarto jogo para Dreamcast.

Nesta semana, Yuzo Koshiro, compositor que trabalhou nos games da série, divulgou duas imagens datadas de setembro de 1999 mostrando artes dos personagens que estariam em Streets of Rage 4. A que você confere abaixo, por exemplo, revela que o título teria quatro personagens disponíveis, cada um com um estilo distinto.


Já a que está a seguir mostram ideias das sequências de golpes de dois personagens: Burn (que também seria conhecido como Axel Jr.) e Erie (shinobi). Enquanto o primeiro faria uso de soco, joelhada e chute, a segunda focaria em ataques com as mãos e os braços.


Outro detalhe divulgado na série de mensagens publicadas no microblog é que a trilha sonora deste game ficaria sob a responsabilidade do próprio Koshiro, possivelmente para manter a fidelidade aos jogos que foram lançados anteriormente.

Via: Baixaki Jogos

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

'Bug' de Mario 64 vale US$ 1.000

Um glitch nunca visto antes foi descoberto em Super Mario 64 e agora há uma recompensa de US$ 1.000 para que conseguir replicá-lo.



Pannenkoek2012, um famoso "caçador de bugs" de Mario 64, lançou um vídeo revelando os detalhes da descoberta do glitch e sua oferta de US$ 1.000 para qualquer um que conseguir reproduzir o defeito em seu próprio jogo.

O streamer DOTA_TeaBag descobriu o bug por acidente enquanto coletava moedas vermelhas na versão japonesa de Super Mario 64, na fase Tick Tock Clock. O glitch fez ele ser teleportado para cima, pulando uma grande porção da fase.

Ser capaz de se teleportar para cima parece ser uma raridade nesse jogo, o que explica o tamanho da recompensa oferecida. Se o glitch for reproduzido, pode ser muito útil para os speedrunners -- jogadores que tentam terminar o game da maneira mais rápida possível -- permitindo que eles economizem segundos preciosos em suas partidas. Isso também pode levar à descoberta de novo glitchs.

Para ganhar a grana, essas são as exigências de pannenkoek2012':
"Você precisa enviar os arquivos .m64 e .st, que foram usados no jogo que reproduziu o glitch. Para enviar, você pode compactá-los, subí-los no site TinyUpload.com e então me enviá-los em um comentário ou mensagem privada. A recompensa será paga para a primeira pessoa que me enviar uma reprodução do glitch."
Super Mario 64 está disponível para o console virtual do Wii U, mas não há como saber se essa nova versão terá os mesmos "problemas". Boa caçada!

Via: IGN

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Fãs lançam versão completa de "Street Fighter II" para Virtual Boy; veja

Um grupo de fãs criou uma versão do clássico jogo de luta "Street Fighter II" para o Virtual Boy, console da Nintendo lançado em julho de 1995 e que prometia "gráficos em 3D".

O Nintendo Virtual Boy foi um retumbante fracasso e teve sua produção encerrada em março de 1996, não completando sequer um ano de vida.

"Street Fighter II: Hyper Fighting", como está sendo chamado pelos fãs, requer o caro e difícil de encontrar 'cartucho FlashBoy' para poder ser jogado.

Uma versão demo do jogo foi liberada online e traz 4 lutadores e 4 estágios. O site RetroCollect teve a oportunidade de jogar a raridade e diz que "é algo do qual até a Capcom ficaria orgulhosa".

Confiram o registro do jogo que eles fizeram:



Via: UOL Jogos